DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Eliana Santos-
dc.date.available2020-05-11-
dc.date.available2020-05-15T04:03:13Z-
dc.date.issued2009-05-12-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2623-
dc.description.abstractThe concern about the Teachers' and students' quality of life of the Amazon Science Teaching Master's Program of the University of the State of Amazonas – UEA motivated the investigation of the Burnout Syndrome (BS) proving the main problem of this work. Burnout is a result of exhaustion, deception and loss of interest for work that appears in the professions that maintain the direct contact with people. The teachers are the most professionals that are affected for this syndrome. With the objective of verifying the Burnout possibilities on those that are getting their masters degree (students) and the teachers, as well, the instruments that have been used (Questionnaires: CBP-R and MBI-ED) that emphasize the results in the Burnout's dimension: Emotional exhaustion (EE), Depersonalization (DE) and Professional Accomplishment (PA). The claimed theoretical conceptions by the authors have contributed for the construction of the theoretical reference and, as well, for the methodological passage of the research, when pointed out about the theoretical Burnout model. The results observed indicated that a teacher that is fine with his social and financial situation, but concerned about the ways that teaching and learning process are going to take, in contrast of the students, that revealed high isolated interested degree, besides the financial, personal and interpersonal difficulties at work, resulting of a conflict of interests. Besides other aspects related to the expectations on concluding the master's. The analysis of the results were very useful for the parameters of a products creation. It is about a easy-share media (DVD) with the objective of sharing information to identify and control the Burnout syndrome, that can contribute to minimize other conflicts resulting of a harmful behavior to the teacher's practical on Science Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleSíndrome de Burnout em professores e alunos do programa de mestrado Ensino de Ciências da Amazônia: uma contribuição para formação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-15T04:03:13Z-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037699426824177pt_BR
dc.description.resumoA preocupação com a qualidade de vida dos Professores e Alunos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA motivaram a investigação das características da Síndrome de Burnout (SB) configurando assim a principal problemática desse trabalho. Burnout é resultado de esgotamento, decepção e perda de interesse pela atividade de trabalho, que surge nas profissões que mantém contato direto com pessoas. Os professores estão entre os profissionais que mais sofrem com a SB. Com objetivo de verificar as possibilidades burnout nos docentes e mestrandos, também professores, foram utilizados os instrumentos (questionários: CBP-R e MBI-ED) que enfatizam os resultados nas dimensões burnout: Exaustão Emocional (EE), Despersonalização (DE) e Realização Profissional (RP). As concepções teóricas postuladas pelos autores contribuiram para a construção do referencial teórico, assim como para o percurso metodológico da pesquisa, no que diz respeito ao modelo téorico burnout. Os resultados observados indicaram um professor confortável com sua situação social e financeira, porém inquieto com os rumos do ensino e aprendizagem, ao contrário dos alunos, que revelaram alto grau de estresse isolado, além de dificuldades de ordem financeira, pessoal e interpessoal no trabalho, resultante de conflito de interesse. Além de outros aspectos relacionados as expectativas de conclusão do mestrado. As analises dos resultados serviram de parâmetros para criação do produto. Trata-se de uma mídia (DVD) de fácil acesso, com intuíto de fornecer informações de identificação e controle da Síndrome de Burnout, que possa contribuir para minimizar os conflitos resultantes de um comportamento prejudicial às práticas docentes no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Wilson C. Defesas do ego: leitura didática de seus mecanismos. São Paulo: Ágora, 1996. ARAÚJO,Tânia M; SENA, Ivone P; VIANA, Márcia A; ARAÚJO, Edna M. Malestar docente: Avaliação de Condições de Trabalho e Saúde em Instituições de Ensino Superior. Revista Baiana de Saúde Pública. Vol 29. jan/ jun. 2006. Disponível: www.sinpro-ba.org.br/saúde. Acesso: 14/06/2009 APPLE, M.W. "Relações de classe e de gênero e modificações no processo de trabalho docente." Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 60, Fev. 1987. p. 3-14. BARRA, V. M.; LORENZ, K. M. Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil, período: 1950-1980. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 38, n. 12, p. 1970 - 83, dez. 1986. BARNEY, J.B. Looking inside for competitive Advantage. Academy of Mangement Executive, 9 (4): 49 – 61,(1995) BARBOSA, Ierecê M. Burnout e suas implicações no ensino de ciências. Revista eletrônica ARATÉ. Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus- 2008 BENEVIDES-PEREIRA, Ana M. Burnout- quando o trabalho ameaça o bem estar do trabalhador. Casa do Psicológo: São Paulo 2002. ____________________, Ana M. O Estado da Arte do Burnout no Brasil. Universidade Estadual de Maringá-PR(2002).Revista eletrônica InterAção Psy, Ano 1, no.1 Agosto de 2003. Disponível: www.dpi.uem.br/artigo. Acesso: 15/06/2006. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. São Paulo: Saraiva, 1997. _______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais, 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRITO, LUIS C. Cerquinho de (Org). Sociedade Educação e Formação do Sujeito. Manaus: EDUA, CEFORT/UFAM, 2006. BYRNE, B. The Maslach Burnout Inventary: testing for factorial validity and invariance across elementary, intermediate and secondary teachers. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 66, 3, 197-213. 1993. CARDOSO, W.L.C & GUIMARÃES, L.A.M., Atualização sobre a Síndrome de Burnout,2003. Disponível: www.datamundo.com.br/oficinas_de_ideias acesso: 27/08/2008. CARVALHO, M.M.B. O professor – Um profissional, sua saúde e a educação da saúde na escola. São Paulo: USP. Tese de doutorado. Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 1995. CARLOTTO, Mary S. & CÂMARA, Sheila G. Análise Fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de Instituição Particular. Psicologia do Estudo. Maringá, PR, vol.9 no. 3 set.2004 (pp.499- 505) __________, Mary S. A síndrome de Burnout e o Trabalho Docente. Psicologia em Estudo. No. 7, ano 2002. Disponível: www.psicologado.com/site/artigos/saude. Acesso: 9/ 10 / 2007. ___________. Síndrome de Burnout e Características de Cargos em Professores universitários. RPOT. Vol.4, no. 2. Jun/Dez 2004. (p.145-162) _____________. Síndrome de burnout e a satisfação no trabalho: um estudo com professores universitários. In. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. CHERNISS, W. Beyond burnout. New Yorque: Rotlese,1995 CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 6a.ed. São Paulo: Atlas, 2004. CODO, Wanderlei (Coord) Educação: Carinho e Trabalho. 4ª. edição. Petrópolis, RJ: Vozes/ 2006. CODO, Wanderlei & VASQUES-MENEZES, Iône. O que é burnout? Educação Carinho e Trabalho (PP.237-253) CODO, W. (org) Petropólis/RJ: Ed. Vozes, 2006. CODO, Wanderlei & GAZZOTTI, Andréa A,. Trabalho e Afetividade Educação Carinho e Trabalho (PP.48 - 60) CODO,W. (org) Petropólis/RJ: Ed. Vozes, 2006. DELEUZE, G. Lógica dos Sentidos 4ª.ed.Trad. Luiz Roberto Salinas Forte. São Paulo: Perspectiva, 1998. DEJOURS, C. A loucura do trabalho. Estudo de psicopatologia do trabalho. 5ªed. São Paulo. Cortez-Oboré. 1992. DINIZ-PEREIRA, Denilson. Prática Pedagógica de Professores de Ciências Naturais em Manaus-Brasil: Uso de Instrumentos Didáticos no Ensino. Dissertação apresentado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Amazônia- Universidade Estadual do Amazonas. UEA, 2008. ESTEVE, J. M. O Mal-Estar Docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo. EDUSP. 1999. _______, J.M. Mudanças Sociais e Função Docente. In: NÓVOA, António.(org.). Profissão Professor. 2ª ed.Porto, Portugal, Ed. Porto,1995, p. 93-124. ENGUITA, M. F. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Revista Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 4, p.41-61, 1991. FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. Editora Saraiva, 2003 FARBER, B.A. Crisis in education – stress and burnout in the American teacher, San Francisco,Oxford: Jossey-Bass Publischers.1991 FERENHOF, I &FERENHOF, E. Burnonut em Professores. Revista cientificaCentro Universitário Nove de Julho - São Paulo, V.4 n.1 p.131/151-2002. Disponível: www4.uninove.br. Acesso:29/05/2007 FREUDENBERGER, H. J. Staff burnout. Journal of Social Issues, v. 30, p. 159-165, 1974. ________________, Hebert J. & RICHELSON, G. Estafa: O alto custo dos Empreendimentos. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1991 FORMIGHIERI, Valana J. Burnout em Fisioterapeutas: Influências sobre atividades de trabalho e bem-estar físico e psicológico. Dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. GASPARINI, Sandra M.; BARRETO,Sandra M.& ASSUNÇÃO.Ada A. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre a saúde.Universidade federal de Minas Gerais.(2003).Disponível: www.scielo.br. Acesso: 31/2/2009 GARCIA MORENTE, M. Virtudes y vícios de La Profisión Docente. In: Escritos Pedagógicos. Madri: Espasa, 1975. GOODWIN,C.J. História da Psicologia Moderna . São Paulo: Ed. Cultrix, 2005. GIL, Antônio C . Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas, São Paulo, 1999 GIL-MONTE Pedro R. El Síndrome de Quemarse por El trabajo (SQT) (BURNOUT): Desarollo y estratégia de intervención: Congréss Penitenciari Internacional. Barcelona, 2006. __________ P. R. & PIERÓ, J. M. Desgaste Psiquico em El Trabajo: El síndrome de quemarse. Madri. Sintese Psicologia, 1997 GONZALES-GUTIERREZ, J. L, MORENO-RODRIGUES, R. ,PEÑACOBAPUENTE, C.,ALCOCER-COSTA, N. ALONSO-RECUO, L. ,BARCO-CERRO, P.,& ARDOY-CUADROS, J. Burnout in ocupational therapy: na analysis focused on the level of individual and organizational consequences. Psychology in Spain, 8, 98-105.2004 GUIMARÃES. V. S. Pesquisa em educação Alternativas Investigativas com Objetos Complexos. São Paulo: edições Loyola, (p.149 a 163). 2006 HYPÓLITO, A. L. M. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. Campinas:Papirus, 1997. KRASILCHIK, M. Reforma e Realidade O caso do Ensino de Ciências. São Paulo Perspectiva 2007. Disponível: www.biblioteca.universia.net. Acesso: 02/03/2009 _____________.M Formação de professores e ensino de Ciências: tendências nos anos 90. In: MENEZES, L. C. (Org.) Formação continuada de professores de Ciências. Campinas: Autores Associados, 1996. p. 135-40. KYRIACOU, C. Essential Teaching skills Chaltenham: Stanley Thornes.1998. JIMENEZ B.M et al. Avaliação do burnout em professores e comparações de instrumentos: CBP-R E MBI-ED. Revista Psicologia em Estudo, vol.7, n 1. p. 11-19 Maringá. Jan/jun. 2002. Disponível: http://www.scielo.br/scielo. Acesso: 05/05/ 2008. LACEY, H. & SHWARTZ, B. A formação de Transformação de Valores. Psicologia Revista-PUC – São Paulo-PUC/São Paulo, Lazárus. V1. N.1.p91- 124 (1993). LANCILLOTTI, S. S. P. ; SOUZA, C. V. C. ; SILVA, C. M. C. S. ; BURLAMAQUI, F. R. ; FLORES, S. M. . A objetivação do trabalho na escola: implicações educativas atuais. Intermeio Revista do Mestrado em Educação Ufms, Campo Grande - MS, v. 4, n. 8, p. p. 26-p. 29, 1998. LOPES, Eliane Marta T. (Org). A psicanálise escuta educação. Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2006. LORENZETTI.L & DELIZOIC,D. Alfabetização Cientifica no Contexto das Séries Iniciais. Ensaio-Pesquisa em Educação. V.3,n.1, 2001. Disponível: www.fortium.com.br Acesso: 10/09/2007. LEONTIEV, A. O. Desenvolvimento do Psiquismo, Lisboa: Horizonte, 1978. LEITE, Nádia Maria B. Sindrome de Burnout e relações sociais no trabalho um estudo com professores da educação básica. Dissertação de mestrado – UNB/ Brasília - DF, 2007. Disponível: www.biblioteca.universia.net Acesso: 05/08/2008. LIPP, Marilda. O Estresse do Professor. Campinas, SP; Papirus, 2002. 5ª. edição 2007. MUCHINSKY, Paul M. Psicologia Organizacional. 7.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. MASLACH, Christina. Promovendo o Envolvimento e Reduzindo o Burnout. In Anais do VI Congresso de Stress da ISMA-BR e VIII Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Porto Alegre: CD-ROM. 2006 __________,Christina & LEITER, Michel. Trabalho – Fonte de Prazer ou desgaste. (trad. Mônica Saddy Martins) Campinas, SP: Papirus: 1999. _________, Christina.; JACKSON S. E. The Maslach burnout inventory: research edition. Palo Alto: Consulting Psychologists. 1981. _________, Christina. P., JACKSON, S. E., & LEITER, Michel. P. Maslach Burnout Inventory Manual (p. 52). (3ª ed.) Palo Alto: Consulting Psychologist Press. 1996 __________, SCHAUFELI & LEITER. (2001) Job Burnout. Annual Review of Psychology, 52, 397-422. MARCONI, M.A; LAKATOS, E, M. Técnicas de Pesquisa. 2.ed. São Paulo: Ed. Atlas S.A. 1990. MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: MS, 2001. MINAYO, M.C.S. (Org) Pesquisa Social: Teoria Método e Criatividade. Rio de janeiro: Vozes, 1996 MICHAELIS, A. Dicionário da Língua Portuguesa. Ed. São Paulo: Melhoramento, 2009 MOSQUERA, J.J.M. La autonomia Del professorado. Madrid: Morata,1997 MORAES, GLAÚCIA p. Alcoolismo e as Organizações. 2004 Disponível: WWW.ph.cetefpr.br acesso: 11/06/2009 MORENO–JIMÉNEZ, B., GARROSA, E., & GONZÁLEZ, J.L. La evaluación del estrés y el burnout del profesorado: el CBP-R. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones,2000 16,no. 2 pag.151–171. Disponível: http://www.uam.es/gruposuv/esalud/artículos acesso: 11/05/2009 NARDI, Roberto (Org.). Pesquisas em Ensino de Ciências: Contribuições para a Formação de Professores. 5 ed. Escrituras Editora, São Paulo: 2004 NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1991 _______, Antônio. (org.). Profissão Professor. 2ª ed. Porto, Portugal, Ed. Porto,1995 O Ensino de Ciências no Brasil um pequeno histórico. Disponível: www.uefs.br/pecs/textos. Acesso: 23/10/2008 OLIVEIRA, D. A. Mudanças na organização e na gestão do trabalho na escola. In:OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. F. F. (Orgs.). Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. PACHECO, J.A.A. A difícil construção da profissionalidade docente. Revista do centro de educação. Ed.2004, v.29 n.2. Disponível: http://www.ufsm.br/ce/revista/revise/2004. Acesso:29/05/07 PEREIRA, S.M.A. A Síndrome de Burnout- O estresse em Docente das Instituições de Ensino superior Privado de Porto Velho. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde UNB/Brasília 2008. PEREIRA, J.C.R. Análise de Dados Qualitativos: Estratégias Metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. São Paulo: Ed.USP, 2001. PINHO, D.B. Trabalho e Qualidade de Vida- Desafios e Sociedade. Casa do Psicólogo, São Paulo 2001. PINES, A.M. Burnout: Na existential perspective. In: Shaufeli, W. B, Maslach, C., Marek,T.(1993) Professional Burnout: recent developments in theory and research Washington, DC: Taylor & Francis. PIERÓ, J.M. Desencadeantes do Estrés Laboral. Madri, Pirámides, 1999 PUCCI, B., OLIVEIRA, N.R. de e SGUISSARDI, V. "O processo de proletarização dos trabalhadores em educação." Teoria & Educação, Porto Alegre, nº.4, pp. 91-108. 1991 REINHOLD, Helga H. O sentido da Vida: Prevenção de Estress e Burnout do Professor – Tese de Doutorado apresentado no Programa de PósGraduação em Psicologia do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas, 2004 RUDOW, B.(1997) BARRA, V. M.; LORENZ, K. M. Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil, período: 1950-1980. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 38, n. 12, p. 1970-83, dez. 1986. SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1991. SARAGOZA, J.M.E. O mal-estar Docente: a sala de aula e a saúde dos professores (trad.Durley de Carvalho Cavicch) Bauru,SP: EDUSC,1999. SELYE, H. The Estresso Of Life. New Yorque: McGram Hill,1984. SHAUFELI,W & ENZAMANN,D. The burnout companion to study and practice a critical analysis. Londres, Taylor & Francis. 1998 SILVA, Graziela N & CARLOTTO, Mary S. Síndrome de Burnout: um estudo com professores de rede pública. Psicologia escolar e educacional, 2003 V.7 n.2. Disponível: http:// bases.bireme.br/bibliotecavirtual Acesso: 21/02/2009. SOUZA, Ivone Felix. Burnout em Professores Universitários: Análise de um Modelo Mediacional. Dissertação de Mestrado, Curso de Psicologia, Universidade Católica de Goiás. 2006. TAMAYO, M. R.; TRÓCCOLI, B. T. Exaustão emocional: relações com a percepção de suporte organizacional e com asestratégias de coping no trabalho. Estudos de Psicologia, Brasília, 2002. Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n1/10. Acesso em 17/08/ 2008. VASQUES-MENEZES, Iône & GAZZOTTI, A, A. Suporte Afetivo e o Sofrimento Psíquico em Burnout (PP.261 a 266) In. CODO, W (Coord). Educação: Carinho e Trabalho. Petrópolis / RJ: Vozes. 2006. VASQUES-MENEZES, Iône. ;CODO, Wanderlei ; MEDEIROS, Larissa. Suporte Afetivo e o Sofrimento Psíquico. Educação Carinho e Trabalho (PP.261-267) Codo (org) Petropólis/RJ: Ed. Vozes 2006. VASQUES-MENEZES, Iône ; SORATTO, Lúcia.; Burnout e Suporte Social. Educação Carinho e Trabalho (PP.267-273) Codo (org) Petropólis/RJ: Ed. Vozes 2006 WAGNER, Dione Pereira. Síndrome de Burnout: Um estudo junto aos educadores (professores e educadores assistentes) em escolas de educação infantil. Dissertação apresentada no programa de pós-graduação de engenharia de produção. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 2004. Porto Alegre / RS. Disponível: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/quando-ensinar-guerra-477100.shtml Acesso: 13/06/2009pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons