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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, João Victor Figueiredo Cardoso-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-19T21:33:34Z-
dc.date.issued2016-08-08-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2856-
dc.description.abstractThe use of Information and Communication Technologies (TICs) is a reality in Brazilian education, however undergraduate degrees courses in education have not yet incorporated its use or even empower future teachers with it. With the purpose of training in the use of TICs in biology teachers training, we included in the curriculum the subject "Curricular Training in Information and Communication Technology I". This subject was taught in blended learning model, combining online and offline approach, promoting autonomous learning, virtually and sometimes in-situ, promoting collective learning, valuing the interaction among, peers and between students and teachers. For the methodological approach we applied the flipped learning using a learning platform - Moodle. These approaches provided individual monitoring of learning, covering students with different abilities, as well as providing the learner-centered teaching. We assessed through qualitative analysis the students learning evaluation activities. They positively highlighted the use of the forum tool and the didactic approach. Therefore, the inclusion of a subject in which students learn and use the TICs is necessary for training contemporary teachers and aware of their role as facilitators of the teaching-learning process. Keywords: TICs. Moodle. Forum. Blended Learning. Teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectFórum.pt_BR
dc.subjectBlended Learningpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleFormação inicial de professores no uso das TICS para o ensino de biologia da Universidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeInitial teachers training in use of TICS for the Biology teaching at Federal University of Amazonaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:33:34Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage187pt_BR
dc.citation.issue19pt_BR
dc.citation.spage176pt_BR
dc.description.resumoO uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade na educação brasileira, porém cursos de Licenciatura ainda não incorporaram seu uso, nem mesmo capacitam os futuros professores. Com o objetivo de reformular o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e capacitar quanto ao uso das TICs na formação do Professor de Biologia, foi inserida no currículo a disciplina Prática Curricular em Tecnologia da Informação e Comunicação I. A disciplina foi ministrada no modelo blended learnig, combinando on-line e off-line, promovendo a aprendizagem autônoma, de maneira virtual, e outros momentos presenciais, permitindo a aprendizagem coletiva, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor. Como abordagem didática foi aplicado o modelo de sala de aula invertida (flipped learning) com a utilização de uma plataforma de aprendizagem – Moodle. Estas abordagens favoreceram o acompanhamento individual da aprendizagem, contemplando alunos com diferentes habilidades, além de propiciar o ensino centrado no aluno. Por meio de análise qualitativa foi avaliado os instrumentos de avaliação de aprendizagem dos alunos. Destacaram positivamente o uso da ferramenta fórum e a abordagem didática da disciplina. Portanto, a inclusão de uma disciplina em que os alunos aprendam e façam o uso das TICs se torna necessário para a formação de professores contemporâneos e conscientes do seu papel como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: TICs. Moodle. Fórum. Blended Learning. Formação de professors.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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