DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMíglio, Marnice Araújo-
dc.date.available2020-05-01-
dc.date.available2020-05-06T15:34:06Z-
dc.date.issued2011-05-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2604-
dc.description.abstractThis paper proposed the creation, implementation and evaluation of a Prototype for Diagnostic Evaluation of school for the Teaching of Science, Mathematics and Portuguese. Configures itself as an applied research nature, generating knowledge for practical application directed to the solution of problems in the context of Education Monitoring Project in the State School Arthur Araujo. The prototype consists of 04 background questionnaires for students, teachers, administrator and educator, made up of categories of analysis aimed at diagnosing conceptions and practices of evaluation, what is taught and what is learned, the treatment given to the educational results of internal and external evaluation forms of monitoring the teaching-learning process, among other things. Constitutes a diagnostic tool to collect data via computerized questionnaires, to be accessed online via the Portal Avaliamazonas and seeks to optimize the search process, in which the information system used which automatically results demonstrated quantitatively by means of graphs percentage. The proposed prototype is not intended to replace the assessment tools developed by the MEC / INEP, by contrast, intends to act as a complement to these instruments, considering that those standardized model have focused much more on the administrative aspects of the process that properly teaching, and they often do not reflect the specific reality of each school. Another situation is that their results take too long to get to school often delaying decision making and when they arrive, usually, these data do not match more with the dynamics of reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMatemática e Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.subjectQuestionário Eletrônicopt_BR
dc.titleProtótipo para avaliação diagnóstica escolar como referencial para o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T15:34:06Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5476927795931163pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propôs a criação, aplicação e a avaliação de um Protótipo para Avaliação Diagnóstica Escolar voltada para o Ensino de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Configura-se como uma pesquisa de natureza aplicada, que gerou conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos no contexto do Projeto Observatório da Educação na Escola Estadual Arthur Araújo. O Protótipo é constituído de 04 questionários contextuais para os alunos, professores, gestor e pedagogo, composto por categorias de análise que visam diagnosticar concepções e práticas avaliativas, o que se ensina e o que se aprende, tratamento pedagógico dado aos resultados das avaliações interna e externa, formas de acompanhamento ao processo ensino-aprendizagem, dentre outros aspectos. Se constitui numa ferramenta diagnóstica de coleta de dados por meio de questionários informatizados, a serem acessados online, via Portal Avaliamazonas e que buscou otimizar o processo de pesquisa, em que o sistema de informação utilizado gerou automaticamente os resultados demonstrado quantitativamente por meio de gráficos percentuais. O protótipo proposto não tem a pretensão de substituir os instrumentos de avaliação desenvolvidos pelo MEC/INEP, ao contrário, pretende agir de forma complementar a tais instrumentos, considerando que àqueles têm modelo estandardizados com foco muito mais nos aspectos administrativos do que propriamente no processo de ensino, e que muitas vezes não refletem a realidade específica de cada escola. Outra situação é que os resultados destas avaliações demoram muito a chegar à escola retardando muitas vezes a tomada de decisão e quando chegam, geralmente, estes dados não condizem mais com a dinamicidade da realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesADANÉZ, G. P. Procedimientos de construccion y analisis de testes psicometricos. Em S. M. Wechsler e R. S. L. Guzzo (Orgs.), Avaliação psicológica: perspectiva internacional. (pp.57-100). São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. AGUIAR, N. M. C. B. de. Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval. Dissertação de Mestrado, UFRJ/FACEDUC/Programa de Pós-Graduação, Rio de Janeiro, 2006. AGUILAR, M. J. & ANDER-EGG E. Avaliação de serviços e programas sociais. Petrópolis: Ed. Vozes, 1994. ALTER, S. Information systems: a management perpective. USA: Addison- Wesley Publishing Company, 1992. