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Título: O uso das tecnologias como processo cooperativo uma avaliação docente-discente nas redes sociais
Título(s) alternativo(s): The use of technology as cooperative process: a teacher-student assessment on social networks
Autor(es): Bedin, Everton
Palavras-chave: Tecnologia;Processo Cooperativo;Rede Social;Interações
Data do documento: 9-Mar-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALVES, L. Aprendizagem em rede e formação docente: trilhando caminhos para a autonomia, a colaboração e a cooperação. In: VEIGA, I. P. A.; D’ÁVILA, C. (Org.). Processão docente: novos sentidos, novas perspectivas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. ARANTES, F. L.; FREIRE, F. M. P.; SIMIONI, B. Estudo de viabilidade sobre o uso de Chatterbots em redes sociais para acessar ambientes de e-learning. In: Anais do XIX Workshop de Informática na Escola. Campinas, SP, 2013. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, 2006. CASTELLS, M. A Galáxia da Internet Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2004. CASTELLS M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006. DESCHRYVER, M., MISHA, M., KOEHLER, M., FRANCIS, A. Moodle vs Facebook: Does using Facebook Discussions in an online Course enhance Perceived Social Presence and Student Interaction? In: GIBSON, I. Proceedings of the 20th Conference of SITE, pp. 329-336, 2009. IRALA, E. A. F.; TORRES, P. L. O uso do AMANDA como ferramenta de apoio a uma proposta de aprendizagem colaborativa para a língua inglesa, 2004. JOHNSON, R.; JOHNSON, D. Cooperative learning and conflict resolution, 2001. JOHNSON, L.; ADAMS, B. S.; CUMMINS, M.; ESTRADA, V.; MEIRA, A. Technology Outlook for Brazilian Primary and Secondary Education 2012-2017: An NMC Horizon Project Sector Analysis. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2012. KENSKI, V. M. Educação e Comunicação: Interconexões e Convergências. Educação & Sociedade, Campinas, v.29, n.104 - Especial, p. 647-665, 2008. LÉVY, P. Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. LIMA, A. P. L. O uso de ferramentas da Web 2.0 no compartilhamento de Informação e Conhecimento. Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes, v.3, n.1, p. 128-139, 2014. MACHADO, J. R.; TIJIBOY, A, V. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias na Educação. v.3 n.1, Maio, 2005. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 178 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.166-178 | jan-jun | 2017 MARCON, K.; MACHADO, J. B.; CARVALHO, M. J. S. Arquiteturas pedagógicas e redes sociais: uma experiência no Facebook. In: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro, RJ, nov, 2012. MAZMAN, S. G.; USLUEL, Y. K. The Usage of Social Networks in Educational Context, 2009. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. MUNOZ, C.; TOWNER, T. Opening Facebook: How to Use Facebook in the College Classroom. In: I. Gibson (ed.) Proceedings of the 20th Conference of SITE, 2009. NASCIMENTO, A. D.; HETHOWSKI, T. M. Educação e Contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 401 p, 2009. PETTENATI, M. C.; RANIERI, M. Informal learning theories and tools to support knowledge management in distributed CoPs. In: Innovative Approaches for Learning and Knowledge Sharing, EC-TEL. Workshop Proceeding, 2006. PRIMO, A. F. T. Interação Mútua e Interação Reativa. Texto apresentado no GT de Teoria da Comunicação para apresentação do XXI Congresso da Intercom – Recife, 1998. RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina. 191 p, 2009. SCAICO, P. D.; QUEIROZ, R. J. G. B. A educação do futuro: uma reflexão sobre aprendizagem na era digital. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 24. Campinas. Brasil, 2013. SCHNEIDER, H. N. Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado. Tese de Doutorado. Florianopolis-SC: UFSC, 2002. SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. SIEMENS, G. Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital, 2004. TAFARELO, C. S. C. Análise crítica entre etnografia e netnografia: métodos de pesquisa empírica. 9º interprogramas de mestrado Faculdade Cásper Líbero. 2013. Disponível em: <https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/04/Cl%C3%A1udia-Siqueira-C%C3%A9sar-Tafarelo.pdf> Acessado em: 04 mar. 2017. VELASQUEZ, A.; GRAHAM, C.; MCCOLLUM, K. Online Social Networking Used to Enhance Face-to-Face and Online Pre-Service Teacher Education Courses. In: I. Gibson, R. Weber, K. McFerrin, R. Carlsen & D. Willis (Eds.), Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2009.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida nas redes sociais com o intuito de averiguar as concepções docentes e discentes frente as atividades desenvolvidas em sala de aula com o auxílio das tecnologias. A pesquisa netnográfica desenhou-se de forma tecnológica-exploratória; os dados foram analisados pelo uso da Análise de Conteúdos e pela Teoria de Grafo. No termino, percebeu-se que os sujeitos entendem a necessidade em utilizar as tecnologias em sala de aula e que estas precisam de um acompanhamento de cultura de ensino e aprendizagem, perpassando o ensino tradicional para buscar atender a nova realidade. Destarte, a ação deste estudo indica a iniciativa e o incentivo em utilizar as tecnologias para construir e ressignificar o saber científico no contexto sociocultural do educando, via intercâmbio dos saberes no viés da reestruturação curricular e da inserção da politecnia, desenvolvendo competências e habilidades necessárias e pertinentes às ações e processos que moldam os contextos cultural, científico e social de cada um. Palavras-chave: Tecnologia. Processo Cooperativo. Rede Social. Interações.
Abstract: This article presents the results of a research conducted in social networks, a view to ascertaining the conceptions of teachers and students about activities in the classroom with the aid of technologies. The netnographic research was designed with a technological-exploratory approach. Data analysis was carried out through Content Analysis and the Graph Theory. In the end, we noticed that the subjects perceived the need of using technologies in the classroom, also that these technologies need a follow-up about teaching and learning, crossing the traditional teaching in order to meet the new reality. Thus, the results of this study indicates the initiative and the incentive to use technologies to build and resignifying scientific knowledge according to the socio-cultural context of the learner, through the exchange of knowledge in the bias of the curricular restructuring and the insertion of the polytechnic education, developing the necessary and pertinent skills and abilities to the actions and processes that shape the cultural, scientific, and social contexts of each other. Keywords: Technology. Cooperative Process. Social Network. Interactions.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2793
ISSN: 1984-7505
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