DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Norma Aparecida Lopes De-
dc.date.available2020-05-14-
dc.date.available2020-05-28T02:01:37Z-
dc.date.issued2008-03-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2632-
dc.description.abstractThis research had the concern, the investigation of the difficulties experienced by teachers of early grades of elementary school to work about creativity in teaching science and to achieve guidelines for improving the training continues in education. The same goes, under the line of Research about Teacher Education for the Teaching of Science in Amazonia. It has as general objective of the research, provide a methodology about the needs for innovative teaching of science today, which contributes to the continuous training of teachers. In this way, reflected about the Teaching of Science, the integration of knowledge, creativity, teacher training and the reality of Teaching Science from Manaus city. In this context, as well as suggesting limits and weaknesses of teaching practice, it was possible to overcome, discussing it and identifying it from the potential of interactions between the conceptual dimensions of teaching and learning of Teaching Science through the implementation of educational workshops. To this end, it drafted a manual of guidelines about methodological Creativity in Teaching Science: How to explain phenomena in a simple way, which lists the indicators of creativity which is proposed as it shows possible connections and systematizing the process integrator, allowing teachers to practice reflexive in seeking to overcome the scenario presented in education today. methodological proposal that relates the indicators of creativity with the proposal is presented, indicating possible connections and systematizing the process integrator, to reflective practice in the pursuit of overcoming the scenario set out in education today.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleCriatividade no Ensino de Ciências: uma necessidade na prática docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T02:01:37Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Barrera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee2Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee3Lizardi, Patrícia Sánchez-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4475810090674269pt_BR
dc.contributor.referee4Jurema, Jeffeson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4506653588459752pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como preocupação, a investigação das dificuldades vivenciadas pelos professores das primeiras séries do Ensino Fundamental para trabalhar a criatividade no Ensino de Ciências e de realizar orientações para melhorar a formação continua no ensino. O mesmo insere-se, no âmbito de investigação da linha de Pesquisa de Formação de Professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. Tem-se como objetivo geral da pesquisa, apresentar uma proposta metodológica partindo das necessidades inovadoras para o Ensino de Ciências atual, que contribua com a formação continua dos professores. Nessa trajetória, refletiu-se sobre o Ensino de Ciências, a integração do conhecimento, a criatividade, a formação de professores e a realidade do Ensino de Ciências na cidade de Manaus. Nesse contexto, além de apontar limites e fragilidades da prática docente, buscou-se possibilidades de superação, discutindo-se e identificando-se as potencialidades oriundas das interações conceituais entre as dimensões do ensino e da aprendizagem do Ensino de Ciências, através da realização de oficinas pedagógicas. Para tanto, elaboro-se um manual de orientações metodológico intitulado Criatividade no Ensino de Ciências: Como explicar fenômenos de forma simples, que relaciona os indicadores da criatividade que tem como proposta, evidenciar conexões possíveis e sistematizando o processo integrador, possibilitando aos docentes a prática reflexiva na busca de superação do cenário apresentado no ensino atual. proposta metodológica que relaciona os indicadores da criatividade com a proposta que se apresenta, evidenciando conexões possíveis e sistematizando o processo integrador, objetivando a prática reflexiva na busca da superação do cenário estabelecido no ensino atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. O processo da criatividade. São Paulo: Makron, 2000. AMAZONAS, Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Plano Estadual de Educação. Disponível em <www.seduc.am.gov.br/principal2.asp?Link=noticia9>. Acesso 25 de julho 2007. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2º ed. São Paulo: Moderna, 2001. BODEN, Margaret. What is Creativity?, in Dimensions of Creativity, M. A. Boden (editor) MIT Press 1994. BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. <Disponível em www.mec.gov.br/acs/pdf/pne.pdf>. Acesso 20 março de 2007. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. CACHAPUZ, Antônio ... [et al], (organizadores). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CAPRA, Fritjof. A teia da Vida: Uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. 11 ed. São Paulo: Cultrix, 1996. CARVALHO, A M.P., VANNUCCHI, A I., BARROS M.A., GONÇALVES M.E., Rey R. C. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento físico. São Paulo: Scipione, , 1998. CAVALCANTI, Lara de Souza. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1998. COLL, César et all. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação. Rio Grande do Sul: Artmed , 2001. CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 12 ed. São Paulo: Papirus, 2001. FERNÁNDEZ 2000. DE BONO, Edwar. El pensamento lateral. Espane: Ediciones Piados, 1987. DE LA TORRE, S. Educar en la Creatividad. Madrid: Narcea, 1987. FURTER, Pierre. Educação e Vida. Petrópolis: Vozes, 1966. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez. 1994. FERNÁDEZ, I. Análisis de lãs concepciones docentes sobre la activida cientifica: Uma propuesta de transformación. Tesia Doctoral. Departament de Didática de lês Ciências Experimentals. Universidad de Valencia, 2000. DE LA TORRE, Saturnino. Educar en creatividad. Madri: Nancea, 1982. DE BONO, Edwar. El pensamiento lateral. España : Ediciones Piados, 1986. GARCÍA Ramis, Lisardo. Autoperfeccionamiento docente y creatividad. Curso pre-reunión. Pedagogía 97. La Habana, 1997. GARCIA, Regina Leite. Discutindo a escola pública de Educação Infantil – a reorientação escolar. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001. GARDNER, Howard. Estrutura da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1984. GONZÁLEZ Valdés, América: Como propiciar a criatividade. Havana: Ciências Sociais, Psicologia Social, 1990. GOUVEIA, M. S. F. Cursos de Ciências para professores do 1o. grau: elementos para uma política de formação continuada. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1992, 252p. GORDON, William. Estrategias para la creatividad sinéctica. México: Editorial Herreo Hnos, 1994. GUILFORD, J. Creatividad y Educación. Barcelona Editorial Paidos, 1991. GUZMÁN, Roberto Macieira. O caráter criador como característica da atividade pedagógica profissional. Havana , 2001. HENNING, Georg.J. Metodologia do Ensino de Ciências. 3ª Ed. Porto Alegre: ed Mercado Aberto, 1998. HUTZ, C. S & E BANDIRA, D. R. Avalição psicológica no Brasil: Situação atual e desafios para o futuro. Em O. H. Yamamoto & V. V. Goveia ( Org ) . Construindo a psicologia brasileira. ( pp. 261-278) são Paulo: Casa do psicólogo, 2003. KALHIL, J. B. Estratégia pedagógica para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa . Tesis en opción al grado científico de Doctora em Ciências Pedagógicas. Habana, Cuba, 2003. KALHIL, J. B. Qualidade educacional: Criatividade no ensino de ciências. Em prelo. KOSI, K. Dialética do concreto. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1989 KRUSTIESKY, V.A. Intensificação do ensino e formação de um pensamento criador independente e ativo. Material mimeografiado. LIBÂNEO, José Carlos – Adeus professor, adeus professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez 1984 LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986. MANACORDA, Mário Alingheiro. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São paulo: Cortez; Autores Associados,1992 . MARÍN, Ricardo. SATURRINO . Del la, Manual de la Creatividad. Aplicaciones educativas. Barcelona :Vicens Vives,1991. MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: reflexões alternativas. Campinas, SP: Papirus, 2000 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). 2000 MARQUEZ R, Aleida. El perfil del escolar potencialmente talentoso. Ponencia Congreso Pedagogía 95. 2002 MARTÍNEZ Llantada, MARTHA C. Dr. O trabalho criador, uma necessidade da escola de hoje. La Havana: 2003. MARTÍNEZ Llantada, MARTA. C. Dr. Actividad pedagógica y creatividad. La Habana: Pedagogia 1993. MARTÍNEZ Llantada, MARTHA C. Dr.: A criatividade na escola. Havana: Palácio das convenções, 1990. MEHLHORN, G. y MEHLHORN, H. El Pensamiento creador y la actividad creadora de los estudiantes. Revista Educación Superior Contemporánea. 3-39, 1982 MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2002. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessário à educação do futuro. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001. MOREIRA, Marcos Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. NARDI, Roberto; BASTOS, Fernando; DINIZ, Renato. Pesquisa em ensino de ciências: Contribuições para a formação de Professores. São Paulo: Escrituras, 2004. NAVEGA, Sergio. Inteligência Artificial, Educação de crianças e o Cérebro Humano. Leopoldianum, Revista de Estudos de Comunicações da universidade de santos ( Ano 25, Nº72 fevereiro. 2000, pp 87- 102 ). OSBORN, A. F. Applied imagination. New York: Scribner, 1963 PARNES, Sydney. Guía del comportamiento creador. Módulo 1 . México: Diana, 1973. PERREIRA, Wally C. – Educação de professores na era da globalização: subsídios para uma proposta humanista. Rio de Janeiro: Nau, 2000. PIAGET, Jean. O Direito à Educação no Mundo Atual. In:. Para Onde Vai a Educação? Trad. Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984. PIMENTA, Selma Garrido. Saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. PINHO ALVES, J. Regras da Transposição Didática aplicada ao Laboratório Didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17. Nº. 2. Agosto 2000. RACHENKO, I. P. Organização científica do trabalho do professor. Moscou, 1987. REYES, Gloria E. Pedagogía de la creatividad en el programa GNACI y un proyecto de turis- mo científico estudiantil. Pedagogía . 1997.. ROGERS, Carl. Libertad y. Creatividad en la Educación. España: Paidós. 1991. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. ver. e ampl. São Paulo: Cortez, 2000. SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais flexivos. In: NÓVOA (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992. STERNBERG, R. G. The Nature of Creativity. Cambridge: University Press. 1988 TORRANCE, E.L. Teorías y prácticas sobre creatividad y calidad. La Habana: Editorial Academia, 1992 VIEIRA, F. Uma prática reflexiva de formação de professor. Rio Tinto ( PT ) : Asa, 1993. VIGOTYSK, L. S. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone e Edusp. 1988. WECHSLER, M. e NAKANO, T. C. Caminhos para a avaliação da criatividade: perspectiva brasileira. Em R. Primi (org) in Avaliação psicológica. Campinas: IDB< 2004.pt_BR
dc.subject.cnpqEducacãopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
norma.pdf527,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons