DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2840
Titel: Produção de materiais didáticos digitais desenvolvimento de apostilas para disciplinasde ensino à distância
Sonstige Titel: Production of digital didactic materials: development of apostilles for university subjects for distance education
Autor(en): Salgado, Andre Wilson Archer Pinto
Arruda, Éverton Moura
Lira, Wallace
Guimarães, Maria Sophia Ochoa
Stichwörter: Ensino a Distância;Materiais Didáticos;Tecnologia;Design;Formação
Erscheinungsdatum: 11-Apr-2016
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: ACASO LÓPEZ-BOSCH, M. Esto no son las Torres Gemelas: cómo aprender a leer la televisión y otras imágenes. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2006. ALMEIDA, R. M. T., et al. Mídias na Educação: gestão eficiente para uma prática pedagógica qualificada em EaD. CINTED-UFRGS, 7, 10, 2009. BARTHES, R. Elementos de Semiologia. São Paulo. Editora Cultrix, 1997 BRINGHURST, R. Elementos do estilo tipográfico. Tradução André Stolarski. Versão 3.0. São Paulo: Cosacnaify, 2005. MUNARI, B. Diseño y comunicación visual: contribución a una metodología didáctica. Barcelona: Gustavo Gili, 1985 CARVALHO, M. G. S. P. O manual escolar como objecto de design. Tese de Doutorado. FAUTL. Lisboa, 2010. CASTAÑARES, W. Signo y representación en las teorías semióticas. Estudios de Psicología, 23(3), 339–357, 2002. CORY, T. R. Brainstorming: Techniques for New Ideas. iUniverse, 2003. DE CARVALHO, F. C. A.; IVANOFF, G. B. Tecnologias que Educam: Ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. DIAS, C. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais . Ciência da Informação , Brasília, DF, Brasil, 28, dez. 1999. ECO, U. Tratado de semiótica general. Barcelona: Lumen, 2000. FARINA, M. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blucher, 2002. FLICK, U. An Introduction to Qualitative Research. 4th ed., London: Sage, 2009. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 RELATO DE EXPERIÊNCIA 190 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.184-191 | Número especial | 2016 FREITAS, H., et al. The Focus Group, a Qualitative Research Method: Reviewing The theory, and Providing Guidelines to Its Planning. ISRC, Merrick School of Business, University of Baltimore (MD, EUA), WP ISRC No. 010298, 1–22., 1998. FREY, J. H.; FONTANA, A. The Group Interview in Social Research. In D. L. Morgan (Ed.), Successful focus groups: advancing the off the art (pp. 20–34). Newbury Park (Calif.) [etc.]: SAGE, 1993. GOMES, F. J. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. 2 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. GÖTSCH, M.; KLINGER, S.; THIESEN, A. "Stars in der Manege?" Demokratietheoretische Überlegungen zur Dynamik partizipativer Forschung. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 13(1), Art. 4, 2012. GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000. HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. NBL Editora, 1986. JOLY, M. Introducción al análisis de la imagen. Buenos Aires: La Marca, 1999. JOLY, M. La Interpretación de la imagen: entre memoria, estereotipo y seducción. Barcelona: Paidós, 2003. LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma Antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998. LEVY, P. Cibercultura. Tradução por Carlos Irineu da Costa . São Paulo: Editora 34, 1999. LEVY, P. As Tecnologias da Inteligê ncia – O futuro do pensamento na era da Informática. Tradução por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2008. MOLES, A. A. La Imagen: comunicación funcional. México [etc.]: SIGMA, 1991. MORGAN, D. L.; KRUEGER, R. A.; KING, J. A. Focus group kit. Thousand Oaks, Calif. : SAGE Publications, 1998. MULLEN B.; JOHNSON C.; SALAS E. Productivity Loss in Brainstorming Groups: A Meta-Analytic Integration. Basic and Applied Social Psychology. v.12, Iss. 1, 1991 NETO, A. T.; ANACLETO, J. C.; ALMEIDA, V. Padrões para apoiar o projeto de material instrucional para EaD. Latin American Conference on Pattern Languages of Programming, 1–17, 2005. NIELSEN, J. Heuristic Evaluation: How-To: Article by Jakob Nielsen. Nielson Norman Group Norman, (Nielsen 1992), 1–11, 1995. NIELSEN, J. Usability 101: Introduction to Usability. Nielsen Norman Group, Articles. 2012. NOTH, W.; SANTAELLA, L. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 4 ed. São Paulo: Editora Miniaturas, 2009. PEIRCE, C. S. The essential Peirce: selected philosophical writings. The essential Peirce: selected philosophical. Writings, v.1, 1992. POSSARI, L. H. V.; NEDER, M. L. C. Material Didá tico para a Ead : Processo de Produção. Cuiabá: Editora UFMT, 2009. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 RELATO DE EXPERIÊNCIA 191 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.184-191 | Número especial | 2016 SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-Lerarning e U-Learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. SHADISH, W. R., COOK, T. D., & CAMPBELL, D. T. Experimental and quasiexperimental designs for generalized causal inference. Boston [etc.] : Houghton Mifflin, 2002. SAMARA, T. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2011. SANT'ANA, R. B. A pesquisa interacionista e a investigação da escola. Revista Vertentes, São João del-Rei, 22, 7-18, 2003. SANT'ANA, R. B. A implicação do pesquisador na pesquisa interacionista na escola. Psicol. rev. (Belo Horizonte). Belo Horizonte, v.16, n.2, p. 370-387, ago. 2010. SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. (pp. 5568–5671), 2009. SILVERMAN, D. Doing qualitative research. London: Sage, 2013. SONESSON, G. Semiótica cultural de la sociedad de la imagen. Heterogénesis, 20, 16–37, 1997. SONESSON, G. The Mind in the Picture and the Picture int the Mind: a Phenomenological Approach to Cognitive Semiotics. Lexia: Rivista Di Semiotica, 7(8), 167–182, 2011. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2007. VALDA, M.; SALES, S. Uma Reflexão Sobre a Produção Do Material Ead. Abed - 12° Congresso Internacional de Ensino a Distancia, 1–7, 2005. WARREN, C. A. B. Qualitative Interviewing. In J. F. Gubrium & J. A. Holstein (Eds.), Handbook of interview research: context (pp. 83–101). London: Sage Publications, 2001. WIMMER, R. D.; DOMINICK, J. R. La Investigación científica de los medios de comunicación: una introducción a sus métodos. Barcelona: Bosch, 1996.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de um relato de experiência sobre projeto promovido pela Universidade Aberta do Brasil e Instituto Federal do Amazonas - IFAM. Desenvolvido por professores, profissionais de design e coordenado pela Secretaria de Ensino à Distância do IFAM. O objetivo deste projeto era qualificar professores e designers para a produção de apostilas para o ambiente de ensino virtual. Neste projeto participaram vinte professores de graduação e quatro designers. Foram realizados encontros e debates, buscando definir a estrutura a ser trabalhada na criação dos materiais através de um viés metodológico da pesquisa-ação, em que os participantes também eram objetos do estudo e que, ao final, o produto desenvolvido não foi analisado segundo seus efeitos, caracterizando-o também como um processo quase experimental. Essa experiência permitiu trazer o conhecimento dos elementos que compõem os materiais didáticos para ambiente virtual de graduação e capacitar a produção e editoração do conteúdo específico para esse ambiente. Palavras-chave: Ensino a Distância, Materiais Didáticos, Tecnologia, Design, Formação.
Zusammenfassung: This is a report of experience about the project promoted by the Open University of Brazil and the Federal Institute of Amazonas – IFAM. Developed by higher education professors, design professionals, and coordinated by the Distance Educations Department of IFAM. The objective of this project was to train teachers and designers into production of apostilles for the virtual education environment. Twenty higher education professors and four designers participated in this project. We conducted meetings and discussions with the purpose to define the structure of the work to be carried out in order to create the content through a methodological bias of action and research, wherein the participants were the study subjects, also, the final product was not analyzed according to its effects, characterizing it also as a quasi-experimental process. This experience allowed us to bring the knowledge of the components of didactic materials into a virtual environment and to enable the production and publishing of specific content for this environment. Keywords: Distance Education, Didactic Materials, Technology, Design, Training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2840
ISSN: 1984-7505
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons