DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2762
Title: Uma proposta e cinco análises de livros didáticos de química do ensino médio
Other Titles: A proposal and five analyses of didactic books of high school chemistry
Authors: Bedin, Everton
Keywords: Livro Didático;Análise Crítica;Ensino de Química
Issue Date: 13-Jan-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BATISTA, F. R. Química: ensino médio. 1ª série. Curitiba: Positivo, 2010. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 200 BERG, K. C. M. A leitura dos textos presentes nos livros didáticos. In: Jornada do núcleo de ensino de Marília, III. Marília, SP, 2004. Resumos de... Marília: núcleo de ensino de Marília, 2004. BITTENCOURT, C. M. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005. BIZZO, N. Reflections upon a national program assessing Science textbooks: what is the importance of content in Science education? IOSTE SYMPOSIUM, 10. Proceedings... Foz do Iguaçu, 2002. p. 710-720. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013. BRASIL, Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Ciências. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2007. CISCATO, C. A. M.; PEREIRA, L. F.; CHEMELLO, E. Química Geral. 1a Ed. São Paulo, Moderna, 2015. CORAZZA, S. M. Construtivismo pedagógico como significado transcendental do currículo. Coleção Educação. São Paulo. 2001. DÍAZ, O. R. A atualidade do livro didático como recurso curricular. Linhas Críticas. Brasília. v.17, n.34, set./dez. 2011. JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 6ª. ed. Campinas: Papirus,1996. GAMBARINI, C., BASTOS, F. A utilização do texto escrito por professores e alunos nas aulas de Ciências. In: NARDI, R., ALMEIDA, M. J. P. Analogias, leituras, modelos no Ensino de Ciência: a sala de aula em estudo. São Paulo: escrituras, 2006. GÉRARD, F. M.; ROEGIERS, X. Concevoir et évaluer des manuels scolaires. Bruxelas. De Boeck-Wesmail, 1993. GIRALDELLI, C. G. C. ALMEIDA, M. J. P. Leitura coletiva de um texto de literatura infantil no ensino fundamental: algumas mediações pensando o ensino de Ciências, 2007. LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. Ed. Cortez, São Paulo-SP, 2004. MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química - Ensino Médio. 2. ed. – São Paulo: Scipione, 2013. NÚÑEZ, I. B. et al. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1-11, 2003. Disponível em: http://www.darwin.futuro.usp.br/. Acesso em: 1 abr. 2017. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 201 NÓBREGA, O.; SILVA, E.; SILVA, R. Química. Vol. único. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2005 PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. PERUZZO, F.; CANTO, E. Química na abordagem do cotidiano. 1: Química Geral e Inorgânica. 4 ed. São Paulo. Moderna, 2010. ROMANATTO, M. C. O Livro Didático: alcances e limites, 2008. SANTOS, W.; MÓL, G. Química Cidadã. 2. ed. São Paulo: AJS, 2013. SANTOS, W. L.; CARNEIRO, M. H. S. Livro Didático de Ciências: Fonte de informação ou apostila de exercícios. Contexto e Educação: Ano 21. Jul/dez, Ijuí: Editora Unijuí. 2006. SIGANSKI, B. P.; FRISON, M. D.; BOFF, E. T. O. O livro didático e o ensino de ciências, 2008. Anais... Florianópolis, ENEQ. 2008. VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
metadata.dc.description.resumo: Considerando que os livros didáticos possuem um papel importantíssimo para o ensino de química, sendo valorizados como material de apoio aos professores e capazes de promover a reflexão sobre vários aspectos da realidade do educando, este artigo objetiva-se, além de proporcionar uma forma prática, fácil e eficiente de analisar livros didáticos, apresentar e refletir, por meio de uma análise criteriosa sobre cinco livros didáticos, como este material pode interferir direta e indiretamente na formação do sujeito. Os dados foram coletados por meio de uma análise de 4 eixos e interpretados via categorias e cálculos. No término, averiguou-se que os livros analisados apresentam características adequadas a aprendizagem, pois proporcionam qualificação aos processos de ensino e aprendizagem de maneira dinâmica, contextualizada e interdisciplinar. Palavras-chave: Livro Didático. Análise crítica. Ensino de Química.
Abstract: Considering that didactic books have a significant role for the teaching of chemistry, being valued as material to support teachers and capable of promoting reflection on various aspects of the reality of the student, this article aims at providing a practical, easy and efficient way of analyzing didactic books, presenting and reflecting, through a criterion analysis about five didactic books, how this material can interfere directly and indirectly in the formation of the subject. The data were collected through a 4-axis analysis and interpreted through categories and calculations. In the end, it was verified that the books analyzed present characteristics appropriate to learning, since they provide qualification to the teaching and learning processes in a dynamic, contextualized and interdisciplinary way. Keywords: Didactic Book. Critical Analysis. Chemistry Teaching
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2762
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma proposta e cinco análises de livros didáticos de química do ensino médio.pdf309,08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons