DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Angela Maria Rodrigues de-
dc.date.available2020-04-25-
dc.date.available2020-04-29T13:25:41Z-
dc.date.issued2012-08-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2595-
dc.description.abstractThis article results of the study accomplished in the Center of Superior Studies of Parintins / UEA and he/she had as theme "The cognitive processes in the didacticism teaching in the degree course in mathematics", the motivation for his/her development was due the little emphasis given to the pedagogic formation of the exits of those courses, being translated in a posture that legitimates the mathematics as isolated of the real and little susceptible context to the I dialogue with the school reality. In an approach process and appropriation of the knowledge to know as the teachers in formation they organize their cognitive processes to give meaning to the pedagogic work, it turns the didacticism, it disciplines integradora of the action teoria/prática and that he/she has fundamental importance in the teacher's professional formation, be of mathematics or other knowledge area. For the recital of our analyses we dialogued with Sternberg (2008), Bransford (2007), Candau (1984); Pimenta (2000); Borges and Ghedin (2010); Astolfi and Develay (1990) and Libâneo (2004) among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos Cognitivospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleOs processos cognitivos desenvolvidos no ensino de didática no curso de licenciatura em matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T13:25:41Z-
dc.contributor.advisor1Ghedin, Evandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679pt_BR
dc.contributor.referee1Ghedin, Evandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679pt_BR
dc.contributor.referee2Mendoza, Héctor José García-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661826896260586pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Caroline Brandão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015783152572693pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta do estudo realizado no Centro de Estudos Superiores de Parintins /UEA e teve como tema “Os processos cognitivos no ensino de didática no curso de licenciatura em matemática”, a motivação para seu desenvolvimento deveu-se a pouca ênfase dada à formação pedagógica de egressos desse curso, traduzindo-se em uma postura que legitima a matemática como isolada do contexto real e pouco suscetível ao dialogo com a realidade escolar. Num processo de aproximação e apropriação do conhecimento conhecer como os professores em formação organizam seus processos cognitivos para dar significado ao trabalho pedagógico, torna a didática, disciplina integradora da ação teoria/prática e que tem fundamental importância na formação profissional do docente, seja de matemática ou outra área de conhecimento. Para a fundamentação de nossas análises dialogamos com Sternberg (2008), Bransford (2007), Candau (1984); Pimenta (2000); Borges e Ghedin (2010); Astolfi e Develay (1990) e Libâneo (2004) dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, P. B.. Memória implícita e processamento: Do subliminar à formação de imagens. Braga: CEEP Edições, 2001. ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a Educação Epistemologia e Didática. 2ª edição – Editora UNIMEP, 1998. AUAREK, Wagner Ahmad. A superioridade da matemática escolar: um estudo das representações deste saber no cotidiano da escola. Tese de Mestrado, Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte: 2000. AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Plátano Edições Técnicas: Lisboa, 2000. BARTH, Britt-Mari. O saber em construção: para uma pedagogia da compreensão. Coleção Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget, Lisboa, Portugal: 1993. BORGES, Heloísa; GHEDIN, Evandro (orgs). Fundamentos para pensar o currículo. Manaus: Travessia, 2010. BRANSFORD, John d. & Brown, Ann l. & Cocking, Rodney (org).Como as Pessoas Aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. Tradução: Carlos David Szlak. Ed. SenacSão Paulo, 2007. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: Avaliação e Planejamento – Caderno 4 – SECAD – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. CACHAPUZ, A. A emergência da didática das ciências como campo específico de conhecimento. Revista Portuguesa de Educação. Ano/vol, 14, n. 001. Universidade do Minho. Braga, Portugal, pp. 155-195. 2001. CACHAPUZ. A. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. In: Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004. CANDAU, Vera M. A didática e a formação de professores_ da exaltação à negação: a busca da relevância. In Anais do I Seminário: A didática em questão. PUC-RJ, dez, 1982, pp. 15- 33. CANDAU, Vera Maria (org.). A Didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1984. CASTANHO, Maria Eugênia L. M. Contribuição ao estudo da história da didática no Brasil –PUC-Campinas, 1992. CEGALLA, P. Domingos. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. In: Revista Brasileira de Educação. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004. CHAUÍ, Marilena. Ideologia e educação. In: Revista Educação e Sociedade, ano II, nº 05 (janeiro), pp.24-40. São Paulo, Cortez,1980. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003. COSENZA, Ramom M. e GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. CUNHA, M. I. Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 97, p.31-46, maio. 1996. D´AMBRÓSIO, Ubiratan. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. Maria A. V. Bicudo (organizadora). São Paulo: Editora UNESP, 1999. DAMÁSIO, António. O livro da Consciência. Lisboa: Bloco Gráfico Ltda, 2010. DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência : do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução Laura Teixeira Motta; revisão técnica Luiz Henrique Martins Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. DEMO, Pedro. Educação & conhecimento: relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes, 2001. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 1. ed Campinas, SP: Autores Associados, 1996. DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento. Metodologia cientifica no caminho de Habermas. 4 ed. Rio de Janeiro, Tempo brasileiro, 2000. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990. ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010. FETZER, James H. Filosofia e ciência cognitiva. Fetser: tradução Cleide Rapucci.-Bauru, SP: EDUSC, 2000. FONSECA e DINIZ-PEREIRA, Maria da Conceição Ferreira Reis e Júlio Emílio. Identidade Docente e Formação de Educadores de Jovens e Adultos. In: Educação e Realidade. Porto Alegre v. 26, n. 02, p. 05-210, jul./dez. 2001. FONSECA. Vitor da. Cognição, neuropiscologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 4ed._Petrópoles, RJ: Vozes, 2009. FRANCO, M. A. Santoro; GHEDIN, E; PIMENTA, S. G.. (org.) Pesquisa em educação - Alternativas investigativas com objetos complexos. Loyola, São Paulo, 2006. FRANCO, Maria Amélia Santoro e PIMENTA, Selma Garrido(org) Didática: embates contemporâneos. Ed. Loyola, São Paulo, 2010. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas docentes universitárias e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformação no processo ensino-aprendizagem.. Universidade Católica de Santos. São Paulo (Cadernos de pedagogia universitária). vol.10. setembro de 2008, p. de 1 a 70. GARNICA, A.V.M. A interpretação e o fazer do professor: possibilidade de um trabalho hermenêutico na Educação Matemática. Dissertação (Mestrado) -- Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP. Rio Claro, 1992 GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Professor e professor de matemática: das informações que se tem acerca da formação que se espera 1997. GENTILI, Pablo A. A. e SILVA , Tomaz T. da (Orgs) . Neoliberalismo qualidade total e educação: Visões Críticas. Petrópolis: Vozes, 1994. GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez editora, 2008. GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo-Cortez, 2002. P. 129-149. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991. GÓMEZ, Gregorio Rodríguez; FLORES, Javier Gil; JIMENEZ, Eduardo García. Metodología da La investigación cualitativa. Granada: Ediciones Aljibe, 1999. JUNQUEI-RA, S. R. A. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa didática e ação docente. Curitiba: Editora Champagnat, 2004. v. 1, p. 43-57. KANDEL, Érick. Em busca da memória: o nascimento de uma nova ciência da mente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. LAMPERT, Ernâni. O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Críticas, vol. 14, núm. 26, 2008, p. 5-24. LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. Goiânia, Alternativa, 2001. LIBÂNEO, José C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. In: Revista Brasileira de Educação. Universidade Católica de Goiás Set /Out /Nov /Dez 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas, 2002. LUGER, G. F. (1994) Chapter 13: Language representation and processing. In: Ciência Cognitiva: A Ciência de Sistemas Inteligentes. Imprensa Acadêmica, San Diego, CA. 1994. MARSIGLIA, R. M. G. Orientações Básicas para a Pesquisa, s/d. Disponível em http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto3-1.pdf. Acesso em: 03 set..2011 MARTINS, Pura Lúcia O. A didática e as contradições da prática. Campinas: Papirus, 1998. MASETTO, Marcos Tarciso. Competências Pedagógicas do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003. MATURANA R., Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana organização e MIORIM, Maria Ângela. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998. MIRANDA. M. Gouvêa de. RESENDE, Anita C. Azevedo. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 set./dez. 2006. p. 511-565. MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2004. MOREIRA, M. A. & KREY, I. 2006. Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Gauss em nível de Física Geral à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 1-8. MOREIRA, M.A., CABALLERO, M.C. e RODRÍGUEZ, M.L. Aprendizagem Significativa: Um Conceito. Subjacente In: Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo, 1997. Burgos, España. pp. 19-44. MOREIRA, Marco Antonio & Masini, Elcie Aparecida S. Aprendizagem Significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. São Paulo: Editora Centauro, 2001. MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa Crítica. In: III Encontro internacional sobre aprendizagem significativa, 2000, Lisboa. Atas desse Encontro, 1994. pp 33- 45. MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Centauro, 2001. MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reformar, reformar o pensamento. MORIN, E. O Método 4. As Idéias. Porto Alegre: Ed. Sulina. 1998. MUCHERONI, M. L. Reflexões sobre cognição: o conhecimento, a informação e a comunicação [Outubro/2008], Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=391>. Acesso em: abril. 2011. PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. PILETTI, Cláudio. Didática geral. 23ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2001. PIMENTA, & GHEDIN, (orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo. Cortez Ed. 2002 PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor . Nuances- Vol. III- Setembro de 1997. p. 5 a 14. PIMENTA, Sema. (org.) Didática e formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3ª ed. São Paulo. Cortez, 2000. PIMENTA. Selma Garrido. Para uma re-significação da didática - ciências da educação, pedagogia e didática: uma revisão conceitual e uma síntese provisória. Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação. 2002. www.educacaoonline.pro.br. SELBACH, Simone. (orgs). Matemática e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. SERRANO, G. P. Investigación cualitativa retos e interrogantes: técnicas y análisis de datos. Madri, Editorial la Muralha S. A., 1998. SPINK, Mary Jane. O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2010. TEIXEIRA, João de Fernandes. Filosofia e Ciência Cognitiva. Editora Vozes em 2004. THIOLLENT, Michel J. M. Metodologia da pesquisa-ação. 15 ed.- São Paulo: Cortez, 2007. THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997. tradução Cristina Magro, Victor Paredes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. TRIVIÑOS, A. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1990.OBS: Fundamentar e completar as referências. VASCONCELLOS, Celso dos S. Concepção do Conhecimento em Sala de Aula. (Série Cadernos Pedagógicos do Libertad, nº 2). São Paulo: Libertad, 1993. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, São Paulo, Papirus, 1989. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 5ª ed. Campinas, SP. Papirus, 2000. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: o ensino e suas relações. (org.) Campinas, São Paulo, Papirus, 1996. VYGOTSKY, L. S., (1984). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. WEISZ. Telma e TEBEROSKY, Ana. Alfabetização no contexto das políticas públicas. In: Simpósio 15: PROFA/MEC, 1998, p. 223-298. WIKIPEDIA, A enciclopédia livre. Cognição &ciência. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/. Cognição & ciência Acesso em 23 abril de 2011.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os processos cognitivos desenvolvidos no ensino de didática no curso de licenciatura em matemática.PDF1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons