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Título: Cidadania e educação ambiental no lago do Janauari - AM
Título(s) alternativo(s): Citizenship and environmental education in Janauari Lake - AM
Autor(es): Lopes, Marcileia Couteiro
Oliveira, Alexandre Araújo de
Guimarães, Jakson França
Borges, João Tito
Palavras-chave: Educação Ambiental;Trilhas Ecológicas;Lago Janauari
Data do documento: 12-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AB’SABER, A. N. (Re)conceituando educação ambiental. In: MAGALHÃES, L. E. (Org.). A questão ambiental. São Paulo: Terra Graph, 1994. AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia?. São Paulo: Annablume, 2006. BIRKBY, R. C. Lightly on the land: the SCA trail-building and maintenance manual. Seattle: The Mountaineers, 1997. BOUCHER, D. H.; AVILES, J.; CHEPOTE, R.; GIL, O. E. D.; VILCHEZ, B. Recovery of trailside vegetation from trampling in a Tropical Rain Forest. Environmental Management. v.15: 257-262, 1991. BOURDIEU, P. Sur l’État: Cours au Collège de France (1989-1992). Paris, Seuil, 2012. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de Outubro de 1988. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/con1988/CON1988_05.10.1988/ CON1988.htm>. Acesso em: 21 mai.2016. ______. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Ministério do Meio Ambiente. Brasília. 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Resumo: As práticas e atividades que caracterizam a educação ambiental têm-se valorizado enquanto alternativa educativa na construção de valores que levem à sensibilização da coletividade social para as questões ambientais, de maneira crítica e reflexiva. Nesta perspectiva, este trabalho mostra a importância da utilização de trilhas ecológicas como ferramenta auxiliar na educação ambiental. Visando proporcionar a sensibilização e a problematização quanto às questões ambientais, o trabalho utilizou as trilhas ecológicas estabelecidas no Parque Ecológico do Janauari, Manaus-AM, para a abordagem tanto da importância do resgate e do respeito à identidade cultural e à fauna quanto da identificação da vegetação e os impactos sobre a flora. A análise dos dados mostrou que houve sensibilização efetiva em relação às questões do meio ambiente, que os conhecimentos foram ampliados de maneira expressiva e que as atividades turísticas realizadas nas trilhas ecológicas exercem influência na utilização de algumas áreas. Assim, conclui-se que as trilhas ecológicas constituem espaços adequados para a prática de programas de educação ambiental. Palavras-Chave: Educação ambiental. Trilhas ecológicas. Lago Janauari.
Abstract: The practices and activities that characterize environmental education have been valued as an educational alternative in the construction of values that lead to sensitization of the social collectivity to environmental issues in a critical and reflexive mode. In this perspective, this work shows the importance of the use of ecological trails as an auxiliary tool in environmental education. Aiming to provide sensitization and problematization on environmental issues, the work used the ecological trails established in the Janauari Ecological Park, Manaus – AM. It was used also to approach both: the importance of rescue and respect for cultural identity and fauna, as well as, identification of vegetation and impacts on the flora. The data analysis showed that there was effective sensitization regarding environmental issues, that knowledge was expanded in an expressive way and that the tourist activities develop in the ecological trails have an influence on the use of some areas. Thus, it is concluded that ecological trails constitute adequate spaces for the practice of environmental education programs. Keywords: Environmental education. Ecological trails. Janauari Lake.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2812
ISSN: 1984-7505
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