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979. BARROS, A. J. S. e LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 2000. BLOOM, B. Taxonomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1972. BONAMINO, A.; FRANCO, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, nº 108, 1999. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. _______. CNE/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, Resolução CNE/CEB nº 7/12/2010 – artigo 33. CANAVARRO, A. P. O computador nas concepções e práticas de professores de matemática. Quadrante, v.3, N.2, 1994. CURY, H. M. As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos. Porto Alegre: FE-UFRGS, 1994. CRONBACH, L. J. Evaluation for course improvement. Teacher's College Record, v. 64, n. 8, 1963. DALBEN, A. I. L. F. Das avaliações exigidas às avaliações necessárias. In: DALBEN, A. I. L. F. Avaliação: políticas e práticas, 3 ed. Campinas/SP: Papirus, 2006. DEMO, P. Avaliação Qualitativa. 2ª Ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988 DEPRESBITERIS, L. Avaliação de programas e avaliação da aprendizagem. In: SOUSA, Eda C. B. Machado de. (Org.). Avaliação de currículos e de programas. 2. ed. Brasília, DF: Editora UnB, 2000. _________________. Avaliando competência na escola de alguns ou na escola de todos? Boletim Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, vol. 27, nº 3, RJ, 2001. _________________. O desafio da avaliação da aprendizagem: dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989. ESTEBAN. M. T. (Org). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. – 5. Ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FAERSTEIN, E.; LOPES, Cláudia de Souza; VALENTE, Kátia; PLÁ, Maria Asunción Solé; FERREIRA, Marcelo B. Pré-Teste de um Questionário Multidimensional Autopreenchível: a experiência do Estudo Pró-Saúde UERJ. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/physis/v9n2/07.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2011. FURLAN, J. D.; IVO, I. da M.; AMARAL, F. P. Sistemas de informação executiva - EIS. São Paulo: Makron Books, 1994. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008. GOUVEIA, A. J. G. de.; OLIVEIRA, Paula Cristina; VARAJÃO, João Eduardo Quintela. , et al. Portais Web: Enquadramento Conceptual. Conferência IADIS Ibero-Americana, www.Internet, 2007. Disponível em:<http:// http://www.iadis.net/dl/final_uploads/200713C045.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2011. GUBA, E. & LINCOLN, Y. Uma abordagem Naturalista para a avaliação: o amadurecimento da avaliação. In: Sanders, J. (Org). Introdução à avaliação de Programas, Sociais, Coletânea de Textos. São Paulo: Instituto Fonte para o desenvolvimento social. 2003. Disponível em:<www.fonte.org.br>. Acesso em: 12 de junho de 2011. GRACIO, M. C. C.; GARRUTTI, E. A. Estatística aplicada à educação: uma análise de conteúdos programáticos de planos de ensino e de livros didáticos. Revista de Matemática e Estatística, Jabuticabal, v. 23, n. 3, 2005. HAGUENAUER. Cristina Jasbinschek; MOTA. Rodrigo Amorim; LAWINSCKY. Fabiana Melo Macieira; FILHO. Francisco Cordeiro. Portais de Informação e Comunidades Virtuais: O caso do Portal Dinos Virtuais. LATEC/RJ, set/dez, 2007. Disponível em: <www.latec.ufrj.br/revistaeducaonline/vol1_3/1 _portaisedinos.pdf> Acesso em: 18 jul. 2011. HOFFMANN, J. M. L. AVALIAÇÃO: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 35ª. ed. revista. Porto Alegre: Mediação, 2005. _______________. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001. _______________. Pontos e Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Editora Mediação, 7ª edição, 2003. HOUAISS A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com a nova Ortografia da Língua Portuguesa. São Paulo, Ed. Objetiva, 2009. INDICADORES SOBRE O USO DA INTERNET NO BRASIL, 2006. Disponível em: <http://www.cetic.br/palestras/pdf/2006/pal2006icann.pdf.>. Acesso em: 12 jul. 2011. JOLY. M. C. R. A.; SILVEIRA. M. A. Avaliação Preliminar do Questionário de Informática Educacional (QIE) em Formato Eletrônico. Revista Psicologia em Estudo, Maringé, v. 8, n. 1, p. 85-92, jan/jun. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v8n1/v8n1a11.pdf>. Acesso em: 12 jul. de 2011. LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Management Information Systems. 4 ed., Upper Saddle River (N.J.): Prentice Hall, 1997. LUKESI. Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 1996. LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002. MacDONALD, B. A political classification of evaluation studies. In: HAMILTON, D. et al. (Eds.). Byond the numbers game. London: MacMillan Education Ltd., 1977. MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. Disponível em: <http:// ead.fea.usp.br/semead/13 semead/resu>. Acesso em: 10 jul. 2011. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. São Paulo, 6ª Ed.: Atlas, 2008. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1999. ___________________. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed.-6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008. MEZZAROBA, L. & ALVARENGA, G. M. A trajetória da avaliação educacional no Brasil. In: ALVARENGA, G. M. (Org.). Avaliar: um compromisso com o ensino e a aprendizagem. Londrina: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional, 1999. MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2005. MINAYO, M. C. DE S.; DESLANDES, S. F.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994 NUNAN, D. Research methods in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. PARLETT, M.; HAMILTON D. Evaluation as ilumination: a new approach to the study of innovatory programmes. In: HAMILTON, D.; Beyond the numbers game: a reader on educational evaluation. London: MacMillan Education Ltd., 1977. (p.14). (iden). PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. POPHAM, W J. Evaluatingi instruction. New jérsei: Prentice-Hall, 1973. PRADO DE SOUSA, C. Descrição de uma trajetória na/da avaliação. In: CONHOLATO, Maria Conceição. (Org.). Idéias 30. Sistemas de avaliação educacional. São Paulo: FTD: Diretoria de Projetos Especiais, 1998. _____________________. Avaliação do rendimento escolar. Campinas, SP: Papirus, 1991. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. REYNOLDS, H.; KOULOPOULOS, T. Enterprise knowledge has a face. Intelligent Enterprise, v. 2, n. 5, p. 29-34, Mar. 1999. Disponível em: <http://www.i ntelligententerprise.com/993003/ feat1.shtml>. Acesso em: 20 de junho de 2011. SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática da avaliação e reformulação de currículos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1988. SCRIVEN, M. Perspectives of curriculum evaluation, AERA. The methodology of evaluation. In: HAMILTON, D. Beyond the numbers game: a reader on educational evaluation. London: MacMillan Education Ltd., 1977. SCRIVEN, M. The methodology of evaiuation. In: Stake, R I . (Ed.) - Cùniculum ewluorion. AERA monograph series on evalwiion n.1. Chicago, Rand Mcndy, 1967. SILVA, S. M. O Uso do Questionário Eletrônico na Pesquisa Acadêmica: Um Caso de Uso na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, II SEMEAD – Seminários em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP, 1997. STAIR, R. M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro, LTC, 1998. STAKE, R.E.The countenance of educationai evaluation. Teachers Coliege Remrd, 1967. STAKE, R. Conversando sobre avaliação. In: GOLDBERG, M. A.; PRADO DE SOUSA, C. (orgs.). Avaliação de programas educacionais: vicissitudes, controvérsias, desafios. São Paulo: EPU, 1982. STUFFLEBEAM, D.; SHINKFIELD, A. J. Evaluación sistemática: guia teórica y práctica. Barcelona: Paidós Ibérica, 1985. STUFFLEBEAM, D. Educational evaluation and decision-making. Itasca: Peacock, 1971. SOBRINHO, José Dias. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003. SOUZA, D.; SILVA, L. A. A gestão do conhecimento com o apoio de ferramentas tecnológicas. 2003, 56p. Monografia de MBA em Gestão estratégica da Informação do Centro universitário de Ciências Gerenciais. Belo Horizonte, 2003. Disponível em: <http://www.netexperts.com.br/downloads/GC.pdf>. Acesso em: 12 de jul. 2001. TYLER W R. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1978. [Trad]. de Leonel Vallandro. Título original: Basic principies of curriculum and instruction. Chicago: The University of Chicago, 1949. TYLER, R.W. General starement on evaiuation. Jowmlof Edumrionai Reseorch, 1942. VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, (cadernos pedagógicos do Libertad; n. 6), 2003. VASCONCELOS, L.; GUEDES, L. F. A. E-Surveys: Vantagens e Limitações dos Questionários Eletrônicos via Internet no Contexto da Pesquisa Científica, sd. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/10semead/sistema/resultado/ trabalhosPDF/420.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2011. VIANNA, H. M. Avaliação educacional: algumas idéias precursoras. Educação e Seleção, jul/dez., 1982. VIEIRA, H. C.; CASTRO, A. E. de.; JÚNIOR, V. F. S. O Uso de questionário via email em pesquisas acadêmicas sob a ótica dos respondentes. 2010. Disponível em: <http://ead.fea.usp.br/semead/13semead/resu>. Acesso em: 10 jul. 2011. VILAÇA, M. L. C. Pesquisa e Ensino: considerações e reflexões. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v. I, N. 2, mai-ago. 2010.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons