DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Simone Souza-
dc.date.available2020-04-25-
dc.date.available2020-04-29T13:05:34Z-
dc.date.issued2012-04-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2593-
dc.description.abstractResearch on the Interface Curriculum-Education in Science and its implications for Education and Science Teaching in the Amazon from the narrative of a group of teachers in a Master Academic course from PostGraduate Program in Education and Science Teaching in Amazon of State University of Amazonas. Based on studies conducted by the authors, as Goodson (2003), Delizoicov (2004 and 2011), Cachapuz (2005), Moraes, Hachmann and Mancuso (2005), Nardi (2007), Prado and Soligo (2007), Silva (2007), Lopes (2007), Arroyo (2011), Demo (2010), and Chassot (2011. Methodology route centered on a qualitative approach narrative, supported by technical participant observation, narrative interviews, focus groups and documentary analysis. Finding that is possible being protagonist as a subject that investigates and allow yourself to be investigated for the purpose of legitimation of identity research professor from the narrative research. In addition, from analyzed, the result that was obtained from the subjects investigated, there was also evidence that the valuation of experience and expertise in continuing education of teachers in Science Education can help the process (re)think the curriculum in the Amazonpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
dc.titleA interface currículo-educação em ciências na Amazônia: narrativa de professores em formação continuadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T13:05:34Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Ana Alcídia de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.description.resumoInvestigação sobre a interface Currículo-Educação em Ciências e suas implicações para a Educação e o Ensino de Ciências na Amazônia a partir da narrativa de um grupo de professores em um curso de Mestrado Acadêmico, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. Fundamentada em estudos realizados por autores, como Goodson (2003), Delizoicov (2004 e 2011), Cachapuz (2005), Moraes, Hachmann e Mancuso (2005), Nardi (2007), Prado e Soligo (2007), Silva (2007), Lopes (2007), Arroyo (2011), Demo (2010) e Chassot (2011). Percurso metodológico centrado na abordagem qualitativa do tipo narrativa, sustentado pelas técnicas de observação participante, entrevista narrativa, grupo focal e análise documental. Constatação de que é possível ser protagonista como sujeito que investiga e que se permite ser investigado, para efeito de legitimação da identidade de professor pesquisador a partir da pesquisa narrativa. Além disso, a partir do analisado, decorrente do que foi obtido dos sujeitos investigados, também houve constatação de que a valorização da vivência e experiência de professores em formação continuada em Educação em Ciências pode auxiliar processos de (re)pensar o currículo na Amazônia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesAPPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2009. ARAGÃO, Rodrigo. Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem. Revista Brasileira de linguística Aplicada, v. 8, n. 2, 2008. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. AZEVEDO. J. A. (Org.). Mito da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência e Educação, 2005. BACHELARD, Gaston. (1951) A actualidade da história das ciências. In: CARRILHO, Manuel Maria; SÀÁGUA, João. Epistemologia: posições e críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. BALDUINO, Gustavo. Seminário da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) Brasília, 2011. BARBOSA, Ierecê. Formação de professores em ensino de Ciências na Amazônia: a crise de identidade no cotidiano de professores da pós-graduação stricto sensu. III Congresso Internacional Cotidiano – diálogos sobre diálogos, agosto, 2010. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto-Portugal: Porto Editora, 1994. BRASIL. Ministério da educação. Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96. CACHAPUZ, Antônio. Investigação em Didática das ciências em Portugal – um balanço crítico. In: PIMENTA, Selma Garrido. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2000. __________________. (org.). A Necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CACHAPUZ, Antônio; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da Educação em Ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar Epistemológico. Revista Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004. CARVALHO, Anna Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. nº 22, Jan/Fev/Mar/Abr, 2003. _______________. Educação ConSciência. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. _______________. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed., rev. Ijuí: Unijuí, 2011. - 368 p. (Coleção educação em Química) CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE LA CIÊNCIA (1999). La ciência para el siglo XXI: Um nuevo compromisso. Budapeste: UNESCO, Paris, 2000. CUNHA, Maria Isabel da; CHAIGAR, Vânia Alves Martins. A dimensão da escrita e da memória na formação reflexiva de professores: dois diálogos. In: FERREIRA, Ondina Vieira; FISHER, Beatriz T. Daudt; PERES, Lúcia Maria Vaz (Org.). Memórias docentes: abordagens teórico-metodológicas e experiências de investigação. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livros, 2009. DELIZOICOV, Demétrio. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis: UFSC, v.21: p. 145-175, ago. 2004. _____________________; ANGOTTI, André José; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Docência em Formação/Coord.: SEVERINO, Antônio Joaquim; PIMENTA, Selma Garrido). DELORS, Jaques (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo/Brasília: Cortez/Unesco/MEC, 1998. DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. – (Coleção Papirus Educação) ENEQ. Disponível em: <http://enec2009.ese.ipcb.pt/>. Acesso em 14 mai. 2011 às 11:52hs ENPEC. Disponível em: <http://pion.sbfisica.org.br/pdc/index.php/por/Eventos/VIIENPEC>. Acesso em 14 mai. 2011 às 12:15h. EPEB. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/sbenbio12006.pdf>. Acesso em 14 mai. 2011 às 12:43h. EPEF. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/~epef/xii/>. Acesso em 14 mai. 2011 às 12:07h. FARIAS, Isabel Maria Sabino de [et. al.]. Didática e docência: aprendendo a profissão. 3. ed. nova ortografia. Brasília: Liber Livro, 2011. (Coleção Formar) - 192 p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura) GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livro, 2005. GAYOTTO, Maria Leonor Cunha; DOMINGUES, Ideli. Liderança: Aprenda a mudar em grupo. Petrópolis: Vozes, 1995. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 1989. GHEDIN, Evandro. A Educação em Ciências – Área 46-Capes: Quem legitima e quem poderá legitimar essa relação complementar? Conferência proferida no Auditório do Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, em 17 de setembro de 2010. GOERGEN, Pedro. Apresentação. In: SÁNCHES GAMBOA. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Práxis, 1998. p. 4-7. GÓMEZ, Rodriguez Gregorio; FLORES, Javier Gil; JIMÉNEZ, Eduardo García. Metodología de La investagión Cualitativa. Málaga: Ediciones ALJIBE, 1996. GONZAGA, Amarildo. Reflexões curriculares a partir de professores em formação. In: Currículo e práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: MENVAVMEN, 2006. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. Guia oficial dos municípios: Parintins Ilha Tupinambarana. 2010/2011. Disponível em: www.guiaoficialdosmunicipios.com.br HOUAISS, H. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010). Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiz. Acesso em 11 de Jul. de 2012 às 18:40. JOSSO, Marie-Christine. A realização do ser humano como processo de transformação da consciência: ensinar, acompanhar e aprender: um mesmo desafio para uma vida em ligação. In: TRAVERSINE, Clarice (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. XIV ENDIP. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 17-58. (Livro 2) KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987. LAKATOS, E; MARCONI, M. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 20 ed. São Paulo: Cortez, 2001. LOPES, Alice Casimiro. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007. – 232 p. (Coleção educação em Química) ____________________. Pensamento e Política Curricular. Entrevista com William Pinar In: Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006. Mapa do Amazonas. Disponível em: www.google.com/maps. Acesso em 10 ago. 2012, às 13h. MARTINS, Isabel. VIII ENPEC - Caderno de Programação. Campinas: SP, 05 a 12 dez. 2011. MARTINS, José do Prado. Didática: fundamento, Planejamento, Metodologia e Avaliação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990. MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2001. MEGID NETO, Jorge (2005). Três décadas de pesquisas em Educação em Ciências: tendências de teses e dissertações (1972-2003). In: NARDI, Roberto (Org). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007. MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. MEIRELLES FILHO, João Carlos. O Livro de ouro da Amazônia. 5. ed. revisada e ampliada Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. MORAES, Roque; HACKMANN, Berenice Gonçalves; MANCUSO, Ronaldo (Org.). De Marte a Narciso: (sobre)vivências em dissertações de mestrado. Ijuí: Unijuí, 2005. – 280 p. MOREIRA, Antônio Flávio. O currículo como política cultural e a formação docente. In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio (Org.). Territórios Contestados: O currículo e os novos mapas políticos e culturais. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. MOREIRA, Antônio Marcos. A área de ensino de Ciências e Matemática na CAPES: em busca de qualidade e identidade. In: NARDI, Roberto (Org). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007. _______________________. O professor-pesquisador como instrumento de melhoria do ensino de ciências. Aberto, Brasília, ano 7, n. 40. out./dez. 1988. NARDI, Roberto (Org). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007. NÓVOA, Antônio. Vida de professores. Porto: Porto, 1992. PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005. POPPER, Karl. A demarcação entre Ciência e metafísica (1983). In: CARRILHO, Manuel Maria; SÀÁGUA, João. Epistemologia: posições e críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. Portal da UEA. Disponível em ensinodeciencia@uea.edu.br. Acesso em 14 de mai.2011, às 20h. PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO Rosaura (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Alínea, 2007. QUEIROZ, Maria Isaura P. de. Relatos orais: do indizível ao dizível. Experimentos com histórias de vida. Simson, Olga (org.). Revista dos Tribunais, São Paulo, 1988. Relatório de avaliação 2007-2009 Trienal 2010 da CAPES. Disponível em: http://trienal.capes.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/ENSINO-DE-CMRELAT%C3%93RIO-DE-AVALIA%C3%87%C3%83O-FINAL-jan11.pdf acesso em 15 mai. 2011, às 17h17min. RISTOFF, Dilvo. Educação superior no Brasil – 10 anos pós-LDB: da expansão à democratização. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João F. de; MOROSINI, Marília. (Orgs). Educação superior no Brasil- 10 anos pós-LDB. Brasília. INEP, 2008. p. 39-50. RORTY, Richard. A ciência natural é uma espécie natural? (1988). In: CARRILHO, Manuel Maria; SÀÁGUA, João. Epistemologia: posições e críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. SANDÍN, Esteban, Maria Paz. Pesquisa Qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana María. (Orgs). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. 2. ed. rev. Ijuí: Unijuí, 2011. - 440 p. – (Coleção educação em ciências). SAUNIER, Tonzinho. Parintins: memória dos acontecimentos históricos. Manaus: Valer/Governo do Estado do Amazonas, 2003. Seminário ABMES: “Expansão estratégica da educação superior brasileira: ação conjunta das entidades representativas dos setores público e particular”. Disponível em: http://www.abmes.org.br/abmes/public/arquivos/documentos/Seminario-2011-05-31- Andifes.pdf. Acesso em 11 jul. 2012. SERRANO, Glória Perez. Investigación Cualitativa: Retos e Interrogantes. Madrid: La Muralla S. A, 1994. SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Palestra de Abertura do Fórum de Pró-reitores de Graduação / Sudeste. Campinas / 15 de fevereiro de 2009. __________________________; PIMENTA, Selma Garrido. Apresentação da Coleção Docência em Formação. In: DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, André José; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Docência em Formação/Coord.: SEVERINO, Antônio Joaquim &PIMENTA, Selma Garrido). SHUTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: Teoria e Prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução à teoria do currículo. 2. ed., 11. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. SILVA, Henrique César da. Debate: O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006. SNEF. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/~snef/xix/>. Acesso em 14 mai. 2011 às 12:05h. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. 16. reimp. São Paulo: Atlas, 2008. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2001. ZANCAN, Glaci T. Educação Científica: uma prioridade nacional. São Paulo em Perspectiva. 14 mai. 2000.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons