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dc.contributor.authorSilva, Ádria Marinho da-
dc.contributor.authorHiguchi, Maria Inês Gaspareto-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-13T21:31:33Z-
dc.date.issued2016-07-13-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2804-
dc.description.abstractThis study is part of the dissertation research conducted with 104 teachers who work in 12 kindgarden schools of the municipal teaching network Manaus-AM, which had as one of the objectives analyze the understanding that educators have about the importance of environmental education (EE) and the priority themes that must be developed since childhood. Questionnaires were applied with closed and open questions for teachers. For the analysis and interpretation of the data was used the technique of content analysis for the open questions while closed issues received descriptive statistical treatment. Through the analysis of the data showed that educators have two distinct categories of understanding about EE: those who understand how to process of awareness of individuals and those with more comprehensive understanding, because knowledge area claiming to be able to construct social values. Educators have also listed priority environmental themes for discussion in the educational space, as well as stimulating socio-environmental practices. These themes are inviting to reflection of behavioral change that individuals must have about the environmental problems experienced in daily life. Keywords: School. Early Childhood education. Environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAmbientept_BR
dc.titleA importância da educação ambiental na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of environmental education in childhood educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-13T21:31:33Z-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.epage142pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage135pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado realizada com 104 professores lotados em 12 escolas de educação infantil da rede municipal de ensino de Manaus-AM. Um dos objetivos foi analisar a compreensão que os educadores possuem acerca da importância da educação ambiental e dos temas prioritários que devem ser desenvolvidos desde a infância. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e abertas aos professores. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para as questões abertas, enquanto as questões fechadas receberam tratamento estatístico descritivo. Por meio da análise dos dados observou-se que os educadores possuem duas categorias distintas de compreensão acerca da EA: os que compreendem como processo de conscientização dos indivíduos e os que possuem entendimento mais abrangente, pois afirmam ser a área do conhecimento capaz de construir valores sociais. Os educadores também elencaram temáticas ambientais prioritárias para levá-las à discussão no espaço educativo, bem como estimular as práticas socioambientais. Estes temas são convidativos à reflexão da mudança comportamental que os indivíduos devem ter acerca dos problemas ambientais vivenciados no dia-a-dia. Palavras-chave: Escola. Educação Infantil. Ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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