DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2595
Título: Os processos cognitivos desenvolvidos no ensino de didática no curso de licenciatura em matemática
Autor(es): Figueiredo, Angela Maria Rodrigues de
Orientador(es): Ghedin, Evandro
Palavras-chave: Processos Cognitivos;Didática;Formação de Professores
Data do documento: 21-Ago-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho resulta do estudo realizado no Centro de Estudos Superiores de Parintins /UEA e teve como tema “Os processos cognitivos no ensino de didática no curso de licenciatura em matemática”, a motivação para seu desenvolvimento deveu-se a pouca ênfase dada à formação pedagógica de egressos desse curso, traduzindo-se em uma postura que legitima a matemática como isolada do contexto real e pouco suscetível ao dialogo com a realidade escolar. Num processo de aproximação e apropriação do conhecimento conhecer como os professores em formação organizam seus processos cognitivos para dar significado ao trabalho pedagógico, torna a didática, disciplina integradora da ação teoria/prática e que tem fundamental importância na formação profissional do docente, seja de matemática ou outra área de conhecimento. Para a fundamentação de nossas análises dialogamos com Sternberg (2008), Bransford (2007), Candau (1984); Pimenta (2000); Borges e Ghedin (2010); Astolfi e Develay (1990) e Libâneo (2004) dentre outros.
Abstract: This article results of the study accomplished in the Center of Superior Studies of Parintins / UEA and he/she had as theme "The cognitive processes in the didacticism teaching in the degree course in mathematics", the motivation for his/her development was due the little emphasis given to the pedagogic formation of the exits of those courses, being translated in a posture that legitimates the mathematics as isolated of the real and little susceptible context to the I dialogue with the school reality. In an approach process and appropriation of the knowledge to know as the teachers in formation they organize their cognitive processes to give meaning to the pedagogic work, it turns the didacticism, it disciplines integradora of the action teoria/prática and that he/she has fundamental importance in the teacher's professional formation, be of mathematics or other knowledge area. For the recital of our analyses we dialogued with Sternberg (2008), Bransford (2007), Candau (1984); Pimenta (2000); Borges and Ghedin (2010); Astolfi and Develay (1990) and Libâneo (2004) among others.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2595
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os processos cognitivos desenvolvidos no ensino de didática no curso de licenciatura em matemática.PDF1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons