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Título: A importância da educação ambiental na educação infantil
Título(s) alternativo(s): The importance of environmental education in childhood education
Autor(es): Silva, Ádria Marinho da
Higuchi, Maria Inês Gaspareto
Palavras-chave: Escola;Educação Infantil;Ambiente
Data do documento: 13-Jul-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. FARIA, V.; SALLES, F. Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. 2 ed. São Paulo: Ática, 2012. GADOTTI, M. Ecopedagogia e Educação para a Sustentabilidade. Revista Escola Pública da Universidade do Mato Grosso - v.2, n.2, outubro 1993. GUEDES, J. C. S. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Ed. do autor, 2006. GÜNTHER, H.; ELALI, G.; PINHEIRO, J. A abordagem multimétodos em Estudos Pessoa-Ambiente: características, definições e implicações. Universidade de Brasília, Série Textos de Psicologia Ambiental, Brasília, n. 23, 2004. JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. Universidade de São Paulo, n.118, São Paulo, março/2003. JACOBI, P. Educar para a Sustentabilidade: complexidade, reflexividade, desafios. Revista Educação e Pesquisa - v.31/2- maio-agosto 2005, FEUSP. LOUREIRO, C. F. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 142 Rev. ARETÉ | Manaus | v.10 | n.21 | p.135-142 | Número especial | 2017 NISTA-PICCOLO, V. L. MOREIRA, Wagner Wey. Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo: Telos, 2012. REIGOTA, M. A Floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. VIÉGAS, A.; GUIMARÃES, M. Crianças e educação ambiental na escola: associação necessária para um mundo melhor? Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental, v.5, n.1, nov. 2004, p. 56-62.
Resumo: Este estudo é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado realizada com 104 professores lotados em 12 escolas de educação infantil da rede municipal de ensino de Manaus-AM. Um dos objetivos foi analisar a compreensão que os educadores possuem acerca da importância da educação ambiental e dos temas prioritários que devem ser desenvolvidos desde a infância. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e abertas aos professores. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para as questões abertas, enquanto as questões fechadas receberam tratamento estatístico descritivo. Por meio da análise dos dados observou-se que os educadores possuem duas categorias distintas de compreensão acerca da EA: os que compreendem como processo de conscientização dos indivíduos e os que possuem entendimento mais abrangente, pois afirmam ser a área do conhecimento capaz de construir valores sociais. Os educadores também elencaram temáticas ambientais prioritárias para levá-las à discussão no espaço educativo, bem como estimular as práticas socioambientais. Estes temas são convidativos à reflexão da mudança comportamental que os indivíduos devem ter acerca dos problemas ambientais vivenciados no dia-a-dia. Palavras-chave: Escola. Educação Infantil. Ambiente.
Abstract: This study is part of the dissertation research conducted with 104 teachers who work in 12 kindgarden schools of the municipal teaching network Manaus-AM, which had as one of the objectives analyze the understanding that educators have about the importance of environmental education (EE) and the priority themes that must be developed since childhood. Questionnaires were applied with closed and open questions for teachers. For the analysis and interpretation of the data was used the technique of content analysis for the open questions while closed issues received descriptive statistical treatment. Through the analysis of the data showed that educators have two distinct categories of understanding about EE: those who understand how to process of awareness of individuals and those with more comprehensive understanding, because knowledge area claiming to be able to construct social values. Educators have also listed priority environmental themes for discussion in the educational space, as well as stimulating socio-environmental practices. These themes are inviting to reflection of behavioral change that individuals must have about the environmental problems experienced in daily life. Keywords: School. Early Childhood education. Environment.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2804
ISSN: 1984-7505
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