DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2636
Título: Educação e Ciência: as lições de Baíra
Autor(es): Monteiro, Darlisângela Maria
Orientador(es): Aleixo, Marcos Frederico Krüger
Palavras-chave: Mitos;Heroi;Ensino;Ciências
Data do documento: 9-Mar-2009
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Apresentação do resultado da pesquisa sobre mitos, com análise do livro Estórias e experiências de Baíra - o grande burlão, de Nunes Pereira, e seu aproveitamento no ensino de Ciências naturais. Tomam-se, como objeto, os saberes tradicionais presentes nas narrativas da obra acima referida. Assim, a investigação buscou saber como é possível transpor os conhecimentos científicos sobre os saberes tradicionais encontrados nas narrativas de Baíra, centrados na questão do ensino de ciências, para o espaço de sala de aula frequentado por estudantes do ensino fundamental, para efeito de otimização do processo de ensino-aprendizagem. O material constante da obra de Nunes Pereira, que subsidiou a elaboração da proposta de recurso para ensino dessa disciplina, foi realizada sob a perspectiva bibliográfica e de análise das narrativas mitológicas, visto que elas são consideradas um produto cultural e, desta forma, portadoras de conhecimento. Neste sentido, nossos objetivos relacionam-se com a elaboração da análise da obra com as representações sociais entendidas, com argumentações a respeito da contribuição do mito para a construção do conhecimento racional e a visão que se tem dele no meio científico. Só então, discutimos a transposição didática a partir das histórias dos parintintins (tribo que gerou as narrativas sobre o herói Baíra), bem como os pressupostos que fundamentam a proposta. Assim, se propõe a aplicação do recurso para ser utilizado na escola pelos professores com seus alunos, visando favorecer tanto a ressignificação de conteúdos específicos de ciências, como outras possibilidades de desenvolvimento de uma aula interdisciplinar. Espera-se que o recurso elaborado possa contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e que se perceba a importância de outros saberes para o consequente avanço da educação em ciências no estado do Amazonas. Palavras-chave: Mitos amazônicos. Herói civilizador e burlão. Transposição didática. Ensino-aprendizagem. Ensino de ciências.
Abstract: A presentation of the results from the research about myths, with an analysis of the book Experiences and Stories of Baíra – the Great Faker (Experiências e Estórias de Baíra - o grande burlão), of the author Nunes Pereira, and its use for Natural Science teaching. I made use of the traditional knowledge found in this book‘s stories. Thus, the research aimed to know how it was possible to transmit the scientifical knowledge of the traditional knowledge found in the narratives of Baíra, aiming to the matter of teaching science in the classroom visited by students of primary school, as an effect for the optimization of the process of teaching and learning. The constant material of Nunes Pereira‘s book which sponsored the elaboration of the proposal for resources for teaching this subject was made under the bibliographical perspective and analysis of the mythological narratives, since they are considered a cultural product and, in this way, carriers of knowledge. Hence, the aims are related with the elaboration of a book analysis with the understood social representations, with argumentations about the myth contribution to the construction of the rational knowledge and the current view people have in the scientific field. Only then, it has been discussed about the didactical transposition from the Parintintins stories (tribe that originated the narratives about the hero Baíra), as well as the presuppositions that are the foundation of the proposal. Therefore, it has been proposed the application of this resource to be used by the teachers with their students, aiming to support the redirection of specific content of science, as well as other possibilities of development of an interdisciplinary class. It is hoped that the elaborated resource could be able to contribute to the process of teaching and learning of the students and that its importance of other knowledge could be noticed for the further advance of the science education in the Amazonas State. Keywords: Amazonian Myths. Civilizing and faker hero. Didactical transpose. Teaching and learning. Science teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2636
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação e ciência - as lições de Baíra.pdf871,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons