DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Caroline Barroncas de-
dc.date.available2020-05-05-
dc.date.available2020-05-08T17:28:34Z-
dc.date.issued2010-05-05-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2613-
dc.description.abstractEsta investigación se llevo a cabo durante el período de práctica docente de la materia Investigación y Práctica Pedagógica II, en el noveno semestre de la Licenciatura en Pedagogía de la Escuela Normal Superior de la Universidad del Estado de Amazonas, y se enfocó en el siguiente problema de investigación: Como contribución para la Educación Científica, ¿qué impactos un Plan de Acción podría generar en la formación de profesores de los años iniciales, considerando principalmente las posibilidades de resignificar la concepción de profesor-investigador centrada en la articulación entre práctica e investigación? Los fundamentos metodológicos se basaron en la investigación participante, consolidada a partir de un Plan de Acción constituido en cuatro etapas: diagnóstico, elaboración, ejecución, y evaluación. Los sujetos de la investigación fueron la investigadora y los estudiantes de la Licenciatura mencionada. Se constató que la formación de profesor-investigador, cuando se resignifica a partir de la concepción de práctica docente con investigación, es una alternativa innovadora capaz de contribuir en la Educación Científica durante la formación de profesores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Científicapt_BR
dc.subjectProfessor-Pesquisadorpt_BR
dc.subjectEstágio com Pesquisapt_BR
dc.titleProfessor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T17:28:34Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Shuvartz, Marilda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7325765815766484pt_BR
dc.contributor.referee3Ghedin, Evandro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.description.resumoPesquisa desenvolvida durante período de estágio docência, na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II, no nono período, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, centrada no seguinte problema de investigação: Como contribuição para a Educação Científica, que impactos um Plano de Ação pode gerar na formação de professores para os anos iniciais, considerando-se prioritariamente as possibilidades de ressignificação da concepção de professor pesquisador centrada na articulação entre estágiopesquisa? Os fundamentos do percurso metodológico foram subsidiados pela Pesquisa Participante, consolidada a partir de um Plano de Ação, constituído de quatro fases: diagnóstico, elaboração, execução e avaliação. Os sujeitos da pesquisa foram o pesquisador e os próprios estudantes do mencionado Curso. Constatou-se que a Formação do Professor Pesquisador, quando ressignificada a partir da concepção do estágio com pesquisa, é uma alternativa inovadora e capaz de contribuir na Educação Científica, em processos de formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ALARCÂO, Isabel. Formação Reflexiva de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora,1995. ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. AMABIS, José Mariano. A premência da Educação Científica. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Orgs.) Educação Científica e desenvolvimento: o que pensam os cientista. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3.ed. Campinas: Papirus, 2004. ARAGÃO, R.M.R. Compreendendo a Investigação Narrativa de ações escolares de ensino e de aprendizagem no âmbito da formação de professores. 22ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 2004. Disponível em: www.anped.org.br/27/gt08/t0818.pdf. acessado em: 15/09/2009. ARANTES, V. (org.). Profissão docente: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus Editorial, 2009. AROUCA, L. S. Relação ensino-pesquisa: a formação do pesquisador em educação. In: FAZENDA, Ivani; SEVERINO, A.J. (orgs.). Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas:Papirus, 2001. BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola. 12.ed. São Paulo: Loyola, 2005. BAUER, M.W.; GASKELL, G.Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002. BELLO, Ângela Ales. Introdução à fenomenologia. Bauru, SP: Edusc, 2006. BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis/São Paulo: Editora da UFSC/Cortez Editora, 2002. BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sári Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994. BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Abril Cultura; Brasiliense, 1985. BRANDÃO, Carlos R. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo, Brasiliense,1999. _______________. Pesquisa Participante. São Paulo. Brasiliense, 2006. BRASIL. Referenciais para Formação de Professores. Secretaria de Educação Fundamental; Ministério de Educação e Cultura. MEC/SEF. Brasília. A Secretaria, 1997. BRITO, C.L. Reflexões sobre a supervisão de estágio em curso de formação de professores. In: GHEDIN, E.; BRITO, C. L.; ALMEIDA, L.S.C. de. Estágiona formação de professores: diferentes olhares. Manaus: Editora Raphaela Ltda. 2006. CACHAPUZ, A. et al. (Orgs.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CACHAPUZ, A.; JORGE, M.; PRAIA, J. Da Educação em Ciência às orientações para o Ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação. 4.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D.J. Relatos de Experiência e Oinvestigación Narrativa IN: LARROSA, J. (org) Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación, Barcelona: EditorIal Laertes, 1995. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ.[online]. Ene./Dic. 1997, vol.23, no.1-2. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php; Acessado em: 10/09/2009. D’ ASCENÇÃO, Luiz C. M. Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo: Atlas, 2001. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez, 1998. DEWEY, John. Democracia e educação. 3.ed. Tradução de Gobofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959. DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Edições Melhoramento, 1971. DEMO, Pedro. Iniciação Científica: razões formativas. In: MORAES, Roque de. LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. __________.Educar pela Pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2007. DRUCK, Suely. Educação Científica no Brasil: uma urgência. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Orgs.) Educação Científica e desenvolvimento: o que pensam os cientista. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. ELIOTT, J. La investigación-ación em Educación. Madrid: Morata, 2005. ECHEVERRÍA, A. R.; BELISÁRIO, C. M. Formação inicial e continuada de professores num Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 8, N. 3, 2008. ESTEBAN, Maria Tereza; ZACCUR, Edwiges. A pesquisa como eixo de formação docente. In: ESTEBAN, Maria Tereza; ZACCUR, Edwiges (Orgs). Professora pesquisadora uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante, São Paulo, Cortez, 1989. FAZENDA, I. C. A Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992. FERREIRA, N. T. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1993. FERRY, Gilles. El trayecto de la formación: los enseñantes entre la teoría y la práctica. Barcelona: Paidós, 1991. FILHO, G.A, MARTINS, G.A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de Teses e Dissertações. RAE. 2006. FIORENTINI, D.; COSTA, G.L.M. Enfoques da formação docente e imagens associadas de professor de Matemática. In: Contrapontos – Revista de Educação da Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí: Univali, ano 2, n.6, set/dez-2002. FULATT, O. Filosofia da educação. Petrópolis: Vozes, 1994. FREITAS, H.C.L. A reforma universitária no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 68, dez. 1999. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. FONSECA, S.G. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas: Papirus, 1997. GARCÍA, C. Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999. GARCÍA, J.E.; PORLÁN, R. Ensino de ciências e prática docente: uma teoria do conhecimento profissional. In: HARRES, J.B.S. (org.). Ensino de ciências: Teoria e prática docente. Lajeado (RS): UNIVATES Editora, 2000. GARCIA, Regina Leite; ALVES Nilda. Conversa sobre pesquisa. In: ESTEBAN, Maria Tereza; ZACCUR, Edwiges (Orgs). Professora-pesquisadora uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. de A. (Orgs.) Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 2002. GHEDIN, Evandro (org.). Perspectivas em Formação de Professores. Manaus: Valer, 2007. GHEDIN, Evandro; FRANCO, M. A. Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. GHEDIN, Evandro; LEITE, Yoshie U. F. Formação de professores: caminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995. GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. - Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. GOLDEMBERG, José. Educação Científica para quê? In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Orgs.) Educação Científica e desenvolvimento: o que pensam os cientista. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. GONÇALVES, T. V.O. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: Marcas da diferenças. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Campinas, SP, 2000. GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Artigos Científicos. São Paulo: Editora Avercamp, 2004. GONZAGA, A.M. Abordagens sobre a pesquisa científica. Manaus: CEFETAM/BK Editora, 2007. GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola, 2003. GRIGOLI. J.A.G. A sala de aula na universidade na visão dos seus alunos - Um estudo sobre a prática pedagógica na universidade. Tese de doutoramento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1990. HENNING, G. J. Metodologia do Ensino de Ciências, 3.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998. JORGE, M.S.B. Situações vivenciadas pelos alunos de enfermagem, durante do curso, no contexto universitário: apontadas como norteadoras de crises. Rev.Esc.Enf.USP. v.30 , n.1, p.138-48, abr. 1996. LAKATOS E.M., MARCONI M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001. LARA, T. A. A escola que não tive, o professor que não fui. São Paulo: Cortez, 1996. LISITA, Verbena; ROSA, Dalva; LIPOVETSKY, Noêmia. Formação de professores e pesquisa: uma relação possível? In: ANDRÉ, Marly. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3.ed. Campinas: Papirus, 2004. LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2001. LUDKE, Menga. O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marly. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACHADO, A. A. Importância da Motivação para o Movimento Humano. In: Perspectivas Interdisciplinares em Educação Física, São Paulo: Soc. Bras. Des. Educação Física, 1995. MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial: O homem unidimensional. (Tradução de Giasone Rebuá). 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973. MASETTO, Marcos T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (org.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 1999. MEKSENAS, Paulo. Aprendendo sociologia: a paixão de conhecer a vida. 9.ed. São Paulo: Loyola, 2005. MINAYO, Maria Cecília de Souza [et all ]. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 22.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. MONTEIRO, Ierecê. Um olhar crítico-reflexivo sobre o projeto de pesquisa. In: GONZAGA, A.M. Abordagens sobre a pesquisa científica. Manaus: CEFETAM/BK Editora, 2007. MONTEIRO, I. B. Os linites e possibilidades da formação do professor pesquisadorreflexivo no processo de estágio. In: GHEDIN, E.; BRITO, C. L.; ALMEIDA, L.S.C. de. Estágiona formação de professores: diferentes olhares. Manaus: Editora Raphaela Ltda. 2006. MONTEIRO, I. B. De A a Z: dos caminhos e descaminhos da pesquisa. In: GHEDIN, E.; BRITO, C. L.; ALMEIDA, L.S.C. de. Estágiona formação de professores: diferentes olhares. Manaus: Editora Raphaela Ltda. 2006. MORAES, Roque de. LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2005. MORETTI, M. T.; FLORES, C. R. Elementos do contrato didático. (Ensaio) Mimeo. UFSC, 2002. MOURA, G.R.S.; VALE, J.M.F. do. O ensino de ciências na 5a e na 6a séries da escola fundamental. In: NARDI, R. (Orgs.) Educação em ciências: da pesquisa á prática docente. São Paulo: Escrituras, 2003. NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992. OLIVEIRA, M. Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da Pesquisa: Abordagem teórico prática. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. PÉREZ-GOMÉZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992. PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática do ensino e o estágio supervisionado. 10.ed. Campinas: Papirus, 2002. PIMENTA, Selma garrido; GHEDIN, Evandro (orgs) Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito 4ed. São Paulo: Cortez, 2005. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2004. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, G. C. Docência no Ensino Superior. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2008. RAMOS, Maurivan Guntzel. Educar pela Pesquisa é Educar para argumentação. In: MORAES, Roque de. LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 6. ed. Rio de Janeiro: lamparina, 2007. ROITMAN, Isaac. Ciência para os Jovens: falar menos e fazer mais. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Orgs.) Educação Científica e desenvolvimento: o que pensam os cientista. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. ROITMAN, Isaac. Educação científica: quando mais cedo melhor. Brasília: RITLA, 2007. Disponível em: http://www.ritla.net/index.php?option=com_content&task=view&id=2151&Itemid=236. ROSA, C.W. da. A importância de discutir física nas séries iniciais. Disponível em: http://www.ciencia.hoje.pt/. Acesso em: 15 jan. 2007. SANTOS, Boaventura de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2006. SAVIANI, Dermeval. Educação Brasileira: Estrutura e Sistema. 7. Ed. SP: Autores Associados 1997. __________. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. 7 ed. Campinas SP: Autores Associados, 2000. SEVERINO, Antonio Joaquim. Ensino e Pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. São Paulo: FEUSP, 2008. __________. Metodologia do trabalho científico. 22.ed. São Paulo: Cortez, 2002. __________. Consolidação nos cursos de Pós-graduação em educação: condições epistemológicas, políticas e institucionais. In: FAZENDA, Ivani; SEVERINO, A.J. (orgs.). Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas:Papirus, 2001. SILVA, R. C. da. A auto-avaliação como instrumento de conscientização de alunos de um curso de especialização latu sensu. Olhar de professor, Ponta Grossa, 10(2): 101-115, 2007. SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de La enseñanza. Madrid: Morata, 1998. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 2.ed.São Paulo: Cortez, 1983. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. UNESCO. Declaracion sobre la ciencia y el uso del saber cientifico. Budapeste, 1999. Disponível no site: http://www.unesco.org/science/wcs/esp/declaracion_s.htm. Acessado em 25/07/2009. VALE, José Misael Ferreira. Educação Científica e Sociedade. In: NARDI, Roberto (Org.). Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 2005. VÁSQUEZ, A.S. Filosofia da praxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968. VILLAR ANGULO, L. M. El profesor como profesional: formación y desarrollo personal. Granada: Universidad de Granada, 1990. VILLARDI, R.; OLIVEIRA, C. A. Políticas para a Educação Superior. In: ALVES, N; VILLARDI, R. Múltiplas leituras da Nova LDB. Rio de Janeiro: Dunya, 1997. __________. Iniciação Científica na formação do professor: trilhas em construção. In: CALAZANS, J. Iniciação Científica: construindo o pensamento crítico. São Paulo: Cortez, 1999. WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da. A Educação Científica como direito de todos. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Orgs.) Educação Científica e desenvolvimento: o que pensam os cientista. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 1990. ZANCAN, Glaci Therezinha. Educação para a transformação. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Orgs.) Educação Científica e desenvolvimento: o que pensam os cientista. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005. ZEICHNER, Knneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons