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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de-
dc.contributor.authorQueiroz, Glória Regina Pessôa Campello-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-13T15:12:26Z-
dc.date.issued2017-06-13-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2795-
dc.description.abstractThe teacher training considering a perspective of Human Rights Education becomes more and more essential every day. The purpose of this work is to investigate how undergraduate student in chemistry and biology that have been trained, according some aspects of the Human Rights Education and (re)design specific content in the teaching-learning plans. Therefore, we selected and analyzed 7 class plans from a natural science class at an university in the north of the country. Through a Discursive Textual Analysis, we noticed that class plans present aspects like: the choice of the specific content, the selection of a historically minority group, the perception of reality, and the stimulus to dialogue and democracy from the and active role of the students. The analysis of the planning reinforces the possibility of dialogue between the areas of Education in Sciences and Education in Human Rights, that is, thinking in a more humanized science without leaving aside the specific contents. Keywords: Science Education. Human Rights Education. Cordial Contentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectConteúdos Cordiaispt_BR
dc.titlePlanejar com direitos humanos na formação de professores de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativePlanning considering Human Rights in the science teacher trainingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-13T15:12:26Z-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.epage245pt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
dc.citation.spage231pt_BR
dc.description.resumoA formação do professor a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos torna-se, a cada dia, mais indispensável. Nesse artigo, procuramos investigar como licenciandos de Química e de Biologia, que foram formados a partir de aspectos da Educação em Direitos Humanos, (re)elaboram conteúdos específicos em seus planejamentos de ensino-aprendizagem (PEA). Para isso, foram selecionados e analisados 7 planejamentos de uma turma do curso de Ciências Naturais de uma universidade no Norte do país. A partir de Análise Textual Discursiva, os planejamentos apresentam aspectos como: a escolha do conteúdo específico, a seleção de um grupo historicamente minorizado, percepção da realidade e capacidade de estímulo ao diálogo e à democracia a partir do protagonismo dos estudantes. A Análise dos PEA reforça a possibilidade de diálogo entre as áreas Educação em Ciências (EC) e Educação em Direitos Humanos (EDH), ou seja, de pensar a ciência humanizada sem deixar de lado os conteúdos específicos. Palavras-chave: Educação em Ciências. Educação em Direitos Humanos. Conteúdos cordiaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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