DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Maria do Perpetuo Socorro Bandeira-
dc.date.available2020-04-16-
dc.date.available2020-04-21T02:58:24Z-
dc.date.issued2013-04-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2566-
dc.description.abstractThis research brings as initial inquiry: how the curriculum of the Bachelor's Degree in Education from a private institution in the city of Manaus can contribute to overcome the actions of students in the classroom in the early years of elementary school? Its general objective was to analyze the curriculum of Pedagogy. We rely on authors such as: D'Ambrosio (1996, 1998, 2001), Fiorentini (1994, 1995), Darsie (1993, 1998), Zeichner (1998), Nóvoa (1992), Medina and Rodriguez (1989), Mizukami (2006), Gomes (2002), Garcia (1992), Shulman (1986), Tardif, Santaló (1996), Kamii (1994). (2003), Gómez (1992), in official documents that were consulted as DCN (2010), PPC (2012), Law of Guidelines and Bases of National Education 9394/96 and others. Formed the basis of the theoretical framework of Curriculum and pedagogical stance authors as: Guimor Mello (2000): Hamilton (1992), Sacristan (2000). Fourquin (2000), Giroux (1993), McLaren (1993, Cherryholmes (1998), Popkewitz (1991, 1994.1995), Silva (1993.1994). The research methodology took place from the qualitative approach with descriptive analysis of data, it’s has as context an University and as subjects two professors who teaches mathematics at the institution, thirty-six undergraduate students from the fifth and sixth periods respectively, plus ten graduated teachers who work in elementary school. The instruments used for data collection were questionnaires, document analysis, interviews and the focus groups. The studies and analyzes revealed that, in referring to the Mathematical knowledge the University leaves gaps in Mathematic knowledge. Reflect on such knowledge was necessary to us, by make possible to show the way as the mathematics curriculum is being worked by the University in the graduating period. We reaffirm these limitations upon pedagogical stance displayed by these subjects in the classroom spaces, and when the survey of graduates surveyed that solidify the claims of the subjects studied regarding the gaps left at the time of graduation associated to this discipline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProcesso Ensino Aprendizagempt_BR
dc.titleA disciplina matemática a partir da visão curricular no curso de licenciatura em pedagogiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-21T02:58:24Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee2Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee3Foersberg, Maria Clara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492288243902660pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação traz como indação inicial desvelar: como o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição particular da cidade de Manaus poderá contribuir para a superação das ações dos graduandos em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tem como objetivo geral: analisar o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia. Apoiamo-nos em autores como: D’Ambrósio (1996; 1998; 2001), Fiorentini (1994; 1995), Darsie (1993; 1998), Zeichner (1998), Nóvoa (1992), Medina e Rodriguez (1989), Mizukami (2006), Gomes (2002), Garcia (1992), Shulman (1986), Tardif, Santaló (1996), Kamii (1994). (2003),Gómez (1992), em documentos oficiais consultados que foram: DCN(2010), PPC(2012) , Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação 9397/96 e outros. Constituíram a base de fundamentação teórica sobre o Currículo e a postura pedagógica autores como: Guimor Mello (2000): Hamilton, (1992), Sacristán (2000). Fourquin (2000), Giroux (1993), Mclaren (1993, Cherryholmes (1998), Popkewitz (1991, 1994,1995), Silva (1993,1994). A metodologia de investigação se deu a partir da abordagem qualitativa com análise descritiva dos dados, tem como contexto uma IES, tem como sujeitos dois professores que ministram aulas de Matemática na instituição, e trinta e seis graduandos do quinto e sexto períodos respectivamente: além de dez professores egressos que atuam no ensino fundamental. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Questionários, Análise Documental, Entrevista e o grupo focal. Os estudos e análises realizadas revelaram que no que se referem aos conhecimentos Matemáticos a IES deixa lacunas no que se referem aos conhecimentos Matemáticos. Refletir sobre esses conhecimentos é necessário, para que nos fosse possível retratar a maneira como a Matemática está sendo ministrada pela IES no momento da graduação. Reafirmamos essas limitações existentes no momento da postura pedagógica desses sujeitos, quando da pesquisa dos egressos pesquisados que solidificam as afirmações dos sujeitos pesquisados com relação as lacunas deixadas no momento da graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesABREU, D. M. B. O conhecimento numérico de jovens e adultos alfabetizados na (re) criação do conceito de número. Campinas: Faculdade de Educação, 1999. ALVES, Leonir Pessate Alves; ANASTASIOUM, Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, 10 ed, Joinville, SC: UNIVILLE, 2012. D`AMBRÓSIO, Ubiratan. Priorizar História e Filosofia da Matemática na Educação XIII CIAEM-IACME,n.26.30 junho de 2011. Recife-Brasil. ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 10ª ed. Campinas: Papirus, 2010. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. E. D. A. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2010, p. 55-69. BRASIL, CNE (2005). Parecer CNE/CP n. 05/2005, de 13/12/2006. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf). AF_ATHENA_11.indd 43 8/6/2010 11:05:1444 ATHENA • Revista Científica de Educação, v. 11, n. 11, jul./dez. 2012<http://houaiss.uol.com.br/busca/jhtm>. Acesso em: 12 JUL. 2012. BANNELL R. I. Habermas e a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. BARROS, Aldil de Jesus Paes: LEHFELD, Neide Aparecida de Soujza.Projeto de Pesquisa: proposta metodológicas. 16 ed. Petropolis,RJ: Vozes, 2006. BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani.(org). Pesquisa Qualitativa:segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011. BORBA, Marcelo de Carvalho (org.). Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2010. BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: autentica, 2010. BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Proposta de Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior – DCN – Brasília, 2000. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª série - Matemática. MEC/SEF. v. 3. Brasilia, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Indagações sobre Currículo (versão preliminar). Antônio Flávio Moreira e Miguel G. Arroyo (coordenadores). Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, nov. de 2006. BRASIL: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96. Brasília, 1996. Brasília: Plano Editora, 2002. BRZEZINSKI, I. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006. CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: CRESWELL, Jonh W. Projetos de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.2ed.Porto Alegre: Artmed, 2007. CURI, Edda (2004): Formação de professores polivalentes: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese de Doutorado. PUC/SP. São Paulo. CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. DAMASCENO, M. N. A formação de novos pesquisadores: a investigação como uma construção coletiva a partir da relação teoria-prática. In: CALAZANS, J. (Org.). Iniciação Científica: construindo o pensamento crítico. São Paulo: Cortez, 2002, p. 13-55. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010. LORENZATO, Sergio; FORENTINI, Dario. Formação de professores: investigação em educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos 3 ed. Campinas: autores associados, 2008. FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional.8ed.Sao Paulo: Cortez, 2002. FERRAÇO, Carlos Eduardo (org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008. FERREIRA, Viviane Lovatti,Metodologia de Ensino de Matemática: história, currículo e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. FIORENTINI, D.; CASTRO, F. C. Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de 10 professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2008. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GATTI, B. A. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, setembro de 2009. GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise GONÇALVES, Elisa Pereira; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa. Currículo e Contemporaneidade; questões Emergentes.Campinas,SP:Alinea,2004. GONZALES, Arroyo Miguel.Indagações sobre o Currículo: educando e educadores:seus direitos e o currículo. Brasilia: MEC, 2008. GONSALVES, Elisa Pereira(org.). Curriculo e Contemporaneidade: questões emergentes. 2ed. Campinas: Alinea, 2011. GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224 HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Disponível em: LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2010, p. 27-54. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7ned.Sao Paulo,2010. MACHADO, Nílson José. Matematica e educação: alegorias, tecnologias e temas afins. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001. MELLO, A. F. de; FILHO, N. de A. e RIBEIRO, R. J. Por uma universidade socialmente relevante. Fórum Nacional de Educação Superior. Brasília, 2009. MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Petropolis,RJ: Vozes,1994. MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Angela. História na Educaçao Matemática: propostas e desafios. 2 ed. Belo Horizonte: autentica, 2011. MOREIRA, Antonio Flávio B. Curriculos e programas no Brasil. 4 ed. Campinas: Papirus, 2001. MOREIRA, Daniel Augusto. O Método Fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2004. PRADIME: programa de apoio aos dirigentes municipais de Educação. Marcos Legais da Educação Nacional / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília, DF : Ministério da Educação, 2007.496p. – v.1 -455p. – V.2. PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma analise da influencia francesa. 3 ed. Belo Horizonte: Autentica,2011. PIMENTA, Selma Garrido. O estagio na formação de professores. Unidade teórica e Pratica. Unidade Teoria e Pratica. 4ed. São Paulo: Cortez, 2001. PIRES, C. M. C. (2000): “Reflexões sobre os cursos de licenciatura em Matemática”, in Educação Matemática em Revista, São Paulo, SBEM. PONTE, J. P. Didaticas específicas e construção do conhecimento profissional. In: PEREIRA, A. P.; TAVARES, P. (Org.). Investifar e formar em educação. Porto: SPCE, 1999, p. 59-72. PONTE, J. P.: Por uma formação inicial de professores de qualidade. Disponível em <http://www.educ.fc.ul.pt/ docentesjponte>, 16 de janeiro de 2012. prática. In: _______. PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000b. Cap. 6, p. 119-148. questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. RIOS, Terezinha Azêredo. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2008. ROESLER, A.; LOPES, L. V. Aprendizagem da docência em Matemática: o clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2009. ROZA, J. P. Desafios da docência: algumas reflexões sobre a possibilidade de uma gestão pedagógica da pesquisa.” In: KRONBAUER, S. C. G.; SIMIONATO, M. F. (Org.). Formação de professores: abordagens contemporâneas. São Paulo: Paulinas, 2008, p. 23- 34. SANTOS, Luciola Licinio de Castro Paixão.(org.). Politicas e práticas curriculares: desafios contemporâneo. Curitiba,PR:CRV, 2012. SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. SHULMAN, L. (1992): Renewing the Pedagogy of Teacher Education: The Impact of SubjectSpecific Conceptions of Teaching, in MONTERO MESA: Las didácticas específicas en la formación del profesorado. Santiago de Compostela, Tórculo Edicións. SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 1987, p. 1-22. SILVA, Valeida Anahi da. Porque e pra que aprender Matemática?: relação com a Matemática dos anos iniciais. São Paulo: Cortez,2009. SMOLE, K. C. S. A matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. TARDIF, M. (2000): Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério, in Revista Brasileira da Educação, n.º 13. São Paulo, ANPED. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual Campinas,Campinas.Disponívelem:<http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000084 233>. Acesso em: 02mar.2012. VASCONCELLOS, Celso dos S. Currículo: a atividade Humana como principio Educativo. São Paulo: Libertad, 2011. VEIGA, Ilma P. A.(org.) . Escola fundamental Curriculo e ensino. 4 ed. Campinas: Papirus,2000. GODEFROID, Vera Lúcia dos Anjos. Problematização [manuscrito]: reflexões sobre uma experiência com uma turma do ensino médio / Vera Lúcia dos Anjos Godefroid. – 2010. . VILLARDI, R. Iniciação Científica na formação do professor: trilhas em construção. In: CALAZANS, J. (Org.). Iniciação Científica: construindo o pensamento crítico. São Paulo: Cortez, 2002. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas . 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999. KAMII, Constance. Desvelando a Aritmética: implicações da teoria de Piaget. 7 ed. Campinas: Papirus, 1995. São Paulo Perspec. vol.14 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2000 acesso 01.09.2012.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A disciplina matemática a partir da visão curricular no curso de licenciatura em pedagogia.pdf934,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons