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Título: O perfil dos questionamentos apresentados em livros didáticos de química
Título(s) alternativo(s): The questions’ profile presented in the chemical textbooks
Autor(es): Jesus, Daniela Santos de
Wartha, Edson José
Palavras-chave: Livro didático;Nível Cognitivo;Questionamentos;Indicadores;Qualidade
Data do documento: 13-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
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Resumo: No contexto do ensino de química, o questionamento surge como ferramen ã o â livro didático assume na organização das aulas de Química, importa que este contribua para o processo de aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Esta pesquisa buscou identificar e verificar a qualidade dos questionamentos presentes nos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2015 e 2018. Para tanto, analisou-se todas ã ã Desse modo, observou-se que os livros didáticos de química apresentam um perfil de baixa qualidade para os questionamentos, ou seja, a maioria dos questionamentos são de confirmação ou de exploração, apresentando poucos questionamentos de síntese e avaliação. Palavras-Chave: Livro didático. Nível cognitivo dos questionamentos. Indicadores de qualidade de questionamentos
Abstract: In the context of chemistry teaching, questioning emerges as a useful tool in knowledge building and skills development. Due to the relevance that the textbook assumes in the organization of chemistry classes, it is important that it contributes to the learning process of conceptual, procedural and attitudinal contents. This research aimed to identify and verify the quality of the questions presented in the chemistry textbooks approved in PNLD 2015 and 2018. To do so, we analyzed all collections approved according to the function and location of the questions, as well as the cognitive level of them. Thus, it was observed that chemistry textbooks have a low quality profile for the questions that are most questions are confirmatory or exploratory, presenting some synthesis and evaluation questions. Keywords: Textbook. Cognitive level of questions. Indicators of quality of questions
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2773
ISSN: 1984-7505
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