DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2841
Título: Proposta de um sistema de representação da reflexão da luz em um espelho esférico para alunos com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): A proposal of a representation of light reflection in spherical mirrors for teaching students with visual impairment
Autor(es): Souza, Flaviane Cristine Santos de
Palma, Francisco Rodrigo Chagas
Palavras-chave: Deficiência Visual;Materiais Táteis;Ensino de Física
Data do documento: 22-Mar-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: JORGE, V. L. Ensino de Ciências. Recursos didáticos no Ensino de Ciências para alunos com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant.2010.46f. Monografia (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,2010. RODRIGUES, E. K. Ensino de Física. O Ensino de Física para Deficientes Visuais:Uma Proposta Aplicada a Mecânica.2007.98f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade do Estadual do Ceará,2007. GASPAR, A. Compreendendo a Física 2: Ondas, Óptica e Termodinâmica. São Paulo: Ática, 2011
Resumo: O presente trabalho visa contribuir para o ensino e com a aprendizagem da Física para estudantes com deficiência visual a partir do uso de materiais didáticos palpáveis, visto que os recursos didáticos oferecidos pela maioria das escolas são unicamente visuais. Pensando em amenizar a lacuna existente em relação aos materiais didáticos voltados para alunos com esta limitação e proporcionar essa ferramenta aos professores que na maioria das vezes não foram preparados ao longo da sua graduação para ministrar aulas para esses estudantes, confeccionamos modelos representativos de espelhos esféricos côncavo e convexo, pois temas voltados a óptica geométrica são meramente visuais precisando de materiais que os auxiliem na compreensão do assunto, assim como o comportamentos dos feixes de luz ao incidir nesses referidos sistemas. Buscamos por meio desta prática que o aluno consiga distinguir os tipos de espelho esférico, assim como compreender o comportamento da luz ao incidir sobre os mesmos por meio do tato. Palavras-chave: Deficiência Visual, Materiais Táteis, Ensino de Física.
Abstract: The purpose of this work is to contribute to the teaching and learning of physics for students with visual impairment, through touchable didactic materials; due to the fact that mostly educational resources in schools are visuals only. The objective was to overcome the lack of educational materials for these students and to provide this tools to teachers, considering that most of times the teachers were not trained to teaching these students; we built representative materials of spherical concave and convex mirrors, because geometrical optics is a predominantly visual subject, thereby needing materials to help in the understanding of this subject, also the behavior light beams. The purpose of this practice enable the students to distinguish the types of spherical mirrors, thus, they could understand the behavior of the light, by mean of touching. Keywords: Visual Impairment, Touchable Materials, Physics Teaching. Como citar este artigo: SOUZA, F. C. S.; PALMA, F. R. C. Proposta
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2841
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons