DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2795
Título: Planejar com direitos humanos na formação de professores de ciências
Título(s) alternativo(s): Planning considering Human Rights in the science teacher training
Autor(es): Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Palavras-chave: Educação em Ciências;Educação em Direitos Humanos;Conteúdos Cordiais
Data do documento: 13-Jun-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica. Diário Oficial da União: 25 de junho de 2015. CANDAU, V. M; PAULO, I. ANDRADE, M.; LUCINDA, M. C.; SACAVINO, S.; AMORIN, V. Educação em Direitos Humanos e Formação de professores. São Paulo: Editora Cortez, 2013, 232p. CORTINA, A. Ética de la razón cordial: Educar em la cidadania em el siglo XXI. Llanera (Asturias), Ediciones Nobel. 2007. FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.17, n.2, p. 500-528, maio-ago, 2015. MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. OLIVEIRA, R. D. V. L. A formação de professores de Ciências em uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos. Abril, 2017. 371f. Tese (Doutorado). PPCTE/CEFET-RJ. Rio de Janeiro, 2017. OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, R. P. C. Olhares sobre a (in)diferença: formar-se professor de Ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 245 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.231-245 | jan-jun | 2017 _____. Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/para uma sociedade plural. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2013. _____. O cotidiano, o contextualizado e a Educação em Direitos Humanos: a escolha de um caminho para uma Educação cidadã cosmopolita Revista Iberoamericana de Educación (RIE). v.71, n.1, 2016a. _____ (Orgs.). Tecendo diálogos sobre Direitos Humanos na Educação em Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016b. _____. La formación de profesores de Ciencias en la perspectiva de la Educación en Derechos Humanos: por los caminos de una razón cordial. Revista Electrónica interuniversitaria de formación del professorado (REIFOP), v.19, n.2, 2016c. _____. Professores de Ciências como agentes socioculturais e políticos: a articulação valores sociais e a elaboração de conteúdos cordiais Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM), n.2, v.2, 2016d. SACAVINO, S. Democracia e Educação na América Latina. Petrópolis: DP et alii/Novamérica, 2009. SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), p. 1-22, 1987. _____. Those who Understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, n.2, p. 4-14, 1986. VASCONCELOS, C. S. Planejamento, projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Ed. Libertad, 2012.
Resumo: A formação do professor a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos torna-se, a cada dia, mais indispensável. Nesse artigo, procuramos investigar como licenciandos de Química e de Biologia, que foram formados a partir de aspectos da Educação em Direitos Humanos, (re)elaboram conteúdos específicos em seus planejamentos de ensino-aprendizagem (PEA). Para isso, foram selecionados e analisados 7 planejamentos de uma turma do curso de Ciências Naturais de uma universidade no Norte do país. A partir de Análise Textual Discursiva, os planejamentos apresentam aspectos como: a escolha do conteúdo específico, a seleção de um grupo historicamente minorizado, percepção da realidade e capacidade de estímulo ao diálogo e à democracia a partir do protagonismo dos estudantes. A Análise dos PEA reforça a possibilidade de diálogo entre as áreas Educação em Ciências (EC) e Educação em Direitos Humanos (EDH), ou seja, de pensar a ciência humanizada sem deixar de lado os conteúdos específicos. Palavras-chave: Educação em Ciências. Educação em Direitos Humanos. Conteúdos cordiais
Abstract: The teacher training considering a perspective of Human Rights Education becomes more and more essential every day. The purpose of this work is to investigate how undergraduate student in chemistry and biology that have been trained, according some aspects of the Human Rights Education and (re)design specific content in the teaching-learning plans. Therefore, we selected and analyzed 7 class plans from a natural science class at an university in the north of the country. Through a Discursive Textual Analysis, we noticed that class plans present aspects like: the choice of the specific content, the selection of a historically minority group, the perception of reality, and the stimulus to dialogue and democracy from the and active role of the students. The analysis of the planning reinforces the possibility of dialogue between the areas of Education in Sciences and Education in Human Rights, that is, thinking in a more humanized science without leaving aside the specific contents. Keywords: Science Education. Human Rights Education. Cordial Contents
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2795
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planejar com direitos humanos na formação de professores de ciências.pdf497,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons