DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2760
Title: Os saberes científicos e pedagógicos do conteúdo de ácidos ebases na educação básica
Other Titles: The scientific and pedagogical knowledge of the content of acids and bases in basic education
Authors: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Keywords: Pesquisa Narrativa;Saber Científico;Pedagógico de Conteúdo;Obstáculos Epistemológicos
Issue Date: 13-Jan-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Tradução: Estela dos Santos Abreu. 1. ed. 10. reimpressão. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. CLANDININ, D. J; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores IEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011, 250 p. FERNANDEZ, C. Revisitando a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Professores de Ciências. Revista Ensaio, v. 17, n. 2, 2015, p. 500-528. FRAIA-MARTINS, F. Significação do Ensino de Ciências e Matemática em Processos de Letramento Científico-Digital. 2014. 189 f. Tese (Doutorado em Educação), Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará. Belém, 2014. GIL-PÉREZ, D. et al. Superação das visões deformadas da ciência e da tecnologia: Um requisito essencial para a renovação da educação científica. In: CACHAPUZ, A. et al. (orgs.). A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005, p. 37-70. GONÇALVES, T. V. O. Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores: marcas da diferença. 2000. 273 f. Tese (Doutorado em Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 154 Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2000. ________. A Pesquisa Narrativa e a Formação de Professores: Reflexões sobre uma Prática Formadora. In: CHAVES, S; BRITO, M. dos R. de (Org). Formação e Docência: Perspectivas da Pesquisa Narrativa e Autobiográfica. 1.ed. Belém: CEJUP, 2011, p. 53-76. GONÇALVES, T. O. Formação e Desenvolvimento Profissional de Formadores de Professores: O Caso dos Professores de Matemática da UFPa. 2000. 206 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2000. GONÇALVES, T. O; GONÇALVES, T. V. O. Reflexões Sobre uma Prática Docente Situada: Buscando Novas Perspectivas Para a Formação de Professores. In: FIORENTINI, D. et al. (orgs.). Cartografias do Trabalho Docente. 1.ed. Campinas,SP: Mercado das Letras, 1998, p. 105-133. JOSSO, M. C. O caminhar para si: Uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Revista @mbienteeducação. São Paulo, v. 2, n. 2, p. 136-139, ago/dez 2009. LOPES, A. C. Currículo e Epistemologia. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2007. MACHADO, A. H, MORTIMER, E. F. Química para o Ensino Médio: fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: ZANON, L.B., MALDANER, O. A.(Orgs.) Fundamentos e propostas de ensino de Química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, p. 22-41. MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da Docência: Algumas Contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação, Santa Maria. n.02, v. 29, p. 33-49, 2004. MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. RIBEIRO, M. T. D. Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos pelos professores egressos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência em Química da UFMT. 2016. 161f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática), REAMEC, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2016. SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, n.02, v. 15, p. 4-14, fev. 1986. ________. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Havard Educational Review, n.01, v. 57, p. 1-22, 1987. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 155 TARDIF, M; LESSARD, C. (Org). O Ofício de Professor História, Perspectivas e Desafios Internacionais. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. THERRIEN, J. Da Epistemologia da Prática à Gestão dos Saberes no Trabalho Docente: Convergências e Tensões nas Pesquisas. In: DALBEN, A; DINIZ J.; SANTOS, L. (Org). Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente. XV ENDIPE. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 307-323.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo é resultado da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, desenvolvida pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Nesse sentido, apresento o problema da pesquisa: Como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos químicos subjacentes à docência de professores egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, ao relatarem o ensino de Química que realizam na Educação Básica? Assumo a Pesquisa Narrativa como método de análise, e este estudo tem como sujeitos quatro pibidianos egressos do curso de Licenciatura em Química da UFMT, que estão atuando como professores de Química na Educação Básica. Com o resultado desse artigo observa-se com o episódio de aula dos professores colaboradores, que no entrelaçamento entre o Saber Científico e o Saber Pedagógico de Conteúdo, que a linguagem se torna fundamental, pois tanto ela pode ser instrumento para a discussão racional de conceitos químicos altamente matematizados, como pode veicular metáforas realistas, pretensamente didáticas, que obstaculizam o conhecimento científico. Palavras-chave: Pesquisa Narrativa; Saber Científico e Pedagógico de Conteúdo; Obstáculos Epistemológicos
Abstract: The present article is derived from the doctoral research entitled Scientific and Pedagogical Knowledge of Content expressed by Exit Professors of the Program of Initiation to Teaching in Chemistry of UFMT, developed by the Amazonian Network of Science and Mathematics Education (REAMEC). In this sense, I present the research problem: How are scientific and pedagogical knowledge of chemical contents underlying the teaching of professors who graduated from the UFMT Chemistry Teaching Initiation Scholarship Program, when they relate the teaching of Chemistry that in Basic Education? I assume the Narrative Research as a research method, and this research has as subjects four pibidians graduated from the degree of Chemistry of UFMT, who are acting as teachers of Chemistry in Basic Education. With the result of this article it is observed with the class episode of the collaborating teachers, that in the interweavingbetween the Scientific Knowledge and the Pedagogical Knowledge of Content, that the language becomes fundamental, since both it can be instrument for the rational discussion of concepts highly mathematical chemists, as it can convey realistic, allegedly didactic metaphors that hinder scientific knowledge. Keywords: Narrative Research; Scientific Knowledge and Pedagogical Content; Epistemological Obstacles.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2760
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons