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Título: Espaços educativos para a alfabetização cientifica: uma experiência com estudantes dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Cascais, Maria das Graças Alves
Orientador(es): Fachín Terán, Augusto
Palavras-chave: Espaços Educativos;Alfabetização Científica;Educação Formal, Informal e Não Formal;Ensino de Ciências.
Data do documento: 16-Ago-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Existem vários espaços onde pode ocorrer a educação, o mais conhecido deles é a escola em toda a sua estrutura: salas de aula, biblioteca, cantina, quadra poliesportiva, etc. Entretanto, há outros espaços denominados pela área de ensino como não formais, que agregam um grande conhecimento sobre a ciência e que podem estar auxiliando a escola no processo ensinoaprendizagem. Este trabalho traz o resultado de uma pesquisa realizada com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, 7º, 8º e 9º anos respectivamente, de uma escola da rede estadual da cidade de Manaus, AM que ocorreu nos dois ambientes educativos: o formal e o não formal. Teve como objetivo avaliar a contribuição dos espaços educativos para a alfabetização científica dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Os espaços educativos não formais visitados pelos alunos foram: o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke e a Estação de Tratamento de Água Ponta do Ismael. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva tendo um enfoque hermenêutico. Foi possível conhecer o trabalho do professor de Ciências no espaço formal e fora dele, desenvolver sequências didáticas com os estudantes no espaço formal e identificar indicadores de alfabetização científica. Assim, os espaços educativos não formais podem ser grandes aliados da escola na medida em que ofereçam condições para receber os estudantes. É importante que eles tenham infraestrutura para proporcionar segurança àqueles que os visitam e condições materiais para fornecer informações sobre a ciência. É necessário que o professor faça um bom planejamento visitando os espaços antecipadamente, preparando os estudantes para a visita, encarando como um dia de pesquisa, fazendo com que os assuntos abordados tenham algum significado para a vida deles. Dessa forma, pode-se inferir que os espaços educativos, contribuem para a alfabetização científica nos anos finais do Ensino Fundamental, desde que algumas medidas sejam tomadas para favorecer esse processo.
Abstract: Hay varios lugares donde la educación puede tener lugar, el más conocido de ellos es la escuela en toda su estructura, aulas, biblioteca, comedor, pista polideportiva, etc. Sin embargo, hay otros espacios conocidos por el área de enseño como espacio no formal, que ofrecen una gran cantidad de conocimientos sobre la ciencia y que pueden ayudar a la escuela en el proceso enseñanza-aprendizaje. Este trabajo presenta los resultados de una investigación en los dos ambientes de aprendizaje: el formal y no formal, con los estudiantes de los últimos años de educación primaria, 7º, 8º y 9º años respectivamente, en una escuela pública en la ciudad de Manaos. Tuvo como objetivo evaluar la contribución de los espacios educativos para la alfabetización científica de los estudiantes de últimos años de educación primaria. Los espacios educativos no formales visitados por los estudiantes fueron: El Bosque de la Ciencia del Instituto Nacional de Investigaciones de la Amazonía, el Jardín Botánico Adolpho Ducke y la Planta de Tratamiento de Aguas Punta de Ismael. Este es un estudio descriptivo cualitativo, con un enfoque hermenéutico. Se pudo conocer el trabajo del profesor de ciencias en sala de aula y fuera de este ambiente, desarrollar las secuencias de enseñanza con los estudiantes en el espacio formal y determinar los indicadores de alfabetización científica. Los espacios de educación no formal pueden ser grandes aliados de la escuela en la medida que estos ofrezcan las condiciones para recibir a los estudiantes. Es importante que cuenten con la infraestructura para proporcionar seguridad a los que visitan y las condiciones materiales para proporcionar información acerca de la ciencia. Es necesario que el profesor haga una buena planificación visitando los espacios de antemano, preparando los estudiantes para la visita, encarando ese momento como un día de la investigación, de modo que los asuntos tratados tengan algún significado para sus vidas. Por lo tanto, podemos inferir que los espacios educativos, contribuyen para la alfabetización científica en los últimos años de la educación primaria, siempre que se tomen medidas para facilitar el proceso.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2583
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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