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dc.contributor.authorAmaro , Cristiany Torres de Carvalho-
dc.date.available2020-06-04-
dc.date.available2020-07-07T16:02:23Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2741-
dc.description.abstractThis work presents results of our research whose reflection sought to understand some ways of thinking about the practices proposed and developed in the Young Protagonists Project through articulation of the various social subjects (public servants, community youth, students and university teachers) insofar as it conceives the Project as an educational space that makes it possible to unveil possible colonizing practices in a joint effort to demystify the colonialist ideology that conceals and eludes through democratic discourses a context of immobility and resistance designed by the colonial situation. Our research is based on the perspective of the Postcolonial Studies, putting in dialogue such authors as Aimé Césaire (1978), Albert Memmi (2007), Frantz Fanon (1968), Paulo Freire (1987), Casanova (2007), Silvia R. Cusicanqui (2010), among others, which helped us to construct analysis tools in order to perceive some possibilities of mobility in a scenario of oppression, articulating the possibility of the Young Protagonists Project to contribute to a continuous and necessary action- reflection on intellectual making and possible construction of knowledge which appreciates the scientific and traditional knowledge of the Middle Solimões populations, a "Ribeirinha Science" in the attempt to surpass colonialist practices of the knowledge, of the being, of the doing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFloresta Nacional de Tefé - Amazonaspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectProjeto Jovens Protagonistaspt_BR
dc.subjectEstudos Pós-Coloniaispt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.titleA floresta nacional de Tefé e a universidade: lugares de construção de intelectualidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-07T16:02:23Z-
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Guilherme Gitahy de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3400390064671375pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo , Guilherme Gitahy de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3400390064671375pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra , Nelissa Peralta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939447320676136pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Cássio Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349757122711969pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0426911800883097pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados de nossa pesquisa cuja reflexão buscou compreender algumas maneiras de pensar as práticas propostas e desenvolvidas no Projeto Jovens Protagonistas mediante articulação dos diversos sujeitos sociais (servidores públicos, jovens comunitários, discentes e docentes universitários) na medida em que concebe o Projeto como um espaço educativo que torna possível desvelar possíveis práticas colonizadoras, num esforço conjunto em desmistificar a ideologia colonialista, que esconde e ilude por meio de discursos democráticos um contexto de imobilidade e de resistências desenhado pela situação colonial. Nossa investigação está fundamentada na perspectiva dos Estudos Pós-Coloniais, colocando em diálogo autores como Aimé Césaire (1978), Albert Memmi (2007), Frantz Fanon (1968), Paulo Freire (1987), Casanova (2007), Silvia R. Cusicanqui (2010) dentre outros que nos ajudaram construir instrumentos de análise de modo a perceber algumas possibilidades de mobilidade num cenário de opressão, articulando a possibilidade do Projeto Jovens Protagonistas contribuir para uma contínua e necessária ação-reflexão sobre o fazer intelectual e uma possível construção de conhecimentos em que se valorizem os saberes científicos e tradicionais das populações do Médio Solimões, uma “Ciência Ribeirinha” na tentativa de superar práticas colonialistas do saber, do ser, do fazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
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dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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