DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2674
Title: Experimentando a musicalização na educação infantil
Authors: Vilhena, Nelma Palheta de
Keywords: Musicalização;Educação Infantil;Aprendizagem.
Issue Date: 16-Aug-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este artigo trata-se de um relato de experiência do ensino da educação infantil através da música como linguagem. Descreve as condições criadas no ambiente escolar através do uso da musicalização como ferramenta educacional e de socialização e ainda, como forma de trabalhar conceitos relacionados à preservação do meio ambiente com reaproveitamento na construção de instrumentos musicais. Optou-se como metodologia pelo método indutivo, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental retrospectiva. O universo da pesquisa compreendeu experiências formativas no campo da educação no ano de 2017 numa escola de educação infantil, na cidade de Manaus. Os resultados apontam para reflexões sobre a importância do aprofundamento de estudos referentes a esse recurso de aprendizagem para nortear práticas educacionais inovadoras. As crianças envolvidas nessa experiência formativa apresentaram atitude participativa e maior interesse pelos assuntos tratados em sala de aula, possibilitando melhor desenvolvimento e aprendizagem.
Abstract: This article deals with an experience report of the teaching of children’s education through music as a language. Describes the conditions created in the school environment through the use of music as an educational tool and socialization and also as a way of working concepts related to environmental preservation with reuse in the construction of musical instruments. The inductive method was selected, bibliographic research and retrospective documentary research also. The research universe included training experiences in the field of education in 2017 at a kindergarten school in the city of Manaus. The results point to reflections on the importance of deepening studies regarding this learning resource to guide innovative educational practices. The children involved in this training experience presented a participative attitude and a greater interest in the subjects dealt with in the classroom, enabling better development and learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2674
Appears in Collections:Extensão em Revista - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Experimentando a musicalização na educação infantil.pdf297,92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons