DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Flaviane Cristine Santos de-
dc.contributor.authorPalma, Francisco Rodrigo Chagas-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-19T21:15:10Z-
dc.date.issued2016-03-22-
dc.identifier.citationJORGE, V. L. Ensino de Ciências. Recursos didáticos no Ensino de Ciências para alunos com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant.2010.46f. Monografia (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,2010. RODRIGUES, E. K. Ensino de Física. O Ensino de Física para Deficientes Visuais:Uma Proposta Aplicada a Mecânica.2007.98f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade do Estadual do Ceará,2007. GASPAR, A. Compreendendo a Física 2: Ondas, Óptica e Termodinâmica. São Paulo: Ática, 2011pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2841-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to contribute to the teaching and learning of physics for students with visual impairment, through touchable didactic materials; due to the fact that mostly educational resources in schools are visuals only. The objective was to overcome the lack of educational materials for these students and to provide this tools to teachers, considering that most of times the teachers were not trained to teaching these students; we built representative materials of spherical concave and convex mirrors, because geometrical optics is a predominantly visual subject, thereby needing materials to help in the understanding of this subject, also the behavior light beams. The purpose of this practice enable the students to distinguish the types of spherical mirrors, thus, they could understand the behavior of the light, by mean of touching. Keywords: Visual Impairment, Touchable Materials, Physics Teaching. Como citar este artigo: SOUZA, F. C. S.; PALMA, F. R. C. Propostapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectMateriais Táteispt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleProposta de um sistema de representação da reflexão da luz em um espelho esférico para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeA proposal of a representation of light reflection in spherical mirrors for teaching students with visual impairmentpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:15:10Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage71pt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage67pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa contribuir para o ensino e com a aprendizagem da Física para estudantes com deficiência visual a partir do uso de materiais didáticos palpáveis, visto que os recursos didáticos oferecidos pela maioria das escolas são unicamente visuais. Pensando em amenizar a lacuna existente em relação aos materiais didáticos voltados para alunos com esta limitação e proporcionar essa ferramenta aos professores que na maioria das vezes não foram preparados ao longo da sua graduação para ministrar aulas para esses estudantes, confeccionamos modelos representativos de espelhos esféricos côncavo e convexo, pois temas voltados a óptica geométrica são meramente visuais precisando de materiais que os auxiliem na compreensão do assunto, assim como o comportamentos dos feixes de luz ao incidir nesses referidos sistemas. Buscamos por meio desta prática que o aluno consiga distinguir os tipos de espelho esférico, assim como compreender o comportamento da luz ao incidir sobre os mesmos por meio do tato. Palavras-chave: Deficiência Visual, Materiais Táteis, Ensino de Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons