DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2563
Título: O facebook como contribuição para a formação de leitores: possibilidades a partir da aplicação de estratégias de leitura na execução do projeto do observatório da educação/Capes/UEA
Autor(es): Almeida, Erick Rodrigo Santos
Orientador(es): Gonzaga, Amarildo Menezes
Palavras-chave: Práticas de Leitura;Redes Sociais;Facebook;POE
Data do documento: 19-Mar-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Pesquisa que versa sobre o uso do Facebook como contributo para a formação de leitores, sobretudo quando utilizado como um recurso mediador na aplicação de estratégias de leitura, a partir do Programa do Observatório da Educação (POE)/CAPES/UEA, o qual se desenvolveu em um processo interdisciplinar, que ganhou sentido no campo Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. No primeiro capítulo, enquanto fundamentação teórica, aborda os desafios para a formação de leitores, identificando alguns fatores a serem considerados para o desenvolvimento das práticas de leitura e como a pedagogia dos multiletramentos pode proporcionar atividades com leituras mais significativas para os alunos. No segundo capítulo, a fim de se avançar em proposições relacionadas às práticas de leitura, relatou-se algumas experiências das primeiras etapas do POE que também contribuíram para a formação de leitores, o que possibilitou a identificação de variáveis a serem consideradas e mais bem desenvolvidas. No terceiro capítulo, contaram-se algumas experiências junto à sala interdisciplinar de aprendizagem de conhecimentos matemáticos, na qual se desenvolveram algumas habilidades específicas para a resolução de problemas matemáticos e, em seguida, a adoção de uma oficina de leitura que visou o desenvolvimento do hábito da leitura, a partir do ensino de algumas estratégias procedimentais de leitura. Percebeu-se nesse processo que as demandas da contemporaneidade urgem por novas estratégias de ensino, principalmente as relacionadas às práticas de leitura. Desse modo, utilizar as redes sociais podem ser um caminho viável, pertinente e eficaz para o desenvolvimento de competências e habilidades que capacitem os alunos para melhores práticas de leitura
Abstract: Research that deals with the use of Facebook as a contribution to the formation of readers, especially, when used as a mediator in feature application of reading strategies, from the a Project Observatory of Education (POE)/CAPES/UEA, which developed in an interdisciplinary process, which gained meaning in Portuguese Language, Mathematics and Science field. In the first chapter, while theoretical framework addresses the challenges to educating readers, identifying some factors to be considered for the development of reading practices and how the pedagogy of multiliteracies can provide more meaningful reading activities for students. In the second chapter, in order to advance proposals concerning reading practices, it was reported some experiences of the first steps of the POE which also contributed to the formation of readers, which enabled the identification of variables to be considered and further developed. In the third chapter, some experiments were counted by the interdisciplinary living-learning mathematical knowledge, which developed some specific skills for solving mathematical problems and then the adoption of a reading workshop that aimed at developing the habit reading, from the teaching of some procedural reading strategies. It was realized in the process that the demands of contemporary ask for new teaching strategies, especially those related to reading practices. Thus, using social networks can be a viable, relevant and effective to the development of skills and abilities that enable learners to practice reading best way.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2563
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O facebook como contribuição para a formação de leitores.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons