DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Erick Rodrigo Santos-
dc.date.available2020-04-14-
dc.date.available2020-04-14T23:04:44Z-
dc.date.issued2014-03-19-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2563-
dc.description.abstractResearch that deals with the use of Facebook as a contribution to the formation of readers, especially, when used as a mediator in feature application of reading strategies, from the a Project Observatory of Education (POE)/CAPES/UEA, which developed in an interdisciplinary process, which gained meaning in Portuguese Language, Mathematics and Science field. In the first chapter, while theoretical framework addresses the challenges to educating readers, identifying some factors to be considered for the development of reading practices and how the pedagogy of multiliteracies can provide more meaningful reading activities for students. In the second chapter, in order to advance proposals concerning reading practices, it was reported some experiences of the first steps of the POE which also contributed to the formation of readers, which enabled the identification of variables to be considered and further developed. In the third chapter, some experiments were counted by the interdisciplinary living-learning mathematical knowledge, which developed some specific skills for solving mathematical problems and then the adoption of a reading workshop that aimed at developing the habit reading, from the teaching of some procedural reading strategies. It was realized in the process that the demands of contemporary ask for new teaching strategies, especially those related to reading practices. Thus, using social networks can be a viable, relevant and effective to the development of skills and abilities that enable learners to practice reading best way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas de Leiturapt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectPOEpt_BR
dc.titleO facebook como contribuição para a formação de leitores: possibilidades a partir da aplicação de estratégias de leitura na execução do projeto do observatório da educação/Capes/UEApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T23:04:44Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Ricardo Alexino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5067045754100217pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0940368572196507pt_BR
dc.description.resumoPesquisa que versa sobre o uso do Facebook como contributo para a formação de leitores, sobretudo quando utilizado como um recurso mediador na aplicação de estratégias de leitura, a partir do Programa do Observatório da Educação (POE)/CAPES/UEA, o qual se desenvolveu em um processo interdisciplinar, que ganhou sentido no campo Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. No primeiro capítulo, enquanto fundamentação teórica, aborda os desafios para a formação de leitores, identificando alguns fatores a serem considerados para o desenvolvimento das práticas de leitura e como a pedagogia dos multiletramentos pode proporcionar atividades com leituras mais significativas para os alunos. No segundo capítulo, a fim de se avançar em proposições relacionadas às práticas de leitura, relatou-se algumas experiências das primeiras etapas do POE que também contribuíram para a formação de leitores, o que possibilitou a identificação de variáveis a serem consideradas e mais bem desenvolvidas. No terceiro capítulo, contaram-se algumas experiências junto à sala interdisciplinar de aprendizagem de conhecimentos matemáticos, na qual se desenvolveram algumas habilidades específicas para a resolução de problemas matemáticos e, em seguida, a adoção de uma oficina de leitura que visou o desenvolvimento do hábito da leitura, a partir do ensino de algumas estratégias procedimentais de leitura. Percebeu-se nesse processo que as demandas da contemporaneidade urgem por novas estratégias de ensino, principalmente as relacionadas às práticas de leitura. Desse modo, utilizar as redes sociais podem ser um caminho viável, pertinente e eficaz para o desenvolvimento de competências e habilidades que capacitem os alunos para melhores práticas de leiturapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.relation.referencesANDO, Maria Yumi. Uma leitura interdisciplinar de estudo sobre leitura, v. 31, n 1. Acta Scientiarum, 2009. ARRUDA, Laila C. Gundim; AZEVEDO, Rosa Oliveira M. O portfólio como estratégia de ensino para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ensino de Ciências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso Superior (Monografia) em Licenciatura em Química – Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus, 2013. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BANDURA, A. Social cognitive theory. In VASTA, R. Annals of child development. Vol. 6: Six theories of child development. Greenwich: JAI Press, 1989. BAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. 18ª ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 2005. BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativas e qualitativas. Rio de Janeiro: LTC, 2007. BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira; Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências. Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB (1997). Brasília: MEC/Inep/Daeb, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais. Linguagem, códigos e suas tecnologias, vol. 1. Brasília: MEC, SEB, 2006. BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. TAKAHASHI, Tadao (Org). Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: o poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. COSTA, Déborah C. Lopes; SALCES, Claudia Dourado de. Leitua e produção de textos na universidade. Campinas: Editora Alínea, 2013. DA COSTA, Yone Gama. A aprendizagem de conhecimentos matemáticos em uma perspectiva interdisciplinar no Projeto Observatório da Educação/Capes/UEA. 2013. Dissertação de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013. DEMO, Pedro. Educação e alfabetização científica. Campinas-SP: Papirus, 2010. DIAS, Anair V. Martins. Hipercontos semióticos: para a promoção dos multiletramentos. In ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo [orgs]. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. FACHINETTO, Eliane Arbusti. O hipertexto e as práticas de leitura. Revista Letra Magna. Ano 02, nº 03, 2005. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1991. GATTI, D. C. Sociedade informacional e an/alfabetismo digital: relações entre comunicação, computação e internet. Bauru, SP: Edusc; Uberlândia, MG: Edufu, 2005. GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad.: A. R. Lessa e H. P. Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2008. GRAÇA, Margarida M. V. Tomaz. Contributos para a reflexão: A formação de leitores literários em contextos escolares. 2009, 180 f.. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009. HALL, Mark. Facebook. Enciclopédia Britânica Inc. 2012. Disponível em <http://www.britannica.com/EBchecked/topic/1366111/Facebook> INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por amostra de domicílios (PNAD - 2011). Rio de Janeiro: IBGE, 2012. KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2004. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1994. LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. LORENZI, Gislaine; PÁDUA, Tainá-Reká W. de. Blog nos anos iniciais do fundamental I: a reconstrução de sentido de um clássico infantil. In ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo [orgs]. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. MACHADO, Joicemegue Ribeiro; TIJIBOY, Ana Vilma. Redes Sociais Virtuais: um espaço para a efetivação da aprendizagem. Revista Novas Tecnologias da Educação. V. 3, n. 1, 2005. Disponível em <http://www.inf.ufes.br/~cvnascimento/artigos/a37_redessociaisvirtuais.pdf>. MARQUES, Fábio Francisco de F.; GONZAGA, Amarildo Menezes. O projeto POE/AM como locus de desenvolvimento curricular: um processo interdisciplinar a partir da competência leitora. 2013, 88 f.. Dissertação de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2013. MARQUES, Mário Osório. Educação nas Ciências: interlocuções e complementaridade. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2003. MELO, Edsönia de Souza; OLIVEIRA, Paulo Wagner M. de; VALEZI, Sueli Correia L. Gêneros poéticos em interface com gêneros multimodais. In ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo [orgs]. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. MIRANDA, Luísa et al. Redes sociais na aprendizagem. In BARROS, D. M. V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa : [s.n], 2011. MOTA, Denise Medim da; BARBOSA, Ierecê dos Santos. O ensino de conhecimentos matemáticos através da resolução de problemas numa respectiva interdisciplinar no Projeto Observatório da Educação/CAPES/UEA. Rev. Areté, vol. 06, nº 11, 2013. RICOTTA, Fábio. Estatísticas do Facebook no Brasil em maio 2013. Disponível em http://www.agenciamestre.com/marketing-digital/estatisticas-do-facebook-no-brasil-em-maio ROJO, Roxane; MOURA. Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SAFKO, Lon e BRAKE, David K. A bíblia da mídia social: táticas, ferramentas e estratégias para construir e transformar negócios (trad. James Gama). São Paulo: Blucher, 2010. SEVERINO, Antônio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e Interdisciplinaridade. 14ª ed. Campinas-SP: Papirus, 2009. SKINNER, B. F. Tecnologia do Ensino. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1972. SOARES, Ana. Terse. T. Redes Sociais e aprendizagem informal: empregando as perspectivas dos sites de redes sociais para compreender a aprendizagem social. In: AYRES, Marcel; CERQUEIRA, Renata; SILVA, Tarcízio; DOURADO, Danila (Org.). #MidiasSociais: perspectivas, tendências e reflexões. Salvador: E-book, 2010, v. 1, p. 88-95. TELLES, Tenório [org]. Leitura: conceito, prática e literatura. Manaus: Editora Valer, 2010. TRINDADE, Maria de Nazaret. Literacia: teoria e prática – orientações metodológicas. São Paulo: Cortez, 2002. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação: São Paulo: Atlas, 2008. WIKIPÉDIA. Disponível em: <www.wikipédia.com/redessociais>. Acesso em: 14 de julho. 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O facebook como contribuição para a formação de leitores.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons