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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Alessandra Gomes-
dc.contributor.authorSantos, Rosana de Oliveira Gomes-
dc.contributor.authorSouza, Ana Márcia dos Santos-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-03T20:45:01Z-
dc.date.issued2018-01-02-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2725-
dc.description.abstractThis article presents results of a qualitative research that analyzed the conception of science teachers about environmental from three schools located in Araruna, Paraíba. To reflect on this issue, the announcement of the environmental crisis is resumed, focusing on the understanding of Education as an entity capable of forming citizens able to deal with this issue, based on authors who discuss Conservative and Critical Environmental Education. The intention of this paper is to present clues about the perception of the two groups studied, the similarities among them, as well as their implication in the search for autonomy to deal with this issue. The study demonstrates that the conception of science teachers and students is conservative, not provoking the necessary reflection on the complex socio-environmental issues of our time. Keywords: Environmental Education; Conservative Environmental Education; Science teaching 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectProfessores de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Conservadorapt_BR
dc.titleEducação Ambiental no Ensino de Ciências: a visão de professores e alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in science teaching: the view of teachers and students of elementary schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-03T20:45:01Z-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou a concepção sobre meio ambiente de professores de ciências e alunos do nono ano do Ensino Fundamental de três escolas localizadas em Araruna, na Paraíba. Para refletir sobre essa questão, retoma-se o anúncio da crise ambiental, dando-se enfoque ao entendimento da Educação como instância capaz de formar um cidadão apto a lidar com a referida temática, tomando-se também como base autores que discutem a Educação Ambiental Conservadora e Crítica. A intenção do trabalho é apresentar pistas sobre a percepção dos dois grupos, as semelhanças entre eles, assim como a implicação das mesmas na busca por uma autonomia para lidar com essa problemática. O estudo demonstra que a concepção dos professores de ciências e alunos estudados é, em sua maioria, de vertente conservadora, não provocando a necessária reflexão sobre as complexas questões socioambientais de nosso tempo. Palavras chaves: Educação Ambiental; Professores de Ciências; Educação conservadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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