DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2741
Título: A floresta nacional de Tefé e a universidade: lugares de construção de intelectualidades
Autor(es): Amaro , Cristiany Torres de Carvalho
Orientador(es): Figueiredo, Guilherme Gitahy de
Palavras-chave: Floresta Nacional de Tefé - Amazonas;Universidade;Projeto Jovens Protagonistas;Estudos Pós-Coloniais;Descolonização
Data do documento: 25-Abr-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de nossa pesquisa cuja reflexão buscou compreender algumas maneiras de pensar as práticas propostas e desenvolvidas no Projeto Jovens Protagonistas mediante articulação dos diversos sujeitos sociais (servidores públicos, jovens comunitários, discentes e docentes universitários) na medida em que concebe o Projeto como um espaço educativo que torna possível desvelar possíveis práticas colonizadoras, num esforço conjunto em desmistificar a ideologia colonialista, que esconde e ilude por meio de discursos democráticos um contexto de imobilidade e de resistências desenhado pela situação colonial. Nossa investigação está fundamentada na perspectiva dos Estudos Pós-Coloniais, colocando em diálogo autores como Aimé Césaire (1978), Albert Memmi (2007), Frantz Fanon (1968), Paulo Freire (1987), Casanova (2007), Silvia R. Cusicanqui (2010) dentre outros que nos ajudaram construir instrumentos de análise de modo a perceber algumas possibilidades de mobilidade num cenário de opressão, articulando a possibilidade do Projeto Jovens Protagonistas contribuir para uma contínua e necessária ação-reflexão sobre o fazer intelectual e uma possível construção de conhecimentos em que se valorizem os saberes científicos e tradicionais das populações do Médio Solimões, uma “Ciência Ribeirinha” na tentativa de superar práticas colonialistas do saber, do ser, do fazer.
Abstract: This work presents results of our research whose reflection sought to understand some ways of thinking about the practices proposed and developed in the Young Protagonists Project through articulation of the various social subjects (public servants, community youth, students and university teachers) insofar as it conceives the Project as an educational space that makes it possible to unveil possible colonizing practices in a joint effort to demystify the colonialist ideology that conceals and eludes through democratic discourses a context of immobility and resistance designed by the colonial situation. Our research is based on the perspective of the Postcolonial Studies, putting in dialogue such authors as Aimé Césaire (1978), Albert Memmi (2007), Frantz Fanon (1968), Paulo Freire (1987), Casanova (2007), Silvia R. Cusicanqui (2010), among others, which helped us to construct analysis tools in order to perceive some possibilities of mobility in a scenario of oppression, articulating the possibility of the Young Protagonists Project to contribute to a continuous and necessary action- reflection on intellectual making and possible construction of knowledge which appreciates the scientific and traditional knowledge of the Middle Solimões populations, a "Ribeirinha Science" in the attempt to surpass colonialist practices of the knowledge, of the being, of the doing.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2741
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A floresta nacional de Tefé e a universidade-lugares de construção de intelectualidades.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons