DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2613
Título: Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais
Autor(es): Oliveira, Caroline Barroncas de
Orientador(es): Gonzaga, Amarildo Menezes
Palavras-chave: Formação de Professores;Educação Científica;Professor-Pesquisador;Estágio com Pesquisa
Data do documento: 5-Mai-2010
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Pesquisa desenvolvida durante período de estágio docência, na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II, no nono período, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, centrada no seguinte problema de investigação: Como contribuição para a Educação Científica, que impactos um Plano de Ação pode gerar na formação de professores para os anos iniciais, considerando-se prioritariamente as possibilidades de ressignificação da concepção de professor pesquisador centrada na articulação entre estágiopesquisa? Os fundamentos do percurso metodológico foram subsidiados pela Pesquisa Participante, consolidada a partir de um Plano de Ação, constituído de quatro fases: diagnóstico, elaboração, execução e avaliação. Os sujeitos da pesquisa foram o pesquisador e os próprios estudantes do mencionado Curso. Constatou-se que a Formação do Professor Pesquisador, quando ressignificada a partir da concepção do estágio com pesquisa, é uma alternativa inovadora e capaz de contribuir na Educação Científica, em processos de formação de professores.
Abstract: Esta investigación se llevo a cabo durante el período de práctica docente de la materia Investigación y Práctica Pedagógica II, en el noveno semestre de la Licenciatura en Pedagogía de la Escuela Normal Superior de la Universidad del Estado de Amazonas, y se enfocó en el siguiente problema de investigación: Como contribución para la Educación Científica, ¿qué impactos un Plan de Acción podría generar en la formación de profesores de los años iniciales, considerando principalmente las posibilidades de resignificar la concepción de profesor-investigador centrada en la articulación entre práctica e investigación? Los fundamentos metodológicos se basaron en la investigación participante, consolidada a partir de un Plan de Acción constituido en cuatro etapas: diagnóstico, elaboración, ejecución, y evaluación. Los sujetos de la investigación fueron la investigadora y los estudiantes de la Licenciatura mencionada. Se constató que la formación de profesor-investigador, cuando se resignifica a partir de la concepción de práctica docente con investigación, es una alternativa innovadora capaz de contribuir en la Educación Científica durante la formación de profesores.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2613
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons