DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2593
Título: A interface currículo-educação em ciências na Amazônia: narrativa de professores em formação continuada
Autor(es): Silva, Simone Souza
Orientador(es): Gonzaga, Amarildo Menezes
Palavras-chave: Currículo;Educação em Ciências;Formação Continuada de Professores
Data do documento: 25-Abr-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Investigação sobre a interface Currículo-Educação em Ciências e suas implicações para a Educação e o Ensino de Ciências na Amazônia a partir da narrativa de um grupo de professores em um curso de Mestrado Acadêmico, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. Fundamentada em estudos realizados por autores, como Goodson (2003), Delizoicov (2004 e 2011), Cachapuz (2005), Moraes, Hachmann e Mancuso (2005), Nardi (2007), Prado e Soligo (2007), Silva (2007), Lopes (2007), Arroyo (2011), Demo (2010) e Chassot (2011). Percurso metodológico centrado na abordagem qualitativa do tipo narrativa, sustentado pelas técnicas de observação participante, entrevista narrativa, grupo focal e análise documental. Constatação de que é possível ser protagonista como sujeito que investiga e que se permite ser investigado, para efeito de legitimação da identidade de professor pesquisador a partir da pesquisa narrativa. Além disso, a partir do analisado, decorrente do que foi obtido dos sujeitos investigados, também houve constatação de que a valorização da vivência e experiência de professores em formação continuada em Educação em Ciências pode auxiliar processos de (re)pensar o currículo na Amazônia.
Abstract: Research on the Interface Curriculum-Education in Science and its implications for Education and Science Teaching in the Amazon from the narrative of a group of teachers in a Master Academic course from PostGraduate Program in Education and Science Teaching in Amazon of State University of Amazonas. Based on studies conducted by the authors, as Goodson (2003), Delizoicov (2004 and 2011), Cachapuz (2005), Moraes, Hachmann and Mancuso (2005), Nardi (2007), Prado and Soligo (2007), Silva (2007), Lopes (2007), Arroyo (2011), Demo (2010), and Chassot (2011. Methodology route centered on a qualitative approach narrative, supported by technical participant observation, narrative interviews, focus groups and documentary analysis. Finding that is possible being protagonist as a subject that investigates and allow yourself to be investigated for the purpose of legitimation of identity research professor from the narrative research. In addition, from analyzed, the result that was obtained from the subjects investigated, there was also evidence that the valuation of experience and expertise in continuing education of teachers in Science Education can help the process (re)think the curriculum in the Amazon
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2593
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons