DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2557
Title: As descobertas da direção pedagógica: O ato de dirigir as atrizes no processo cênico de Antígona
Authors: Gomes, Eduardo Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Poty, Vanja
Keywords: Processos;Descobertas;Diretor;Pedagogo
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: produção deste artigo como finalização do Curso de Bacharelado em Teatro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre As descobertas da direção pedagógica: O ato de dirigir as atrizes no processo cênico de Antígona, é uma descrição da vivência do diretor no processo de montagem cênica. O presente trabalho inclui relato dos caminhos encontrados como possibilidades para a direção pedagógica, tendo como pressuposto teórico as produções de Robson Haderchpek e Anne Bogart. Outro foco deste artigo é o treinamento das atrizes e a reverberação de suas possibilidades e seus limites, através dos exercícios físicos e de voz. Ademais, descreve-se cada ato de dirigir cenicamente o espetáculo, através das linguagens do teatro físico e pobre de Grotowski, fazendo paralelo com as partituras corpóreas de Terzopoulos. Palavras-chave: Processo, Descobertas, Diretor-Pedagogo.
Abstract: Abstract: The production of this article as a conclusion of the Bachelor of Theater Course at the State University of Amazonas (UEA) on The discoveries of the pedagogical direction: The act of directing the actresses in the Antigone scenic process, is a description of the experience of the The present work includes an account of the paths found as possibilities for the pedagogical direction, having as theoretical assumption the productions of Robson Haderchpek and Anne Bogart.Another focus of this article is the training of actresses and the reverberation of their possibilities. and its limits through physical and voice exercises, and each act of stage-directing the show is described through the languages of Grotowski's poor and physical theater, paralleling Terzopoulos's bodily scores. Keywords: Process, Discoveries, Director-Pedagogue.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2557
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons