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Título: Escritas reflexivas compartilhadas: Movimentos formativos de professores
Título(s) alternativo(s): Shared reflective writings: formative movements of teachers
Autor(es): Dattein, Raquel Weyh
Zanon, Lenir Basso
Palavras-chave: PIBID;Formação Docente;Reflexão Crítica;Narrativas;Diário de Bordo
Data do documento: 3-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011. ARAGÃO, R. M. R. Memórias de Formação e Docência: Bases para Pesquisa Narrativa e Biográfica. In: CHAVES, S. N.; BRITO, M. dos R. de (orgs.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011, p. 13-35. CARNIATTO, Irene. A formação do sujeito professor: investigação narrativa em Ciências/Biologia. Cascavel: Edunioeste, 2002. CARR, Wilfred. Becoming Critical hoy. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Espanha, vol. 27, núm. 2, p. 35-43, maio-ago, 2013. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 130 CARR, W. & KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988. CHAVES, Silvia Nogueira. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de Ciências: tensões entre o pensar e o agir. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas. _______. Memorial de Formação: Espaço de Identidade, Diferença, Subjetivação. In: CHAVES, S. N.; BRITO, M. R. (Org.). Formação e Docência: Perspectivas da Pesquisa Narrativa e Autobiográfica. Belém: CEJUP, v. 1, 2011. DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade. Naviraí, v. 1, n. 1, p. 34-42, jan-jun. 2014. GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Revista Ciência e Educação. Bauru, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação. 2012. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – UNIJUÍ, Ijuí. HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana V. Resende. 2. ed., 128 p. revista – MMA, Brasília. (Série Monitoramento e Avaliação, 2). 2006. IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. KIEREPKA, Janice Silvana Novakowski; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O papel da reflexão na constituição docente: investigação-ação como processo de intervenção. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) e XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas. Anais. Santo Ângelo/RS: URI, 2013. p. 1-14. Disponível em: http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/ 2013/07/comunicacao/13347_29_JANICE_SILVANA_NOVAKOWSKI_KIEREPKA.pdf Acesso em: 21 de nov. de 2016. LEONTIEV, Alexis. O Desenvolvimento do Psiquismo. Editora Horizonte Universitário, 1978. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 131 LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARQUES, Mario Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5ª ed. rev. 154 p. Coleção Mario Osório Marques; v. 1. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. MORAES e GALIAZZI. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. In Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. NÓVOA, Antônio Sampaio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009 PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del profesor. Sevilla: Díada Editora, 2000. REIS; Pedro Rocha dos. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre Educação. 2008. Ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan-dez. Presidente Prudente. VIGOTSKI, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. Paulo Bezerra, 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. WENZEL, Judite Scherer. A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica. 2013. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – UNIJUÍ, Ijuí. ZABALZA, Miguel Antônio. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994. ZANON, Lenir Basso. Interações de Licenciandos formadores e professores na elaboração conceitual de práticas docentes: módulos triádicos na licenciatura de Química. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - UNIMEP, Piracicaba.
Resumo: O presente artigo analisa e discute, com apoio na perspectiva histórico-cultural, dimensões de iniciação à docência expressas em registros produzidos por 13 licenciandos bolsistas do PIBID/Ciências, incluindo a primeira autora, quatro supervisoras e o professor formador do subprojeto, totalizando o envolvimento de 18 sujeitos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla, que analisa narrativas procedidas em 13 Diários de Bordo (DB), na perspectiva de promover reflexões críticas na formação docente inicial. Por meio de uma pesquisa qualitativa, intentou-se identificar e analisar escritas reflexivas compartilhadas (ERC) no contexto formativo vivenciado no PIBID, com base na visão da Investigação-Ação com enfoque crítico e emancipatório (CARR; KEMMIS, 1988). A organização teórica e metodológica, baseada na Análise Textual Discursiva dos DB, possibilitou analisar discursos de cunho descritivo e interpretativo, possibilitando a percepção de tematizações que perpassavam o processo formativo: experimentação no ensino e na docência; o livro didático no ensino de Ciências; a pesquisa no ensino e na iniciação à docência em Ciências. Palavras-chaves: PIBID. Formação docente. Reflexão crítica. Narrativas. Diário de Bordo.
Abstract: The present text intends to approach, through the historical-cultural perspective and critical reflections, the dimensions of initiation to teaching registered in 13 logbooks (DB or Diários de Bordo) produced by 13 PIBID / Science fellows, including the first author, four supervisors and the subproject teacher, totaling the involvement of 18 subjects. It is a cut of a broader research that analyzes narratives proceeded in 13 Diaries (DB), with the perspective of promoting critical reflections in the initial teacher training. Through a qualitative research, being a cut of a dissertation, with the intention of identifying and analyze shared reflexive writings (ERC; Escrita Reflexiva Compartilhada) in the formative context experienced in the PIBID, being this one organized based on the action research (IA; Investigação-Ação) with focus Critical and emancipatory. The methodological organization based in a textual-discursiveanalysis from the logbooks has enabled the diagnosis from the descriptive-interpretative approach, permitting the perception from the three subjects that had run through the formative process: education and teaching trial period, Science textbooks, a research on teaching Science and on introductory teaching system. Keywords: PIBID. Teacher formation. Critical reflection. Narratives. Logbooks.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2739
ISSN: 1984-7505
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