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Título: Atividade educativa com esqueletos de animais silvestres em exposição itinerante
Título(s) alternativo(s): Animal skeleton in an itinerant exhibition in Brazil
Autor(es): Mendonça, Bárbara Gurgel de
Peruquetti, Patricia Ferreira
Marín, Yonier Alexander Orozco
Carvalho, Yuri Karaccas de
Palavras-chave: Educação Não Formal;Biodiversidade;Museu Itinerante;Educação Científica
Data do documento: 3-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, A. Como se posicionam os professores perante a existência e utilização de jardins zoológicos e parques afins? Resultados de uma investigação. Educação e pesquisa, v.34, n. 2, p. 327-342, 2008. ARAUJO, P.; GOMES, R.; TERÀN, F. Espaços escolares e não escolares no processo ensino e aprendizagem utilizando a fauna amazônica. In: V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA, Atas. Manaus, 2015. Disponível em: <https://ensinodeciencia.webnode.com.br/_files/200001233-8c5bf8e4f5/2015_Espa%C3%A7os%20escolares%20e%20n%C3%A3o%20escolares%20no%20processo%20ensino%20e%20aprendizagem.pdf>. Acesso em 20 jul. 2017 BERMÚDEZ, G.; DE LONGHI, A. La educación ambiental y la ecología como ciencia, Una discusión necesaria para la enseñanza. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, p. 275-297, 2008. GOMES, I.; CAZELLI, S. Formação de mediadores em museus de ciência: saberes e práticas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, n. 1, p. 23–46, 2016. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 42 GONZÁLEZ, J. Viaje de un naturalista en el Museo de la Ciencia y el juego: Experiencias de divulgación de la biología a través de la lúdica. Revista Bio-grafías, v. 8, n. 11, p. 195-204, 2013. LOUREIRO, J. M.; LOUREIRO, M. L. Museus e divulgação científica: singularidades da transferência da informação científica em ambiente museológico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DA INFORMAÇÃO (CINFORM), 7., 2007, Salvador. [Trabalhos apresentados]. Salvador: UFBA, 2007. Disponível em: <http://www.cinform.ufba.br/7cinform/soac/papers/4f4624a443121c468e04615eb48a.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2017. MACHADO, A. B.; AUACHE, A. A.; DANIEL, J. L. A.; MOREIRA, J. M. M., BORGES, V.S. & KOVALSKI, M. L.; Desvendando o mundo dos vertebrados através de aulas práticas. In: III Congresso de Ciência e Tecnologia da UTFPR-DV. Anais, 2015, p. 283-285. MARANDINO, M. Os Objetos biológicos nos museus de ciências: um estudo no contexto brasileiro. In: EMOND, A. M (org.) Le Musée: entre la recherche et L´enseignement.. 1. ed. Montreal, Canadá: Multimondes, 2012. MARANDINO, M. (Org.); FERNANDES, A.; NAVAS, A.; CONTIER, D.; STANDERSKI, L.; MAGALHAES, L.; CONRADO, L.; CORREIA, M. E RACHID, V. Educação em Museus: A mediação em foco. São Paulo: FEUSP, 2008. *MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. 95-108, 2004. NOMURA, H. A. Q; BIZERRA, A. F. “Conversas de aprendizagem” em zoológicos e suas relações com a conservação da Biodiversidade. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Anais. Águas de Lindóia, São Paulo, 2015. OROZCO, Y. A. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 173-185, 2017. OROZCO MARIN, Y. A., FERREIRA-PERUQUETTI, P. S., CARVALHO Y. K. Caracterización cuantitativa y cualitativa de evidencias de aprendizaje por parte de público escolar en la exposición itinerante «Animales de la Amazonía: conocer para preservar». Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias v. 15, n. 3, p. 3106, 2018. doi: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2018.v15.i3.3106 Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 43 PEIXOTO, M. A. N.; TERAN, A. F.; BARBOSA, I. S.. Aprendizagem em espaços não formais: didática, aprendizagem e epistemologia. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, Anais. Águas de Lindóia, 2015. p. 151-163. POST, L. Bone builder’s notebook or more than you really wanted to know about preparing animal skeletons for articulation. Bone Building Books vol. 10. 2013. ROLDÁN, A.; ULLOA, D.; VARGAS, L.; CHURA,Z.; PACHECO, L. Comparación entre recorridos guiados tradicionales y recorridos guiados indagatorios en el Museo Nacional de Historia Natural, La Paz-Bolivia. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 14, n. 2, p. 367–384, 2017. SHAW J.; PRUITT, N. Making an inexpensive skeleton for the classroom. Science Activities: Classroom Projects and Curriculum Ideas, v. 27 n.3, p. 13-17, 1990.
Resumo: O bioma amazônico é rico em diversidade de vertebrados. Porém, nos contextos escolares se apresentam dificuldades para aproximar os alunos da biodiversidade local e para tratar esses assuntos de uma maneira mais explícita nos currículos. O objetivo deste trabalho foi mostrar uma atividade educativa utilizando esqueleto de animais silvestres numa exposição itinerante na Cidade de Rio Branco (Acre, Brasil). O propósito da exposição foi divulgar informações sobre a diversidade de vertebrados da Amazônia. Apresentamos os relatos de uma mediadora na exposição itinerante. A exposição despertou o interesse dos alunos e chamou a atenção deles sobre as características anatômicas e ecológicas desses animais. Dessa maneira, a experiência permitiu à monitora desenvolver estratégias de mediação baseadas na interação e no diálogo. Palavras-chave: Educação não formal. Biodiversidade. Museu itinerante. Educação científica.
Abstract: The Amazon biome is rich in vertebrate diversity. However, there are difficulties in school contexts to bring students closer to local biodiversity and to address these issues more explicitly in curricula. This study aims to show an educational activity using skeleton of wild animals in an itinerant exhibition in Rio Branco (Acre, Brazil). The purpose of the exhibition was to disseminate information on the diversity of vertebrates in the Amazon. Here we present a mediator´s report who introduced the pieces to the students during the exhibition. Students found the exhibition very informative mainly toward anatomical and ecological animal features.In the same way, the experience enabled the mediator to develop different mediation strategies based on interaction and dialogue. Key-words: Mobile exhibition. Non-formal education. Biodiversity. Museum. Mobile exhibition. Science education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2735
ISSN: 1982-7505
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