DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2623
Título: Síndrome de Burnout em professores e alunos do programa de mestrado Ensino de Ciências da Amazônia: uma contribuição para formação de professores
Autor(es): Sampaio, Eliana Santos
Orientador(es): Monteiro, Ierecê Barbosa
Palavras-chave: Síndrome de Burnout;Formação de Professores;Alunos;Práticas Pedagógicas;Ensino de Ciências
Data do documento: 12-Mai-2009
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A preocupação com a qualidade de vida dos Professores e Alunos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA motivaram a investigação das características da Síndrome de Burnout (SB) configurando assim a principal problemática desse trabalho. Burnout é resultado de esgotamento, decepção e perda de interesse pela atividade de trabalho, que surge nas profissões que mantém contato direto com pessoas. Os professores estão entre os profissionais que mais sofrem com a SB. Com objetivo de verificar as possibilidades burnout nos docentes e mestrandos, também professores, foram utilizados os instrumentos (questionários: CBP-R e MBI-ED) que enfatizam os resultados nas dimensões burnout: Exaustão Emocional (EE), Despersonalização (DE) e Realização Profissional (RP). As concepções teóricas postuladas pelos autores contribuiram para a construção do referencial teórico, assim como para o percurso metodológico da pesquisa, no que diz respeito ao modelo téorico burnout. Os resultados observados indicaram um professor confortável com sua situação social e financeira, porém inquieto com os rumos do ensino e aprendizagem, ao contrário dos alunos, que revelaram alto grau de estresse isolado, além de dificuldades de ordem financeira, pessoal e interpessoal no trabalho, resultante de conflito de interesse. Além de outros aspectos relacionados as expectativas de conclusão do mestrado. As analises dos resultados serviram de parâmetros para criação do produto. Trata-se de uma mídia (DVD) de fácil acesso, com intuíto de fornecer informações de identificação e controle da Síndrome de Burnout, que possa contribuir para minimizar os conflitos resultantes de um comportamento prejudicial às práticas docentes no Ensino de Ciências
Abstract: The concern about the Teachers' and students' quality of life of the Amazon Science Teaching Master's Program of the University of the State of Amazonas – UEA motivated the investigation of the Burnout Syndrome (BS) proving the main problem of this work. Burnout is a result of exhaustion, deception and loss of interest for work that appears in the professions that maintain the direct contact with people. The teachers are the most professionals that are affected for this syndrome. With the objective of verifying the Burnout possibilities on those that are getting their masters degree (students) and the teachers, as well, the instruments that have been used (Questionnaires: CBP-R and MBI-ED) that emphasize the results in the Burnout's dimension: Emotional exhaustion (EE), Depersonalization (DE) and Professional Accomplishment (PA). The claimed theoretical conceptions by the authors have contributed for the construction of the theoretical reference and, as well, for the methodological passage of the research, when pointed out about the theoretical Burnout model. The results observed indicated that a teacher that is fine with his social and financial situation, but concerned about the ways that teaching and learning process are going to take, in contrast of the students, that revealed high isolated interested degree, besides the financial, personal and interpersonal difficulties at work, resulting of a conflict of interests. Besides other aspects related to the expectations on concluding the master's. The analysis of the results were very useful for the parameters of a products creation. It is about a easy-share media (DVD) with the objective of sharing information to identify and control the Burnout syndrome, that can contribute to minimize other conflicts resulting of a harmful behavior to the teacher's practical on Science Teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2623
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons