DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2576
Título: Concepções sobre o processo de ensino - aprendizagem em geometria no 8º ano fundamental em uma escola de Manaus
Autor(es): Rodrigues, Jorge de Menezes
Orientador(es): Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Palavras-chave: Cotidiano;Geometria;Ensino;Aprendizagem
Data do documento: 15-Jan-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de ensino – aprendizagem nas aulas de geometria a partir da sua relação com o cotidiano do aluno. Buscamos compreender através das práticas pedagógicas de dois professores de matemática como se estabelece a relação entre o conceito de geometria e o cotidiano do aluno. A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa fundamentada em Bogdan e Biklen (1994), Creswell (2007), Flick (2009), Gil (2010) e Triviños (1987). Para a discussão relacionada à história da geometria nos respaldamos em Boyer (1996), Eves (2004), Pereira (2005) e Oliveira (2004). Quando nos fundamentamos na etnomatemática dialogamos com os seguintes teóricos Adam (2004), D’Ambrosio (2007), Knijnik e Duarte (2010), Passos, Caroline (2008). Na abordagem sobre os conceitos cotidianos no ensino de geometria as referências foram Ávila (2010), Cenci e Costa (2011), Rego (2008), Vygotsky (1997) e os PCN (1998). Nosso estudo constituiu-se em uma pesquisa-ação, sendo que os dados foram coletados em duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal na cidade de Manaus. Participaram desse estudo de acordo com o critério de inclusão e exclusão estabelecido pelo pesquisador os alunos matriculados nas duas turmas do 8º ano e dois professores de matemática. Foram utilizados como instrumento e técnica de pesquisa para coleta de dados questionários inicial e final, entrevista e observações participantes realizadas durante as aulas. Como resultado da pesquisa, temos que, a análise dos dados obtidos mostrou a importância de um trabalho direcionado ao ensino de geometria que estabeleça conexões entre os conceitos geométricos e o cotidiano do aluno a partir de um determinado contexto sociocultural, pois esta relação proporciona um ambiente de reflexão e discussão entre os alunos e o professor possibilitando uma compreensão dos conceitos geométricos.
Abstract: This study aimed to analyze the teaching - learning process in the classes of geometry from its relation with daily life of the students. We seek to understand through the teaching practices of two math teachers how to establish the relation between the concept of geometry and daily life of the student. The research was conducted from a qualitative approach based on Bogdan and Biklen (1994), Creswell (2007), Flick (2009), Gil (2010) and Triviños (1987). For discussion related to the history of geometry the study was supported in Boyer (1996), Eves (2004), Pereira (2005) and Oliveira (2004). When considering ethnomathematics, we have dialogued with the following theoretical: Adam (2004), D'Ambrosio (2007), Knijnik and Duarte (2010), Passos, Caroline (2008). In the approach to teaching everyday concepts in geometry the references were Ávila (2010), Cenci and Costa (2011), Rego (2008), Vygotsky (1997) and the NCP (1998). Our study was based on an action research, and the data were collected in two classes of the 8th year of elementary school in a public school in the city of Manaus. Students enrolled in the two classes and two 8th grade math teachers have participated in this study according to the inclusion and exclusion criteria established by the researcher. The instruments and the research technique used for data collection were initial and final questionnaires, interviews and participant observations conducted during class. As a result of the research, the analysis of the data showed the importance of a work directed to the teaching of geometry to establish connections between geometric concepts and daily life of the student from a particular sociocultural context, because this relationship provides an environment reflection and discussion among students and the teacher providing an understanding of geometric concepts.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2576
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons