DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2729
Título: Experiências de elaboração de um guia didático para a feira do ver-o-peso
Título(s) alternativo(s): Experiences for preparing a didactic guide to the Ver-o-Peso fair
Autor(es): Lisboa, Gleyce Thamirys Chagas
Freitas, Nívia Magalhães da Silva
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Palavras-chave: Espaço Não Formal;Educação;Local de Conhecimento;Interdisciplinaridade
Data do documento: 2-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALVES-MAZZOTI, A. J. GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2002. CARVALHO, L. Ver-o-Peso: guia da exposição. Belém: SETUR, 2011 (Catálogo etnográfico e Guia). CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. CURY, C. R. J.; FERREIRA, L. A. M. Justiciabilidade no campo da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 26, n. 1, p.75-103, 2010. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. FREITAS, N. M. S.; FREITAS, N. M. S.. Educação em espaços não formais: a produção de um roteiro científico para o Mercado do Ver-o-Peso. Revista Areté, Manaus, v. 8, n.17, p. 95-106, 2015. GABARRÓN, L. R.; LANDA, L. H. Pesquisa participante: a partilha do saber. In: STRECK, D. R. (Org). O que é pesquisa participante? Aparecida, SP: Ideias&Letras, 2006. p. 113- 125. GHANEM, E.; TRILLA, J. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. _____. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v.14, n. 50, p. 27-38, 2006. GOMES, P. C. C. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, v. 7, p. 55-66, 2008. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp. 2008. MACIEL, H. M.; CASCAIS, M. G. A.; FACHÍN-TERÁN, A. . Ponte sobre o rio negro: um novo espaço educativo não formal em Manaus, AM, Brasil. Revista Areté, Manaus, v. 5, p. 108-116, 2012. MARANDINO, M. Memória da biologia na cidade de São Paulo: guia didático. São Paulo: FEUSP, 2004. _____. Museu como lugar de cidadania. In: BRASIL. Museu e escola: educação formal e não-formal. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2009. p. 8-9. (Salto para o futuro, n. 3.). OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: 2014. PIMENTA, S. G. (Org.) Pedagogia: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. ROCHA, S. C. B.; TERÁN, A. F. O uso de espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2010. SILVA, D. S.; MENDES, R. R. L. Preparação do guia didático Trilha histórico-ecológica no Museu da Vida por licenciandos em biologia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ: buscando a emoção e a reflexão dos alunos. Revista da SBENBIO, São Paulo, n. 7, p. 1474-1482, 2014. WAISELFSZ, J. J. Mapa da violência 2016. Homicídios por armas de fogo no Brasil. Brasil: FLASCO, 2016.
Resumo: Propomo-nos, neste trabalho, apresentar os aspectos relevantes da nossa experiência de elaboração do guia didático “Feira do Ver-o-Peso: um espaço não formal e interdisciplinar de educação”. Na construção do guia, objetivamos apreender os múltiplos aspectos da referida feira, um espaço não formal e não institucionalizado de educação, para orientar o processo de ensino e de aprendizagem na visitação ao local. Sua elaboração se deu no contexto de uma pesquisa participante, precisamente em um processo colaborativo com professores e alunos de uma escola da educação básica. Justificamos nosso empreendimento a partir de três pontos: (1) importância da feira como um local de conhecimento, com sua riqueza histórico-cultural, diversidade social e econômica; (2) carência de estudos e/ou proposições sistematizadas na área educacional, para a referida feira; (3) necessidade de constituição de um guia didático, na apreensão dos múltiplos aspectos do local, de modo a auxiliar professores no seu fazer docente. De um modo geral, o guia didático atingiu os objetivos propostos, no sentido de se constituir um recurso para o ensino e revelar a feira do Ver-o-Peso como importante local de conhecimento. Palavras-chave: Espaço não formal de educação. Local de conhecimento. Interdisciplinaridade.
Abstract: We propose in this paper to present the relevant aspects of our experience in the formulation the didactic guide "Ver-o-Peso Fair: a non-formal and interdisciplinary local for education". In the construction of the guide, we aimed to capture the multiple aspects of the fair, a non-formal space and not institutionalized education, to carry the process of teaching and learning in visitation to the local. This process took place in the context of a participatory research, precisely in a collaborative procedure with teachers and students of a basic education school. We justify our enterprise from three points: (1) the importance of the fair as a knowledge space, with its historical and cultural wealth, social diversity and economic; (2) lack of studies and/or proposals in the educational area, for the Ver-o-Peso fair; (3) the need to set up a didactic guide, in the apprehension of the multiple aspects of the local, in an effort to assist teachers in their teaching do. In general, the didactic guide achieved the proposed objectives, in order to be a resource for teaching and reveal the fair Ver-o-Peso as a knowledge space. Keywords: Non-formal education space. Local of knowledge. Interdisciplinarity.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2729
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EXPERIÊNCIAS DE ELABORAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO PARA A FEIRA DO VER-O-PESO.pdf559,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons