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Title: A leitura em espaços não formais como estratégia pedagógica na educação ambiental
Other Titles: The relation child-environment as result of experiences, perceptions and appropriation
Authors: Lacerda Junior, José Cavalcante
Zacarias, Elisa Ferrari Justulin
Higuchi, Maria Inês Gasparetto
Keywords: Espaço;Percepção Ambiental;Apropriação
Issue Date: 11-May-2017
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
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metadata.dc.description.resumo: A interação da criança com seu entorno físico vem sendo discutida com mais intensidade no contexto contemporâneo convocando a construção de práticas e reflexões sobre o tema. Nessa perspectiva, esse artigo problematiza a relação criança-ambiente a partir das categorias espaço, percepção ambiental e apropriação. O texto remete a uma discussão no campo teórico-conceitual da relação evidenciando as crianças como atores sociais. Destaca-se o reconhecimento do espaço como elemento radical, a construção da percepção ambiental como forma reveladora do universo infantil e a apropriação social como instrumento que permite aprendizagens significativas de cuidado. Palavras-chave: Espaço. Percepção ambiental. Apropriação
Abstract: The child interaction with his physical environment has been discussed more intensely in the contemporary context calling for the construction of practices and reflections on the theme. From this perspective, this article problematizes the child-environment relationship from the space, environmental perception, and appropriation categories. The text refers to a discussion in the theoretical-conceptual field of the relation evidencing the children as social actors. It emphasizes the recognition of space as a radical element, the construction of environmental perception as a revealing form of the infant universe and social appropriation as an instrument that allows meaningful learning of care. Keywords: Space. Environmental perception. Appropriation
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ISSN: 1984-7505
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