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Título: Educação Ambiental no Ensino de Ciências: a visão de professores e alunos do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Environmental education in science teaching: the view of teachers and students of elementary school
Autor(es): Brandão, Alessandra Gomes
Santos, Rosana de Oliveira Gomes
Souza, Ana Márcia dos Santos
Palavras-chave: Educação Ambiental;Professores de Ciências;Educação Conservadora
Data do documento: 2-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ABÍLIO, F.J. P.; GUERRA, R. A. T. (Org.). A questão ambiental no ensino de Ciências e a formação continuada de professores de ensino fundamental. João Pessoa: UFPB/FUNAPE, 2005. ACSELRAD, H.; HERCULANO, H.; PARDUA, J. A. Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004. BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? Florianópolis: Letras contemporâneas, 1999. BECKER, B. Geopolítica da Amazônia. Instituto de Estudos Avançados da USP. Estudos Avançados, São Paulo, v.19, n.53, jan. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 23 jun.2016. BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais – Meio Ambiente, Brasília: MEC-SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: Janeiro, 2015. CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: Ministério do Meio Ambiente. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p.13-24. FERNANDES, M. Implicações Teóricas e Práticas do Desenvolvimento Sustentável. Recife, UFPE: 2000. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. GARNICA, A, V, M. Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.3, p. 495-510, set/dez, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n3/v34n3a06 >. Acesso em: Março, 2015. GUIMARAES, M. Educação Ambiental Crítica. In: Ministério do Meio Ambiente. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, p. 25-34. GUIMARAES, M. A formação de educadores ambientais. São Paulo: Papirus, 2007. LIMA, C. F. G. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 145-163, jan/abr, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a10v35n1>. Acesso em: set, 2016. LAYERGUES, P.P; LIMA, G.F. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da Educação Ambiental Contemporânea no Brasil. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ribeirão Preto, p.1-15, set, 2011. Disponível em: < http://www.epea.tmp.br/viepea/files.epea2011.webnode.com.br/200000132-64f2b65ec6/epea2011-0127-1.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2016. LAYRARGUES, P. P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, P. 179-220, 2002. Disponível em: < http://lieas.fe.ufrj.br/download/artigos/ARTIGO-CICLISMO_RECICLAGEM-2016.pdf>. Acesso em: jul. 2016 SILVA, S. Concepções e representações de Meio Ambiente: uma revisão crítica da literatura. In: Encontro Nacional de Educação em Ciências. Anais. Florianópolis. ENPEC, 2009, p.1-12. SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: Sato. M.; Carvalho, M. C. I. Educação Ambiental. Porto Alegre: Artmed, p. 17-44, 2005. PEREIRA, Valdezia. Imagem comunicação e Poder. Revista Unisul. 2010. Disponível em: http://paginas.unisul.br/agcom/revistacientifica/artigos/artigo_valdeziapereira.PDF. Acessado em: 12 jan. 2015 REBOUÇAS, J. P. Desafios da Educação Ambiental Emancipatória em Escolas Públicas de Mossoró- RN, 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. OLIVEIRA. A. L.; OBARA, A. T. Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v.6, n.3, p. 471-495, 2007. Disponível em: http://jararaca.ufsm.br/websites/unidadedeapoio/download/JefersonCava..pdf. Acesso em: 25 fev. 2015.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou a concepção sobre meio ambiente de professores de ciências e alunos do nono ano do Ensino Fundamental de três escolas localizadas em Araruna, na Paraíba. Para refletir sobre essa questão, retoma-se o anúncio da crise ambiental, dando-se enfoque ao entendimento da Educação como instância capaz de formar um cidadão apto a lidar com a referida temática, tomando-se também como base autores que discutem a Educação Ambiental Conservadora e Crítica. A intenção do trabalho é apresentar pistas sobre a percepção dos dois grupos, as semelhanças entre eles, assim como a implicação das mesmas na busca por uma autonomia para lidar com essa problemática. O estudo demonstra que a concepção dos professores de ciências e alunos estudados é, em sua maioria, de vertente conservadora, não provocando a necessária reflexão sobre as complexas questões socioambientais de nosso tempo. Palavras chaves: Educação Ambiental; Professores de Ciências; Educação conservadora.
Abstract: This article presents results of a qualitative research that analyzed the conception of science teachers about environmental from three schools located in Araruna, Paraíba. To reflect on this issue, the announcement of the environmental crisis is resumed, focusing on the understanding of Education as an entity capable of forming citizens able to deal with this issue, based on authors who discuss Conservative and Critical Environmental Education. The intention of this paper is to present clues about the perception of the two groups studied, the similarities among them, as well as their implication in the search for autonomy to deal with this issue. The study demonstrates that the conception of science teachers and students is conservative, not provoking the necessary reflection on the complex socio-environmental issues of our time. Keywords: Environmental Education; Conservative Environmental Education; Science teaching 1
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2725
ISSN: 1984-7505
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