DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2675
Title: Flauta além da barreira: vivência musical com alunos da escola municipal solange nascimento da zona rural de manaus
Authors: Lima, Doroteia Barros de
Keywords: Escola Municipal;Ensino Fundamental II;Ensino de música;Flauta doce
Issue Date: 20-Sep-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho apresento o relato do projeto de música “Flauta além da barreira”, desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Solange Nascimento. Esta escola fica localizada logo após o posto da Polícia Rodoviária Kederal, na BR-174, no Km 2,5 de Manaus/ AM1 , conhecido pelos moradores da cidade como “barreira policial”, “barreira rodoviária” ou somente “barreira”. O projeto teve como finalidade desenvolver um ensino de música a partir da flauta doce, um instrumento de música muito utilizado por professores nas escolas de educação básica. As aulas de flauta doce eram desenvolvidas a partir da leitura de cifra melódica, onde os alunos eram orientados a observar o nome das notas musicais e a forma de como eram escritas. Após este trabalho, procurava desenvolver o dedilhado usado para tocar flauta doce e, em seguida a esses processos, os alunos passavam a executar uma música proposta para a aula. Todos os participantes passaram por um processo de musicalização, leitura musical e aprenderam a tocar um instrumento musical, no caso, a flauta doce. Tiveram a oportunidade de vivenciar diferenciados repertórios, inclusive de músicas regionais, contribuindo assim com seu desenvolvimento musical, cultural e social.
Abstract: At this Project, I introduce the account of music plan “Flauta além da barreira”, developed by students from sinth to ninth grade of midde school, at the school municipal Solange Nascimento. This school is located just after the Kederal Highway Police station, at BR-174, at Km 2.5 of Manaus / AM. This post is known by the inhabitants of the city as “police barrier”, “road barrier” or only “barrier”. The purpose of this Project was to develop the teaching of music came from sweet flute, a music instrument much used for teachers ar the schools of basic education. Classes of ricorder were developed came of reading from melody figure, where student were direct to observe the name of musical notes at their shape how they are nowtten. After this plan, I intended tp develop technical exercise used to play recorder, and following to these processes, students took to execute a music affered to the class. All the participants happened for musicalization process, musical reading, and they learned to play a musical instrument, that case, a recorder. They had the opportunty to have na experience diferente repertoires, including regional musics. So, contributing to its musical cultural and social development.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2675
Appears in Collections:Extensão em Revista - Artigos de Periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons