DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDattein, Raquel Weyh-
dc.contributor.authorZanon, Lenir Basso-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-04T02:42:59Z-
dc.date.issued2018-01-03-
dc.identifier.citationALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011. ARAGÃO, R. M. R. Memórias de Formação e Docência: Bases para Pesquisa Narrativa e Biográfica. In: CHAVES, S. N.; BRITO, M. dos R. de (orgs.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011, p. 13-35. CARNIATTO, Irene. A formação do sujeito professor: investigação narrativa em Ciências/Biologia. Cascavel: Edunioeste, 2002. CARR, Wilfred. Becoming Critical hoy. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Espanha, vol. 27, núm. 2, p. 35-43, maio-ago, 2013. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 130 CARR, W. & KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988. CHAVES, Silvia Nogueira. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de Ciências: tensões entre o pensar e o agir. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas. _______. Memorial de Formação: Espaço de Identidade, Diferença, Subjetivação. In: CHAVES, S. N.; BRITO, M. R. (Org.). Formação e Docência: Perspectivas da Pesquisa Narrativa e Autobiográfica. Belém: CEJUP, v. 1, 2011. DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade. Naviraí, v. 1, n. 1, p. 34-42, jan-jun. 2014. GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Revista Ciência e Educação. Bauru, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação. 2012. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – UNIJUÍ, Ijuí. HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana V. Resende. 2. ed., 128 p. revista – MMA, Brasília. (Série Monitoramento e Avaliação, 2). 2006. IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. KIEREPKA, Janice Silvana Novakowski; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O papel da reflexão na constituição docente: investigação-ação como processo de intervenção. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) e XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas. Anais. Santo Ângelo/RS: URI, 2013. p. 1-14. Disponível em: http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/ 2013/07/comunicacao/13347_29_JANICE_SILVANA_NOVAKOWSKI_KIEREPKA.pdf Acesso em: 21 de nov. de 2016. LEONTIEV, Alexis. O Desenvolvimento do Psiquismo. Editora Horizonte Universitário, 1978. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 131 LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARQUES, Mario Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5ª ed. rev. 154 p. Coleção Mario Osório Marques; v. 1. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. MORAES e GALIAZZI. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. In Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. NÓVOA, Antônio Sampaio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009 PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del profesor. Sevilla: Díada Editora, 2000. REIS; Pedro Rocha dos. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre Educação. 2008. Ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan-dez. Presidente Prudente. VIGOTSKI, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. Paulo Bezerra, 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. WENZEL, Judite Scherer. A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica. 2013. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – UNIJUÍ, Ijuí. ZABALZA, Miguel Antônio. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994. ZANON, Lenir Basso. Interações de Licenciandos formadores e professores na elaboração conceitual de práticas docentes: módulos triádicos na licenciatura de Química. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - UNIMEP, Piracicaba.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2739-
dc.description.abstractThe present text intends to approach, through the historical-cultural perspective and critical reflections, the dimensions of initiation to teaching registered in 13 logbooks (DB or Diários de Bordo) produced by 13 PIBID / Science fellows, including the first author, four supervisors and the subproject teacher, totaling the involvement of 18 subjects. It is a cut of a broader research that analyzes narratives proceeded in 13 Diaries (DB), with the perspective of promoting critical reflections in the initial teacher training. Through a qualitative research, being a cut of a dissertation, with the intention of identifying and analyze shared reflexive writings (ERC; Escrita Reflexiva Compartilhada) in the formative context experienced in the PIBID, being this one organized based on the action research (IA; Investigação-Ação) with focus Critical and emancipatory. The methodological organization based in a textual-discursiveanalysis from the logbooks has enabled the diagnosis from the descriptive-interpretative approach, permitting the perception from the three subjects that had run through the formative process: education and teaching trial period, Science textbooks, a research on teaching Science and on introductory teaching system. Keywords: PIBID. Teacher formation. Critical reflection. Narratives. Logbooks.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectReflexão Críticapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectDiário de Bordopt_BR
dc.titleEscritas reflexivas compartilhadas: Movimentos formativos de professorespt_BR
dc.title.alternativeShared reflective writings: formative movements of teacherspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-04T02:42:59Z-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.epage131pt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.citation.spage113pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo analisa e discute, com apoio na perspectiva histórico-cultural, dimensões de iniciação à docência expressas em registros produzidos por 13 licenciandos bolsistas do PIBID/Ciências, incluindo a primeira autora, quatro supervisoras e o professor formador do subprojeto, totalizando o envolvimento de 18 sujeitos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla, que analisa narrativas procedidas em 13 Diários de Bordo (DB), na perspectiva de promover reflexões críticas na formação docente inicial. Por meio de uma pesquisa qualitativa, intentou-se identificar e analisar escritas reflexivas compartilhadas (ERC) no contexto formativo vivenciado no PIBID, com base na visão da Investigação-Ação com enfoque crítico e emancipatório (CARR; KEMMIS, 1988). A organização teórica e metodológica, baseada na Análise Textual Discursiva dos DB, possibilitou analisar discursos de cunho descritivo e interpretativo, possibilitando a percepção de tematizações que perpassavam o processo formativo: experimentação no ensino e na docência; o livro didático no ensino de Ciências; a pesquisa no ensino e na iniciação à docência em Ciências. Palavras-chaves: PIBID. Formação docente. Reflexão crítica. Narrativas. Diário de Bordo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCRITAS REFLEXIVAS COMPARTILHADAS MOVIMENTOS FORMATIVOS DE PROFESSORES.pdf355,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons