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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLisboa, Gleyce Thamirys Chagas-
dc.contributor.authorFreitas, Nívia Magalhães da Silva-
dc.contributor.authorFreitas, Nadia Magalhães da Silva-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-03T22:40:17Z-
dc.date.issued2018-01-02-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2729-
dc.description.abstractWe propose in this paper to present the relevant aspects of our experience in the formulation the didactic guide "Ver-o-Peso Fair: a non-formal and interdisciplinary local for education". In the construction of the guide, we aimed to capture the multiple aspects of the fair, a non-formal space and not institutionalized education, to carry the process of teaching and learning in visitation to the local. This process took place in the context of a participatory research, precisely in a collaborative procedure with teachers and students of a basic education school. We justify our enterprise from three points: (1) the importance of the fair as a knowledge space, with its historical and cultural wealth, social diversity and economic; (2) lack of studies and/or proposals in the educational area, for the Ver-o-Peso fair; (3) the need to set up a didactic guide, in the apprehension of the multiple aspects of the local, in an effort to assist teachers in their teaching do. In general, the didactic guide achieved the proposed objectives, in order to be a resource for teaching and reveal the fair Ver-o-Peso as a knowledge space. Keywords: Non-formal education space. Local of knowledge. Interdisciplinarity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaço Não Formalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLocal de Conhecimentopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleExperiências de elaboração de um guia didático para a feira do ver-o-pesopt_BR
dc.title.alternativeExperiences for preparing a didactic guide to the Ver-o-Peso fairpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-03T22:40:17Z-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.description.resumoPropomo-nos, neste trabalho, apresentar os aspectos relevantes da nossa experiência de elaboração do guia didático “Feira do Ver-o-Peso: um espaço não formal e interdisciplinar de educação”. Na construção do guia, objetivamos apreender os múltiplos aspectos da referida feira, um espaço não formal e não institucionalizado de educação, para orientar o processo de ensino e de aprendizagem na visitação ao local. Sua elaboração se deu no contexto de uma pesquisa participante, precisamente em um processo colaborativo com professores e alunos de uma escola da educação básica. Justificamos nosso empreendimento a partir de três pontos: (1) importância da feira como um local de conhecimento, com sua riqueza histórico-cultural, diversidade social e econômica; (2) carência de estudos e/ou proposições sistematizadas na área educacional, para a referida feira; (3) necessidade de constituição de um guia didático, na apreensão dos múltiplos aspectos do local, de modo a auxiliar professores no seu fazer docente. De um modo geral, o guia didático atingiu os objetivos propostos, no sentido de se constituir um recurso para o ensino e revelar a feira do Ver-o-Peso como importante local de conhecimento. Palavras-chave: Espaço não formal de educação. Local de conhecimento. Interdisciplinaridade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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