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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Késede da Silva-
dc.contributor.authorCanto, Lilian Loren dos Anjos do-
dc.contributor.authorMarcomini, Poliana Roversi Genovese-
dc.contributor.authorMendonça, Maria Silvia de-
dc.date.available2020-07-10-
dc.date.available2020-07-19T21:03:28Z-
dc.date.issued2017-02-11-
dc.identifier.citationBASTOS, V.; SILVA, C. J.; MIRANDA, A. V.; CHEFER, C.; GAZOLLA, C. B.; MELO,R.G.; PEREIRA,T.T.; GIANOTTO,D.E.P.; MACHADO,M.D. Recurso didáticos para o ensino de Biologia: O que pensam as/os docentes. São Paulo. Edição 7, Pp. 7332-7343, 2014. BATALHA , M. O.; NANTES, J. F. D.; ALCÂNTARA, R. L. C.; MING, L. C., CASTRO, D. M.; LOURENZANI, A. E. B. S.; MACHADO, J. G. C. F.; RIBEIRO, P. M. T. Plantas medicinais no Estado de São Paulo: situação atual, perspectivas e entraves ao desenvolvimento. abr. 2007. Net. Disponível em: <http://www.sisflor.org.br/fe15_4.asp>. Acesso em: 05 ago.2016. BECKER, F. Epistemologia subjacente ao trabalho docente. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 1992. CORRÊA, C. C.; ALVES, A. F. Plantas medicinais como alternativa de negócios: caracterização e importância. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Rio Branco – Acre. 2008. FREITAS, A. C. O. Utilização de recursos visuais e audiovisuais como estratégia no ensino da biologia. 2013. Monografia (Graduação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências Biológicas, 2013. JACOB, P. L.; BARBOSA, G. F. O.; MEDEIROS, Z. M. D.; PEREIRA, M. G.; LUCENA, V. L. A. Formação de conceitos científicos em Biologia através de atividades teórico-práticas. In: XI Encontro de Extensão, XII encontro de Iniciação a docência. Anais. UFPB, 2009. KARLING, A. A. A didática necessária. São Paulo, Ibrasa, 1991. KRAUS J.; ARDIUM. M. Manual básico de métodos em morfologia. Rio de Janeiro, UFRRJ, 1997. MELO e SOUZA, M. L.; SIQUEIRA, V. H. F. Preparação das aulas de Ciências: o processo de escolha de técnicas de ensino. In: Anais do I EREBIO, UFF. 74-77, 2001. MIGUEL, L. M. Uso sustentável da biodiversidade na Amazônia brasileira: experiências atuais e perspectivas das bioindústrias de cosméticos e fitoterápicos. São Paulo, 2007. RODRIGUES, P. A. L.; JACOB, P. L.; MEDEIROS, Z. M. D.; PEREIRA, M. G.; LUCENA, V. L. A. Materiais Biológicos como Instrumentos de Ensino e Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 168 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.162-168 | Número especial | 2016 Aprendizagem em Biologia: Construindo Experiências formativas. In: X Encontro de Extensão UFPB-PRAC, 2008, João Pessoa. Anais. João Pessoa – PB: X ENEX, 2008. P.6. SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de pesquisa em educação, IV Jornada de prática de ensino, XIII Semana de pedagogia da UEM: “infância e práticas educativas”. Anais. Maringá, PR, 2007. SOUZA, R. W. L. Modalidades e recursos didáticos para o ensino de Biologia. REB v.7, n.2: 124-142, 2014. VÁSQUEZ, S. P. F.; MENDONÇA, M. S.; NODA, S. N.; Etnobotânica de plantas medicinais em comunidades ribeirinhas do Município de Manacapuru, Amazonas, Brasil. Acta Amazonica. v.44. 457 – 472, 2014. VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v.9, p. 93-104. 2003.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2832-
dc.description.abstractPlant anatomy requires practical classes and specific protocols for each phase in classroom, during observation of anatomical structures and performing histochemical tests to confirm the presence of certain compounds in each specimen analyzed. Therefore, it was necessary to provide teaching materials for the laboratory class sessions. For this purpose, small protocol cards were developed to facilitate the execution of histochemical tests in the laboratory. The plasticized protocol cards have an average size of 20 × 10 cm, showing the name of the test, the ergastic reagent substance, and the steps to be followed in the test: the addition of the reagent, the duration for which the sample has to be immersed in the reagent, the wash time, and subsequent mounting of the slide were indicated. This resource aided in the plant anatomy practices and has been adopted in all classes. Keywords: plant anatomy, teaching resources, botany, histochemical tests.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnatomia Vegetalpt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectTestes Histoquímicospt_BR
dc.titleElaboração de fichas-protocolo de histoquímica como auxílio nas aulas de anatomia vegetalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Plant Anatomy through Histochemical protocol cards as a teaching aidpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:03:28Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage168pt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage162pt_BR
dc.description.resumoA disciplina de Anatomia Vegetal requer aulas práticas e a utilização de protocolos específicos para cada momento da aula, durante a observação das estruturas anatômicas ou na realização dos testes histoquímicos para inferir a presença de compostos substanciais em cada espécie analisada. Neste contexto houve a necessidade de se produzir material facilitador para o momento das aulas no laboratório. Para tanto, foram preparadas pequenas fichas-protocolo, com o objetivo de facilitar a realização dos testes histoquímicos durante as aulas de anatomia vegetal em laboratório. As fichas-protocolo possuem um tamanho médio de 20x10, plastificadas, como título o nome do teste e qual a substância sofre reação, os passos a serem seguidos no teste, ou seja, adição do reagente, duração da amostra imersa no reagente, o tempo de lavagem e forma de montagem da lâmina em seguida. A utilização do recurso sugerido viabilizou as práticas e foi adotado desde então em todas as aulas. Palavras-chave: Anatomia vegetal, Recurso didático, Botânica, Testes histoquímicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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