DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2566
Título: A disciplina matemática a partir da visão curricular no curso de licenciatura em pedagogia
Autor(es): Morais, Maria do Perpetuo Socorro Bandeira
Orientador(es): Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Palavras-chave: Matemática;Currículo;Processo Ensino Aprendizagem
Data do documento: 15-Abr-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A presente investigação traz como indação inicial desvelar: como o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição particular da cidade de Manaus poderá contribuir para a superação das ações dos graduandos em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tem como objetivo geral: analisar o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia. Apoiamo-nos em autores como: D’Ambrósio (1996; 1998; 2001), Fiorentini (1994; 1995), Darsie (1993; 1998), Zeichner (1998), Nóvoa (1992), Medina e Rodriguez (1989), Mizukami (2006), Gomes (2002), Garcia (1992), Shulman (1986), Tardif, Santaló (1996), Kamii (1994). (2003),Gómez (1992), em documentos oficiais consultados que foram: DCN(2010), PPC(2012) , Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação 9397/96 e outros. Constituíram a base de fundamentação teórica sobre o Currículo e a postura pedagógica autores como: Guimor Mello (2000): Hamilton, (1992), Sacristán (2000). Fourquin (2000), Giroux (1993), Mclaren (1993, Cherryholmes (1998), Popkewitz (1991, 1994,1995), Silva (1993,1994). A metodologia de investigação se deu a partir da abordagem qualitativa com análise descritiva dos dados, tem como contexto uma IES, tem como sujeitos dois professores que ministram aulas de Matemática na instituição, e trinta e seis graduandos do quinto e sexto períodos respectivamente: além de dez professores egressos que atuam no ensino fundamental. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Questionários, Análise Documental, Entrevista e o grupo focal. Os estudos e análises realizadas revelaram que no que se referem aos conhecimentos Matemáticos a IES deixa lacunas no que se referem aos conhecimentos Matemáticos. Refletir sobre esses conhecimentos é necessário, para que nos fosse possível retratar a maneira como a Matemática está sendo ministrada pela IES no momento da graduação. Reafirmamos essas limitações existentes no momento da postura pedagógica desses sujeitos, quando da pesquisa dos egressos pesquisados que solidificam as afirmações dos sujeitos pesquisados com relação as lacunas deixadas no momento da graduação.
Abstract: This research brings as initial inquiry: how the curriculum of the Bachelor's Degree in Education from a private institution in the city of Manaus can contribute to overcome the actions of students in the classroom in the early years of elementary school? Its general objective was to analyze the curriculum of Pedagogy. We rely on authors such as: D'Ambrosio (1996, 1998, 2001), Fiorentini (1994, 1995), Darsie (1993, 1998), Zeichner (1998), Nóvoa (1992), Medina and Rodriguez (1989), Mizukami (2006), Gomes (2002), Garcia (1992), Shulman (1986), Tardif, Santaló (1996), Kamii (1994). (2003), Gómez (1992), in official documents that were consulted as DCN (2010), PPC (2012), Law of Guidelines and Bases of National Education 9394/96 and others. Formed the basis of the theoretical framework of Curriculum and pedagogical stance authors as: Guimor Mello (2000): Hamilton (1992), Sacristan (2000). Fourquin (2000), Giroux (1993), McLaren (1993, Cherryholmes (1998), Popkewitz (1991, 1994.1995), Silva (1993.1994). The research methodology took place from the qualitative approach with descriptive analysis of data, it’s has as context an University and as subjects two professors who teaches mathematics at the institution, thirty-six undergraduate students from the fifth and sixth periods respectively, plus ten graduated teachers who work in elementary school. The instruments used for data collection were questionnaires, document analysis, interviews and the focus groups. The studies and analyzes revealed that, in referring to the Mathematical knowledge the University leaves gaps in Mathematic knowledge. Reflect on such knowledge was necessary to us, by make possible to show the way as the mathematics curriculum is being worked by the University in the graduating period. We reaffirm these limitations upon pedagogical stance displayed by these subjects in the classroom spaces, and when the survey of graduates surveyed that solidify the claims of the subjects studied regarding the gaps left at the time of graduation associated to this discipline.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2566
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A disciplina matemática a partir da visão curricular no curso de licenciatura em pedagogia.pdf934,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons