DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2604
Título: Protótipo para avaliação diagnóstica escolar como referencial para o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental
Autor(es): Míglio, Marnice Araújo
Orientador(es): Gonzaga, Amarildo Menezes
Palavras-chave: Avaliação Educacional;Diagnóstico;Ensino de Ciências;Matemática e Língua Portuguesa;Protótipo;Questionário Eletrônico
Data do documento: 1-Mai-2011
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho propôs a criação, aplicação e a avaliação de um Protótipo para Avaliação Diagnóstica Escolar voltada para o Ensino de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Configura-se como uma pesquisa de natureza aplicada, que gerou conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos no contexto do Projeto Observatório da Educação na Escola Estadual Arthur Araújo. O Protótipo é constituído de 04 questionários contextuais para os alunos, professores, gestor e pedagogo, composto por categorias de análise que visam diagnosticar concepções e práticas avaliativas, o que se ensina e o que se aprende, tratamento pedagógico dado aos resultados das avaliações interna e externa, formas de acompanhamento ao processo ensino-aprendizagem, dentre outros aspectos. Se constitui numa ferramenta diagnóstica de coleta de dados por meio de questionários informatizados, a serem acessados online, via Portal Avaliamazonas e que buscou otimizar o processo de pesquisa, em que o sistema de informação utilizado gerou automaticamente os resultados demonstrado quantitativamente por meio de gráficos percentuais. O protótipo proposto não tem a pretensão de substituir os instrumentos de avaliação desenvolvidos pelo MEC/INEP, ao contrário, pretende agir de forma complementar a tais instrumentos, considerando que àqueles têm modelo estandardizados com foco muito mais nos aspectos administrativos do que propriamente no processo de ensino, e que muitas vezes não refletem a realidade específica de cada escola. Outra situação é que os resultados destas avaliações demoram muito a chegar à escola retardando muitas vezes a tomada de decisão e quando chegam, geralmente, estes dados não condizem mais com a dinamicidade da realidade.
Abstract: This paper proposed the creation, implementation and evaluation of a Prototype for Diagnostic Evaluation of school for the Teaching of Science, Mathematics and Portuguese. Configures itself as an applied research nature, generating knowledge for practical application directed to the solution of problems in the context of Education Monitoring Project in the State School Arthur Araujo. The prototype consists of 04 background questionnaires for students, teachers, administrator and educator, made up of categories of analysis aimed at diagnosing conceptions and practices of evaluation, what is taught and what is learned, the treatment given to the educational results of internal and external evaluation forms of monitoring the teaching-learning process, among other things. Constitutes a diagnostic tool to collect data via computerized questionnaires, to be accessed online via the Portal Avaliamazonas and seeks to optimize the search process, in which the information system used which automatically results demonstrated quantitatively by means of graphs percentage. The proposed prototype is not intended to replace the assessment tools developed by the MEC / INEP, by contrast, intends to act as a complement to these instruments, considering that those standardized model have focused much more on the administrative aspects of the process that properly teaching, and they often do not reflect the specific reality of each school. Another situation is that their results take too long to get to school often delaying decision making and when they arrive, usually, these data do not match more with the dynamics of reality.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2604
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons