DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2832
Título: Elaboração de fichas-protocolo de histoquímica como auxílio nas aulas de anatomia vegetal
Título(s) alternativo(s): Teaching Plant Anatomy through Histochemical protocol cards as a teaching aid
Autor(es): Pereira, Késede da Silva
Canto, Lilian Loren dos Anjos do
Marcomini, Poliana Roversi Genovese
Mendonça, Maria Silvia de
Palavras-chave: Anatomia Vegetal;Recurso Didático;Botânica;Testes Histoquímicos
Data do documento: 11-Fev-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BASTOS, V.; SILVA, C. J.; MIRANDA, A. V.; CHEFER, C.; GAZOLLA, C. B.; MELO,R.G.; PEREIRA,T.T.; GIANOTTO,D.E.P.; MACHADO,M.D. Recurso didáticos para o ensino de Biologia: O que pensam as/os docentes. São Paulo. Edição 7, Pp. 7332-7343, 2014. BATALHA , M. O.; NANTES, J. F. D.; ALCÂNTARA, R. L. C.; MING, L. C., CASTRO, D. M.; LOURENZANI, A. E. B. S.; MACHADO, J. G. C. F.; RIBEIRO, P. M. T. Plantas medicinais no Estado de São Paulo: situação atual, perspectivas e entraves ao desenvolvimento. abr. 2007. Net. Disponível em: <http://www.sisflor.org.br/fe15_4.asp>. Acesso em: 05 ago.2016. BECKER, F. Epistemologia subjacente ao trabalho docente. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 1992. CORRÊA, C. C.; ALVES, A. F. Plantas medicinais como alternativa de negócios: caracterização e importância. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Rio Branco – Acre. 2008. FREITAS, A. C. O. Utilização de recursos visuais e audiovisuais como estratégia no ensino da biologia. 2013. Monografia (Graduação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências Biológicas, 2013. JACOB, P. L.; BARBOSA, G. F. O.; MEDEIROS, Z. M. D.; PEREIRA, M. G.; LUCENA, V. L. A. Formação de conceitos científicos em Biologia através de atividades teórico-práticas. In: XI Encontro de Extensão, XII encontro de Iniciação a docência. Anais. UFPB, 2009. KARLING, A. A. A didática necessária. São Paulo, Ibrasa, 1991. KRAUS J.; ARDIUM. M. Manual básico de métodos em morfologia. Rio de Janeiro, UFRRJ, 1997. MELO e SOUZA, M. L.; SIQUEIRA, V. H. F. Preparação das aulas de Ciências: o processo de escolha de técnicas de ensino. In: Anais do I EREBIO, UFF. 74-77, 2001. MIGUEL, L. M. Uso sustentável da biodiversidade na Amazônia brasileira: experiências atuais e perspectivas das bioindústrias de cosméticos e fitoterápicos. São Paulo, 2007. RODRIGUES, P. A. L.; JACOB, P. L.; MEDEIROS, Z. M. D.; PEREIRA, M. G.; LUCENA, V. L. A. Materiais Biológicos como Instrumentos de Ensino e Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 168 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.162-168 | Número especial | 2016 Aprendizagem em Biologia: Construindo Experiências formativas. In: X Encontro de Extensão UFPB-PRAC, 2008, João Pessoa. Anais. João Pessoa – PB: X ENEX, 2008. P.6. SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de pesquisa em educação, IV Jornada de prática de ensino, XIII Semana de pedagogia da UEM: “infância e práticas educativas”. Anais. Maringá, PR, 2007. SOUZA, R. W. L. Modalidades e recursos didáticos para o ensino de Biologia. REB v.7, n.2: 124-142, 2014. VÁSQUEZ, S. P. F.; MENDONÇA, M. S.; NODA, S. N.; Etnobotânica de plantas medicinais em comunidades ribeirinhas do Município de Manacapuru, Amazonas, Brasil. Acta Amazonica. v.44. 457 – 472, 2014. VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v.9, p. 93-104. 2003.
Resumo: A disciplina de Anatomia Vegetal requer aulas práticas e a utilização de protocolos específicos para cada momento da aula, durante a observação das estruturas anatômicas ou na realização dos testes histoquímicos para inferir a presença de compostos substanciais em cada espécie analisada. Neste contexto houve a necessidade de se produzir material facilitador para o momento das aulas no laboratório. Para tanto, foram preparadas pequenas fichas-protocolo, com o objetivo de facilitar a realização dos testes histoquímicos durante as aulas de anatomia vegetal em laboratório. As fichas-protocolo possuem um tamanho médio de 20x10, plastificadas, como título o nome do teste e qual a substância sofre reação, os passos a serem seguidos no teste, ou seja, adição do reagente, duração da amostra imersa no reagente, o tempo de lavagem e forma de montagem da lâmina em seguida. A utilização do recurso sugerido viabilizou as práticas e foi adotado desde então em todas as aulas. Palavras-chave: Anatomia vegetal, Recurso didático, Botânica, Testes histoquímicos.
Abstract: Plant anatomy requires practical classes and specific protocols for each phase in classroom, during observation of anatomical structures and performing histochemical tests to confirm the presence of certain compounds in each specimen analyzed. Therefore, it was necessary to provide teaching materials for the laboratory class sessions. For this purpose, small protocol cards were developed to facilitate the execution of histochemical tests in the laboratory. The plasticized protocol cards have an average size of 20 × 10 cm, showing the name of the test, the ergastic reagent substance, and the steps to be followed in the test: the addition of the reagent, the duration for which the sample has to be immersed in the reagent, the wash time, and subsequent mounting of the slide were indicated. This resource aided in the plant anatomy practices and has been adopted in all classes. Keywords: plant anatomy, teaching resources, botany, histochemical tests.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2832
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaboração de fichas-protocolo de histoquímica como auxílio nas aulas de anatomia vegetal.pdf412,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons