DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Ruth Cristina Soares-
dc.date.available2020-04-25-
dc.date.available2020-04-29T13:01:39Z-
dc.date.issued2012-08-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2592-
dc.description.abstractThis work presents results from research accomplished in the Academic Master’s degree in Science Teaching in the Amazon, which had as a general objective in what point the to investigate teaching with research is constituted as pedagogical process able mobilize the totality of cognition constituting itself into the articulating axis of a university pedagogy. The research was accomplished at the Center for Advanced Studies in Parintins. The theoretical foundation was anchored in Sternberg (2010), Fonseca (2011), Ghedin (2011), Franco and Pepper (2010), Silva (2011), Masseto (2011) among others that discuss the relevance of teaching with research in process construction of knowledge through critical and reflective participation of students. The methodological route was based by in hermeneutic approach as we sought to interpret in the literature and in the speeches of subjects the meaning of a teaching with research. For this purpose, we used the techniques of bibliographical search, documentary and interviews with teachers and students of biology. The results indicate that the didactic of teaching with research can establish itself as an articulating axis of a university pedagogy which mobilizes various cognitive processes, because it privileges the ability that student has to think, analyze, question and stimulates the critical and reflective action of reality allowing it to act intelligently on it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino com pesquisapt_BR
dc.subjectCognição. Didáticapt_BR
dc.subjectPedagogia Universitáriapt_BR
dc.titleO ensino com pesquisa como eixo articulador de uma pedagogia universitária na mobilização da totalidade da cogniçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T13:01:39Z-
dc.contributor.advisor1Ghedin, Evandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679pt_BR
dc.contributor.referee1Ghedin, Evandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679pt_BR
dc.contributor.referee2Mendoza, Héctor José García-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661826896260586pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7789648917975135pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultado de pesquisa realizada no curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências na Amazônia, qual teve como objetivo geral investigar em que medida o ensino com pesquisa constitui-se processo pedagógico capaz de mobilizar a totalidade da cognição constituindo-se no eixo articulador de uma pedagogia universitária. A pesquisa foi realizada no Centro de Estudos Superiores de Parintins. A fundamentação teórica foi ancorada em Sternberg (2010), Fonseca (2011), Ghedin (2011), Franco e Pimenta (2010), Silva (2011), Masseto (2011) dentre outros que abordam a relevância do ensino com pesquisa no processo de construção de conhecimentos por meio da participação crítica e reflexiva dos estudantes. O percurso metodológico foi pautado na abordagem hermenêutica já que buscamos interpretar nas literaturas e nas falas dos sujeitos os significados de um ensino com pesquisa. Para tanto, usamos as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista com docentes e estudantes do curso de Biologia. Os resultados sinalizam que a didática do ensino com pesquisa pode constituir-se como eixo articulador de uma pedagogia universitária na medida em que mobiliza vários processos cognitivos, pois privilegia a capacidade que o estudante tem de pensar, analisar, questionar e estimula a ação crítica e reflexiva da realidade permitindo-lhe agir de forma inteligente sobre ela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesANDERSON, John R. Psicologia Cognitiva e Suas Implicações Experimentais. Rio de Janeiro: LTC, 2004. ANDRÉ, Marli. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005. BRANSFORD, Jonh. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Senac, 2007. BRUNER, J. O processo de educação. 2ª ed. São Paulo: Nacional, 1991. CANDAU, Vera Lúcia (org.). Rumo a uma nova Didática. 12ª edição. Vozes. Petrópolis, 2001. CACHAPUZ, Antonio (Orgs). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. COLL, César. (et. al).O construtivismo na sala de aula. Tradução: Cláudia Schilling. São Paulo: Ática, 2009. COSENZA, Ramom M. e GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. DEMO, Pedro (org.) MACIEL, Lizete Shizne B. NETO, SHIGUNOU, Alexandre. Formação de professores: Passado, presente e futuro. Cortez. São Paulo, 2004. __________. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 14ª edição. São Paulo: Cortez, 2011. FONSECA, Vitor Da. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 4ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs). Didática: embates contemporâneos.São Paulo: Loyola, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GALIAZZI, Maria do Carmo. O professor na sala de aula com pesquisa. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Pesquisa em sala de aula. Tendência para educação em novos tempos. Porto Alegre: Edipucrs, 2002, p.293-316. GHEDIN, Evandro. Estágio com pesquisa na formação inicial de professores. São Paulo, 2010. BORGES, Heloísa; GHEDIN, Evandro (org). Fundamentos para pensar o currículo: Formação continuada em pressupostos curriculares. Manaus: Travessia, 2010. HAIDT, Regina Célia Cezaux. Curso de didática geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001. HOUZEL, Suzana Herculano. Neurociências na educação. Belo Horizonte: CEDIC, 2010. LAMPERT, Ernani. O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n, 26, p.5-24, jan/jun. 2008. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor) Cortez, São Paulo: 1994. LEFRANÇÓIS, Guy R. Teorias da Aprendizagem. 5ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2008. LOPES, Antônia Osima (org). Repensando a didática. 17ª edição. São Paulo: Papirus, 2001. LUDKE, Menga (Coord). O professor e a pesquisa. 7ª edição. São Paulo, 2001. MACIEL, Lizete Shizne B. NETO, SHIGUNOU, Alexandre (Org.). Formação de professores: Passado, presente e futuro. São Paulo. Cortez, 2004. MASETTO, Marcos Tarciso. Competências Pedagógicas do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003. MATLIN, Margareth W. Psicologia Cognitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2004. MORAES, Roque; LIMA, Valderez Maria do Rosário (org). Pesquisa em sala de aula: tendência para educação em novos tempos. 2ª edição. Porto Alegre: Edipucrs, 2004. MOREIRA, Marco Antônio; MASSIN, ElcieI F. Salzano. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 4ª edição. Porto Alegre: Sulina, 2008. NEVES, Rita de Araujo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. Pelotas, RS, UNIrevista, v. 1, n 2, abril, 2006. POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2009. POZO, Juan Ignacio. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas. PORTILHO, Evelise Maria Labatut; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de. Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Pesquisa em síntese, v. 16, n. 60, p. 469-488, jul/set, 2008. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 22ª. Petrópolis. Vozes, 2011. RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar. Por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. SILVA, Sidinei Pithan da; GREZZANA, José Francisco. Metodologia do Ensino na Educação Superior: Pesquisa como Princípio Educativo. Curitiba: IBPEX, 2009. SANT’ANNA, Liza Martins; MENEGOLLA, Maximiliano. Didática: aprender a ensinar. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2000. SEVERINO, Antonio Joaquim. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. Pró-Reitoria de Graduação: São Paulo, 2008. STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2010. PIAGET, Jean. Seis estudos de Piaget. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011. ___________. O nascimento da inteligência da criança. Editora Crítica: São Paulo, 1986. PILETTI, Claudino. Didática Geral. São Paulo: Ática, 2003. PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2010. PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Izabel de (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2011. TEXEIRA, João de Fernandes. Filosofia e Ciência Cognitiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. VEIGA, Ilma P. Alancastro (org.) Didática: O ensino e suas relações. 11ª ed. São Paulo: Papirus, 2006. VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons