DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Jorge de Menezes-
dc.date.available2020-04-22-
dc.date.available2020-04-22T01:22:11Z-
dc.date.issued2013-01-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2576-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the teaching - learning process in the classes of geometry from its relation with daily life of the students. We seek to understand through the teaching practices of two math teachers how to establish the relation between the concept of geometry and daily life of the student. The research was conducted from a qualitative approach based on Bogdan and Biklen (1994), Creswell (2007), Flick (2009), Gil (2010) and Triviños (1987). For discussion related to the history of geometry the study was supported in Boyer (1996), Eves (2004), Pereira (2005) and Oliveira (2004). When considering ethnomathematics, we have dialogued with the following theoretical: Adam (2004), D'Ambrosio (2007), Knijnik and Duarte (2010), Passos, Caroline (2008). In the approach to teaching everyday concepts in geometry the references were Ávila (2010), Cenci and Costa (2011), Rego (2008), Vygotsky (1997) and the NCP (1998). Our study was based on an action research, and the data were collected in two classes of the 8th year of elementary school in a public school in the city of Manaus. Students enrolled in the two classes and two 8th grade math teachers have participated in this study according to the inclusion and exclusion criteria established by the researcher. The instruments and the research technique used for data collection were initial and final questionnaires, interviews and participant observations conducted during class. As a result of the research, the analysis of the data showed the importance of a work directed to the teaching of geometry to establish connections between geometric concepts and daily life of the student from a particular sociocultural context, because this relationship provides an environment reflection and discussion among students and the teacher providing an understanding of geometric concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleConcepções sobre o processo de ensino - aprendizagem em geometria no 8º ano fundamental em uma escola de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-22T01:22:11Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee2Ley, César Eduardo Mora-
dc.contributor.referee3Mubarac, Roberto Sánches-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de ensino – aprendizagem nas aulas de geometria a partir da sua relação com o cotidiano do aluno. Buscamos compreender através das práticas pedagógicas de dois professores de matemática como se estabelece a relação entre o conceito de geometria e o cotidiano do aluno. A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa fundamentada em Bogdan e Biklen (1994), Creswell (2007), Flick (2009), Gil (2010) e Triviños (1987). Para a discussão relacionada à história da geometria nos respaldamos em Boyer (1996), Eves (2004), Pereira (2005) e Oliveira (2004). Quando nos fundamentamos na etnomatemática dialogamos com os seguintes teóricos Adam (2004), D’Ambrosio (2007), Knijnik e Duarte (2010), Passos, Caroline (2008). Na abordagem sobre os conceitos cotidianos no ensino de geometria as referências foram Ávila (2010), Cenci e Costa (2011), Rego (2008), Vygotsky (1997) e os PCN (1998). Nosso estudo constituiu-se em uma pesquisa-ação, sendo que os dados foram coletados em duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal na cidade de Manaus. Participaram desse estudo de acordo com o critério de inclusão e exclusão estabelecido pelo pesquisador os alunos matriculados nas duas turmas do 8º ano e dois professores de matemática. Foram utilizados como instrumento e técnica de pesquisa para coleta de dados questionários inicial e final, entrevista e observações participantes realizadas durante as aulas. Como resultado da pesquisa, temos que, a análise dos dados obtidos mostrou a importância de um trabalho direcionado ao ensino de geometria que estabeleça conexões entre os conceitos geométricos e o cotidiano do aluno a partir de um determinado contexto sociocultural, pois esta relação proporciona um ambiente de reflexão e discussão entre os alunos e o professor possibilitando uma compreensão dos conceitos geométricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesADAM, Shehenaz. A Model for an Ethnomathematical Curriculum. In: Anais do Segundo Congresso Brasileiro de Etnomatemática – CBEm2, Natal, RN: UFRN, 2004. p. 215 – 225. ARBACH, Nelson. O ensino de geometria plana: O saber do aluno e o saber escolar. São Paulo: PUC, 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. ÁVILA, Geraldo. Reflexões sobre o ensino de geometria. Revista do Professor de Matemática. Rio de Janeiro, n.71, p.3-8. 2010. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Filosofia da Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994. BOYER, Carl B. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1996. 496p. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. CENCI, Adriane; COSTAS, Fabiane Adella Tonetto. Matemática cotidiana e matemática científica. Ciências e Cognição. São Paulo: v. 16, n. 1, p127-136. 2011. D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. EVES, Howard. Introdução à história da matemática. São Paulo: UNICAMP, 2004. 843 p. FERREIRA, Luiz Rene. Matemática Escolar: Conceitos no cotidiano da vida profissional. Zetetiké, Campinas, v.14, n. 26, p. 13-36, jul./dez. 2006. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. JARAMILLO, Diana. La Educación Matemática en una perspectiva sociocultural: tensiones, utopias, futuros posibles. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v.23, n. 59, p. 13-36, jan./abr. 2011. KNIJNIK, Gelsa e DUARTE, Claudia Glavam. Entrelaçamentos e dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um estudo sobre a importância de trazer a “realidade” do aluno para as aulas de matemática. Bolema, Rio Claro, v.23, n. 37, p. 863-886, dezembro. 2010. KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Claudio José (orgs). Etnomatemática: Currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? A Educação Matemática em revista – geometria, Blumenau, v. 3, n. 4, p. 3-13, 1995. LORENZATO, S. “Os por quês matemáticos dos alunos e as respostas dos professores”. Campinas: Faculdade de Educação; UNICAMP, Campinas, 1993. (Proposições n. 10). MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MONTEIRO, Alexandrina; NACARATO, Aldair Mendes. As relações entre saberes cotidiano e escolar presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Revista Pro-Posições, Campinas, v.16, n. 03(48), p. 165-179, set./dez. 2005. OLIVEIRA, Selma Souza de. Temas regionais em atividades de geometria: uma proposta para a formação continuada de professores de Manaus (AM). Rio Claro: UNESP, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, 2004. PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Representações, Interpretações e Prática Pedagógica: A Geometria na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas. PASSOS, Caroline Mendes. Etnomatemática e Educação Matemática Crítica: Conexões Teóricas e Práticas. 2008. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, UFMG, Belo Horizonte. PEREIRA, Milton Luiz Neri. História da Matemática e Educação Matemática: Como os professores concebem o uso da História da Geometria no Ensino de Geometria. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Instituto de Educação, UFMT, Cuiabá. PITOMBEIRA, J. B. Os elementos de Euclides. Caderno da RPM, São Paulo, v. 5, n. 1, p.1- 44, 1994. PINTO, Neuza Bertoni. Marcas históricas da matemática moderna no Brasil. Revista Dialogo Educacional, Curitiba. v. 5, n. 16. p 25 – 38, set/dez, 2005. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. SAMPIER, Roberto Hernández, Metodologia de La investigación. Habana, Cuba: Ciências Médicas, 2006. SOARES, Daniela Alves. Educação matemática crítica: Contribuições para o Debate Teórico e seus Reflexos nos Trabalhos Acadêmicos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, PUC, São Paulo. THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1987. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons