DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Darlisângela Maria-
dc.date.available2020-05-18-
dc.date.available2020-05-28T02:05:54Z-
dc.date.issued2009-03-09-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2636-
dc.description.abstractA presentation of the results from the research about myths, with an analysis of the book Experiences and Stories of Baíra – the Great Faker (Experiências e Estórias de Baíra - o grande burlão), of the author Nunes Pereira, and its use for Natural Science teaching. I made use of the traditional knowledge found in this book‘s stories. Thus, the research aimed to know how it was possible to transmit the scientifical knowledge of the traditional knowledge found in the narratives of Baíra, aiming to the matter of teaching science in the classroom visited by students of primary school, as an effect for the optimization of the process of teaching and learning. The constant material of Nunes Pereira‘s book which sponsored the elaboration of the proposal for resources for teaching this subject was made under the bibliographical perspective and analysis of the mythological narratives, since they are considered a cultural product and, in this way, carriers of knowledge. Hence, the aims are related with the elaboration of a book analysis with the understood social representations, with argumentations about the myth contribution to the construction of the rational knowledge and the current view people have in the scientific field. Only then, it has been discussed about the didactical transposition from the Parintintins stories (tribe that originated the narratives about the hero Baíra), as well as the presuppositions that are the foundation of the proposal. Therefore, it has been proposed the application of this resource to be used by the teachers with their students, aiming to support the redirection of specific content of science, as well as other possibilities of development of an interdisciplinary class. It is hoped that the elaborated resource could be able to contribute to the process of teaching and learning of the students and that its importance of other knowledge could be noticed for the further advance of the science education in the Amazonas State. Keywords: Amazonian Myths. Civilizing and faker hero. Didactical transpose. Teaching and learning. Science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMitospt_BR
dc.subjectHeroipt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleEducação e Ciência: as lições de Baírapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T02:05:54Z-
dc.contributor.advisor1Aleixo, Marcos Frederico Krüger-
dc.contributor.referee1Aleixo, Marcos Frederico Krüger-
dc.contributor.referee2Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza-
dc.contributor.referee3Pacheco, Frantomé Bezerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368034905568044pt_BR
dc.description.resumoApresentação do resultado da pesquisa sobre mitos, com análise do livro Estórias e experiências de Baíra - o grande burlão, de Nunes Pereira, e seu aproveitamento no ensino de Ciências naturais. Tomam-se, como objeto, os saberes tradicionais presentes nas narrativas da obra acima referida. Assim, a investigação buscou saber como é possível transpor os conhecimentos científicos sobre os saberes tradicionais encontrados nas narrativas de Baíra, centrados na questão do ensino de ciências, para o espaço de sala de aula frequentado por estudantes do ensino fundamental, para efeito de otimização do processo de ensino-aprendizagem. O material constante da obra de Nunes Pereira, que subsidiou a elaboração da proposta de recurso para ensino dessa disciplina, foi realizada sob a perspectiva bibliográfica e de análise das narrativas mitológicas, visto que elas são consideradas um produto cultural e, desta forma, portadoras de conhecimento. Neste sentido, nossos objetivos relacionam-se com a elaboração da análise da obra com as representações sociais entendidas, com argumentações a respeito da contribuição do mito para a construção do conhecimento racional e a visão que se tem dele no meio científico. Só então, discutimos a transposição didática a partir das histórias dos parintintins (tribo que gerou as narrativas sobre o herói Baíra), bem como os pressupostos que fundamentam a proposta. Assim, se propõe a aplicação do recurso para ser utilizado na escola pelos professores com seus alunos, visando favorecer tanto a ressignificação de conteúdos específicos de ciências, como outras possibilidades de desenvolvimento de uma aula interdisciplinar. Espera-se que o recurso elaborado possa contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e que se perceba a importância de outros saberes para o consequente avanço da educação em ciências no estado do Amazonas. Palavras-chave: Mitos amazônicos. Herói civilizador e burlão. Transposição didática. Ensino-aprendizagem. Ensino de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesABRANTES, A. A.; MARTINS, A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.11, n.22, p.313-25, mai/ago 2007. ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. O Olhar Reflexivo do Educador: A Televisão na Prática Docente. 2005. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R0007-1.pdf. Acesso em: jul. 2008 ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Transposição didática: por onde começar? São Paulo: Cortez, 2007. AMORIM, Antonio Brandão de. Origem do fogo. In Lendas em nheengatu e em português. Ed. fac-sim. da de 1928. Manaus: Associação Comercial do Amazonas, 1987. (Hiléia Amazônica, 6). ANDRADE, Mário de. Macunaíma (o herói sem nenhum caráter). 13. ed. São Paulo: Martins, 1976. ASTOLFI, Jean-Pierre; DEVELAY, Michel. A didática das ciências. Tradução Magda S. S. Fonseca. Campinas, SP: Papirus, 1990. BARROS, Marcelo Alves; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A HISTÓRIA DA CIÊNCIA ILUMINANDO O ENSINO DE VISÃO. Revista Ciência & Educação, 1998, 5(1), 83–94. BOECHART, Walter (Org.) Mitos e arquétipos do homem contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. BEJARANO, Nelson Rui Ribas; CARVALHO Anna Maria Pessoa de. Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos. Ver. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 1–15, 2003. BRITO, Armando A. de Sousa e. “Flogisto”, “Calórico” & “Éter”. C.Tecn. Mat., dez. 2008, vol.20, no.3-4, p.51-63. ISSN 0870-8312. 100 BROCKINGTON, Guilherme; PIETROCOLA, Maurício. Serão as regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de física moderna? http:\Investigações em Ensino de Ciências - ISSN 1518-8795.htm11/05/2006. Acesso em: dez.2007. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, Rj: Vozes, 2006. CONSORTI, José Renato; RABETTI, M. L. TRICKSTER - uma figura mitológica inserida numa narrativa popular. 2001. Disponível em: http://www.furb.br/especiais/download/654109-243019. Acesso em: jun. 2008. COSTA, Selda Vale da. Labirintos do saber: Nunes Pereira e as culturas Amazônicas: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP. 1997. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais). D‘AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo Cotez, 2007. ELIADE, Mircea. Aspectos do Mito. Trad. Manuella Torres. Editora Perspectiva do homem/edições 70, 2000a. _____________. Mito e realidade. Trad. Póla Civelli Editora Perspectiva. 2000b, p. 179. _____________. O Sagrado e o Profano. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992. (Tópicos). FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Ver. Atual. Curitiba: Positivo, 2004. FEYERABEND, Paul K. Contra o método. Tradução Cezar Augusto Mortari. São Paulo: Editora UNESP, 2007. GALIAZZI, Maria do Carmo [et all]. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.249-263, 2001. 101 GHEDIN, Evandro. A filosofia e o filosofar. São Paulo: Uniletras, 2003. GLEISER, Marcelo. A dança do universo: dos mitos de criação ao Big Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. GOTTSCHALL, Carlos Antonio Mascia. Do mito ao pensamento científico: a busca da realidade de Tales a Einstein. 2ª ed. São Paulo: Editora Atheneu; Porto Alegre: Fundação Universitária de cardiologia, 2004. HENNIG, Georg J. Metodologia do Ensino de Ciências. 3ª Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998. JABOUILLE, Victor. Iniciação à Ciência dos Mitos. Lisboa: Editorial Inquérito Limitada, 1986. JAKIEVICIUS, Mônica; HERMANSON, Ana Paula. Investigando a natureza: ciências para o ensino fundamental. Ilustrações de Ulhôa Cintra Com. Vis. E Arq. S/S Ltad. São Paulo: IBEP, 2006. JAPIASSÚ, Hilton. A crise da razão e do saber objetivo as ondas do irracional. São Paulo: Editora Letras & Letras, 1996. KRÜGER, Marcos Frederico. Amazônia: Mito e literatura. 2ª ed. Manaus: Editora Valer/Governo do Estado do Amazonas, 2005. KUHN, Thomas S. A lógica da descoberta ou psicologia da pesquisa. In LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Alan (org.). A crítica e o desenvolvimento do conhecimento: quarto volume das atas do Colóquio Internacional sobre Filosofia da Ciência, realizado em Londres em 1965. Traduzido por Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix: Ed. da Universidade de São Paulo, 1979. LEITE, Miriam Soares. Recontextualização e Transposição Didática – introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2007. LÉVI-STRAUSS, Claude, 1908. O pensamento selvagem. Tradução: Tânia Pellegrini. Campinas, SP: Papirus, 1989. 102 _____________ .A oleira Ciumenta. Tradução: Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (orgs.). Currículo de ciências em debate. Campinas, SP: Papirus, 2004. MARANDINO, Martha. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação Maio /Jun /Jul /Ago 2004 N°/ 26. MONTEIRO, M. A. A.; TEIXEIRA, O. P. B. Propostas e Avaliação de Atividades de Conhecimento Físico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Brás. Ens. Fís., v. 21, n. 1: p. 65-82, abr. 2004. MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. Trad. Roberto Leal Ferreira, Álvaro Cabral. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção Práxis) MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (org.). Educação em ciências: produção de currículo e formação de professores. 2ª Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. MORAIS, Regis de. Evoluções e revoluções da ciência atual. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Trad. Ilana Heineberg. 2ª. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2005. NARDI, Roberto; BASTOS, Fernando; DINIZ, Renato E. S (orgs.). Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para formação de professores. 5. ed. São Paulo: Escrituras Editoras, 2004. (Educação para a ciência). PEREIRA, Nunes. Experiências e estórias de Baíra – O grande Burlão. 4ª ed. ver. Manaus: Academia Amazonense de Letras, Governo do Estado do Amazonas e Editora Valer, 2007. 103 _____________. Moronguêtá: um Decameron indígena. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília, INL, 1980. 2 v. (Retratos do Brasil, 50-50a) PERRENOUD, Ph. Construir competências é virar as costas aos saberes? In Pátio. Revista pedagógica (Porto Alegre, Brasil) n° 11, Novembro 1999, pp. 15-19. PESSIS-PASTERNAK, Guitta. A Ciência: deus ou diabo? Trad. Edgard de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco. São Paulo: Editora UNESP, 2001. PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR. v. 1, n. 2, p. 77 – 86, jul.-dez. 2006. POPPER, Kal. A demarcação entre a Ciência e Metafísica. In CARRILHO, Manoel Maria. Epistemologia: posições e críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991, p. 202-265. RIBEIRO, Darcy. Uirá vai ao encontro de Mairá. In Uirá sai à procura de Deus: ensaios de etnologia e indigenismo. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. ROCHA, Everardo, 1951. O que é mito. São Paulo: Brasiliense, 1999. (Coleção primeiros passos). RODRIGUES, Maria Inês Ribas; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de PROFESSORES – PESQUISADORES: reflexão e mudança metodológica no ensino de física – o contexto da avaliação. Ciência & Educação, v.8, nº1, p.39 – 53, 2002. RUTHVEN, K. K. O mito. Tradução Ester Eva Horivitz de BeerMann.São Paulo: Editora Perspectiva, 1997, p. 120. SANT‘ANNA, D., BITTENCOURT, J., & OLSSON, S. Transposição e Mediação Didática no Ensino de Frações. BOLEMA: Mathematics Education Bulletin = BOLEMA: Boletim de Educação Matemática [Online] 20:27. Disponível: http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index. Acesso em: ago. 2008. SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. Rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002. 104 SILVA; Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donisete (org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para os professores de 1° e 2° graus. 4.ed. São Paulo. Global: Brasília: MEC: MARI: UNESCO, 2004. VIDAL, Lux Boelitz. Mito, História e Cosmologia: as diferentes versões da guerra dos Palikur contra os Galibi entre os povos indígenas da Bacia do Uaçá, Oiapoque, Amapá1 Revista De Antropologia, São Paulo, USP, 2001, V. 44 nº 1. VILLANI, Alberto. Filosofia da Ciência e Ensino de Ciência: uma analogia. Ver. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001. Disponível: 26/jun/07 ZUFFI, Edna Maura; PACCA Jesuína Lopes de Almeida. O conceito de função e sua linguagem para os professores de matemática e de ciências. RO a & Educação, v.8, nº1, p.1 – 12, 2002.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação e ciência - as lições de Baíra.pdf871,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons