DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2592
Título: O ensino com pesquisa como eixo articulador de uma pedagogia universitária na mobilização da totalidade da cognição
Autor(es): Gomes, Ruth Cristina Soares
Orientador(es): Ghedin, Evandro
Palavras-chave: Ensino com pesquisa;Cognição. Didática;Pedagogia Universitária
Data do documento: 21-Ago-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho apresenta resultado de pesquisa realizada no curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências na Amazônia, qual teve como objetivo geral investigar em que medida o ensino com pesquisa constitui-se processo pedagógico capaz de mobilizar a totalidade da cognição constituindo-se no eixo articulador de uma pedagogia universitária. A pesquisa foi realizada no Centro de Estudos Superiores de Parintins. A fundamentação teórica foi ancorada em Sternberg (2010), Fonseca (2011), Ghedin (2011), Franco e Pimenta (2010), Silva (2011), Masseto (2011) dentre outros que abordam a relevância do ensino com pesquisa no processo de construção de conhecimentos por meio da participação crítica e reflexiva dos estudantes. O percurso metodológico foi pautado na abordagem hermenêutica já que buscamos interpretar nas literaturas e nas falas dos sujeitos os significados de um ensino com pesquisa. Para tanto, usamos as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista com docentes e estudantes do curso de Biologia. Os resultados sinalizam que a didática do ensino com pesquisa pode constituir-se como eixo articulador de uma pedagogia universitária na medida em que mobiliza vários processos cognitivos, pois privilegia a capacidade que o estudante tem de pensar, analisar, questionar e estimula a ação crítica e reflexiva da realidade permitindo-lhe agir de forma inteligente sobre ela.
Abstract: This work presents results from research accomplished in the Academic Master’s degree in Science Teaching in the Amazon, which had as a general objective in what point the to investigate teaching with research is constituted as pedagogical process able mobilize the totality of cognition constituting itself into the articulating axis of a university pedagogy. The research was accomplished at the Center for Advanced Studies in Parintins. The theoretical foundation was anchored in Sternberg (2010), Fonseca (2011), Ghedin (2011), Franco and Pepper (2010), Silva (2011), Masseto (2011) among others that discuss the relevance of teaching with research in process construction of knowledge through critical and reflective participation of students. The methodological route was based by in hermeneutic approach as we sought to interpret in the literature and in the speeches of subjects the meaning of a teaching with research. For this purpose, we used the techniques of bibliographical search, documentary and interviews with teachers and students of biology. The results indicate that the didactic of teaching with research can establish itself as an articulating axis of a university pedagogy which mobilizes various cognitive processes, because it privileges the ability that student has to think, analyze, question and stimulates the critical and reflective action of reality allowing it to act intelligently on it.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2592
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons